É fato que existem centenas de mangakás incríveis por ai. Porém, no post de hoje quero falar sobre um em específico… One: O Gênio por Trás de One-Punch Man (ワンパンマン Wanpanman) e Mob Psycho 100. E se você é fã de anime ou mangá, é bem provável que você conheça ou tenha ouvido falar dessas duas obras incríveis.

Mas, o que você provavelmente não conhece, é justamente o mangaká que está por trás dessas obras. Então, venha comigo conhecer um pouco mais sobre o One. E mais importante, o motivo dele ser realmente genial…

Quem é esse tal de One?

Conhecido apenas por seu nome fictício, “One” é o criador do mangá de One-Punch Man e Mob Psycho 100. E posta periodicamente a webcomic de One-Punch Man em seu site de maneira totalmente independente desde 2009.

Em outras palavras, One não recebe um centavo para postar o mangá online em seu site. O que não significa que ele não ganhe nada. Afinal, ele tem os direitos autorais da obra. Então, ele ganha os royalties relacionados a obra (mangá, anime, etc).

One-Punch Man

One postou o primeiro capítulo de One-Punch Man de maneira totalmente descompromissada em seu site em 2009. E a para sua surpresa, a repercussão foi muito maior do que ele imaginava. Até porque, One iniciou a webcomic por puro Hobby. Ainda sim, seu mangá ganhou cada vez mais popularidade.

Ao ponto de receber uma mensagem de um fã (Yusuke Murata) propondo levar seu mangá para uma grande editora. E bom, a partir daí, o mangá de One-Punch Man foi refeito por Yusuke Murata e publicado na revista Young Jump Web Comics. Além de ganhar posteriormente uma adaptação como anime.

Webcomic de One-Punch Man

E apesar de todo o sucesso do mangá refeito por Murata, One nunca deixou de postar sua webcomic em seu site oficial. E ai que vem sua grande genialidade. Afinal, One nunca focou no aspecto “visual” da webcomic, mas sim na narrativa e no desenvolvimento dos personagens. E nesse sentido, One conseguiu criar não só uma historia incrível, como diversos personagens cativantes. E tudo isso, bem, sem saber desenhar…

Sim, é isso mesmo. One começou a publicar sua webcomic de One-Punch Man sem sequer saber desenhar. E mesmo hoje, anos e anos depois de publicar o primeiro capítulo, uma quantidade gigantesca de fãs ainda leem a webcomic. Até porque, a webcomic está bem mais “avançada” na historia do que o mangá refeito por Murata.

E mesmo não sendo refeito “ao pé da letra”, o mangá ilustrado pelo Yusuke Murata segue uma linha bem fiel. E tudo isso, com muitas melhorias visuais que deixam qualquer um de boca aberta. Abaixo é possível ver uma comparação entre a webcomic de One e a adaptação de Murata:

One: O Gênio por Trás de One-Punch Man
Comparação entre a webcomic do One (à esqierda) e a adaptação do Murata (à direita)

Mob Psycho 100

Além de One-Punch Man, One publicou Mob Psycho 100. Um mangá menos conhecido do que se comparado a One-Punch Man. Mas, ainda sim, muito bem trabalhada.

Existem muitas diferença entre One-Punch Man e Mob Psycho 100. Mas, a maior delas, se da principalmente pelo fato de Mob Psycho ser uma obra mais “séria”. No sentido de que foi publicado em uma grande editora por One. E nessa obra vemos uma grande evolução, ainda mais quanto falamos do aspecto visual, confira:

One: O Gênio por Trás de One-Punch Man
Webcomic de Mob Psycho 100

E da mesma forma como One-Punch Man, o mangá de Mob Psycho também ganhou uma adaptação para anime. Sem contar 2 OVAs e um Dorama produzido pela Netflix.

One: O Gênio por Trás de One-Punch Man

Bom, e como eu falei anteriormente, a grande genialidade de One foi justamente ter focado no que realmente importa ao criar sua webcomic. Ou seja, focar em criar uma boa narrativa e no desenvolvimento dos personagens.

E não é que eu não goste de Mangás ou HQ’s super produzidas, com desenhos realistas e tal. É só que aquilo que vai te prender a um Mangá, HQ ou mesmo livro é justamente a maneira como te “contam a história”.

E sim, os recursos visuais ajudam e muito a melhorar uma obra. Porém, se a historia for ruim, não existe ilustrador que salve. E nesse sentido, existem muitos HQ’s, mangás, livros e filmes que você não da nada “pela capa”.

Mas, te surpreendem ao extremo. E isso já nas primeiras páginas/capítulos ou cenas (no caso dos filmes). E caso você esteja pensando em criar um mangá ou HQ.

Lembre-se sempre de focar principalmente na historia e no desenvolvimento dos personagens. De qualquer forma, em breve vou fazer um post mais completo sobre isso. Falando principalmente sobre os pontos importantes na hora de criar sua HQ.

Então, até a próxima.

Tags: | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *