O que é caneta nanquim?

Há quem diga que o lápis e o papel são os materiais mais versáteis que um desenhista pode ter. E bom, não deixa de ser verdade. Mas, existe um material ainda mais versátil, e esse material é a caneta nanquim. Porém, muitos desenhistas não conhecem esse material, principalmente os desenhistas iniciantes. Então, nesse post vou te explicar o que é caneta nanquim e qual a caneta certa para você comprar.

O que é caneta nanquim exatamente?

Caneta nanquim (também conhecida como caneta técnica) é o nome dado para um tipo específico de canetas. E que como o próprio nome sugere, foram feitas para o desenho técnico. Ou seja, para serem usadas em desenhos de arquitetura, urbanismo e design em geral.

E esse tipo de caneta recebe esse nome justamente por possuir uma tinta com composição semelhante a da tinta nanquim em seu interior. O que faz com que ela tenha uma maior durabilidade e aderência ao papel (comparado com outros tipos de caneta).

E apesar do foco desse tipo de caneta ser voltado para o desenho técnico, muitos desenhistas usam essas canetas em seus desenhos do dia a dia. Sendo assim uma excelente opção para ilustradores e desenhistas em geral. Isso porque além de possuir uma boa durabilidade e fixação no papel, a caneta nanquim possibilita criar desenhos com uma maior “qualidade”.

E justamente por possuir diferentes tamanhos de pontas, ela te da uma maior flexibilidade na hora de desenhar. Permitindo assim, que você crie detalhes bem pequenos e até mesmo, o preenchimento de grandes áreas. Algo que é complicado de conseguir com outros tipos de canetas.

Vale a pena usar caneta nanquim?

Ainda sim, muitos desenhistas iniciantes se questionam se vale a pena usar uma caneta nanquim. E bom, depende. Principalmente de “como” e “onde” você vai usar ela. Então, se você estiver iniciando especificamente no desenho técnico, é essencial o uso de uma caneta nanquim.

Uma vez que, no caso do desenho técnico, você precisa do máximo de precisão e refinamento que uma caneta pode oferecer. E nesse sentido, a melhor alternativa é a caneta nanquim. Afinal, ela foi projetada para isso (mesmo que seja usada para outras coisas).

Agora, se você é um hobbista no desenho, vai depender muito do estilo de desenho (ou arte) que você vai fazer. Se for desenhar por exemplo, no estilo mangá, o indicado é o uso do bico de pena ou uma caneta pincel.

O mesmo vale para desenhos ou ilustrações que não possuem um “contorno”. Nesses casos, o uso da caneta nanquim é simplesmente desnecessário (exceto em alguns casos). Ainda sim, é um material muito útil para desenhistas.

E que entre outras coisas, pode ser usada em desenhos realistas (para detalhes), ilustrações (para fazer o delineado, detalhes e etc) e desenhos em geral. Além de ser uma excelente caneta para fazer desenhos ou ilustrações com a técnica de hachuras.

Cuidados com a caneta

Os únicos cuidado com esse tipo de caneta (principalmente as de pontas mais finas) são com a sua ponta. Que por ser uma ponta porosa pode secar e amassar facilmente, diferente de outras canetas. Como a caneta esferográfica (que possui uma pequena bola metálica na ponta).

Então, quando você for usar uma caneta nanquim, evite deixar sem a tampa por muito tempo e colocar muita força na ponta na hora de desenhar. Inclusive, a caneta esferográfica (caneta “bic”) pode ser um excelente material alternativo de desenho (caso você não tenha como comprar uma).

Leia também:

Qual caneta comprar?

Agora que você já sabe o que é caneta nanquim, vem aquela velha dúvida: “qual caneta nanquim comprar?”. E nesse sentido, depende muito de quanto você tem para investir em materiais de desenho. Isso porque, você encontra canetas em diferentes faixas de preço.

Além é claro, de canetas alternativas, como a Caneta da Stabilo. Que possui um excelente custo benefício para desenhistas iniciantes. Todavia, a caneta nanquim com melhor custo-benefício atualmente é a Caneta da Staedtler.

E que apesar de ter um preço similar ao das suas concorrentes, possui muitas vantagens. Como, por exemplo:

  • Possuir uma tinta permanente;
  • Ser resistente à luz solar e a água;
  • Ponta mais longa (que facilita o uso com réguas);
  • Uma maior durabilidade quanto secar ou amassar (podendo ficar até 12 horas sem a tampa).
Caneta Staedtler “Fineliner” – Foto: Reprodução.

Informações da caneta:

  • Marca: Staedtler
  • Nome: Pigment Liner
  • Quantidade: 06 canetas
  • Tamanhos: 0.05 mm, 0.1 mm, 0.2 mm, 0.3 mm, 0.5 mm, 0.8 mm.

Melhor Preço

 

 

 

 

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *