o que é estado de flow

No post de hoje, falarei sobre um tema um pouco “diferente”, mas ainda sim, ligado direta e indiretamente a arte de modo geral. O Estado de Flow (fluxo, fluir traduzindo para o português). Mas afinal, o que é estado de flow? Como alcançar esse estado?

Talvez a maneira mais simples de responder a essa pergunta sobre o que é estado de flow, seja justamente fazendo outra pergunta. Então, pense em algo que você goste muito de fazer… Feito isso, me responda: Você já fez algo que gosta por horas e horas sem se quer ver o tempo passar?

Do tipo, começar algo de manhã e só parar quando percebeu que já estava de noite, achando ainda que passou apenas uns 30 minutos? Se a reposta foi sim, saiba que essa é apenas uma das sensações proporcionadas pelo estado de flow.

Todavia, podemos resumi-lo, como sendo um estado onde você fica em total imersão com a quilo que está fazendo. Alcançando uma sensação de foco, concentração, controle, competência.

Deixando de lado, qualquer preocupação, distração, problema ou qualquer outra coisa que não seja aquilo em que está fazendo. Todavia, essas são apenas algumas das sensações proporcionadas pelo estado de flow.

O que é Estado de Flow?

O estado de flow, foi inicialmente proposto pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi. Que conforme seu estudo, constatou que o estado de flow pode proporcionar as seguintes sensações:

  1. Objetivos claros;
  2. Alto grau de concentração;
  3. Sensação de tempo distorcida;
  4. Perda da sensação de autoconsciência;
  5. A atividade torna-se recompensadora por si só;
  6. Feedback direto e imediado (daquilo que está fazendo);
  7. Sensação de controle total (sobre a atividade ou situação);
  8. Equilíbrio entre o nível de dificuldade e o desafio (a atividade nunca se torna simples ou difícil de mais);
  9. Durante o estado de fluxo, você praticamente “se torna parte da atividade” que está praticando e a consciência é focada totalmente na atividade em si.

Todavia, não é necessário que você sinta todas as sensações, basta apenas uma delas para presenciar o estado de flow. E quando falamos de arte de um modo geral, temos um dos campos em que mais podemos presenciar esse estado. Mas claro, desde que você esteja fazendo algo que realmente ame, além de seguir alguns pontos importantes.

Pontos Importantes

E um dos pontos mais importante é justamente o equilíbrio entre o nível de dificuldade e o nível de desafio. Em outras palavras, a tarefa não pode ser extremamente difícil, nem extremamente fácil, mas sim um “meio termo” entre elas.

Estado de flow

Então imagine que você queira fazer um desenho, se esse desenho for muito simples para o seu nível, você se sentirá entediado ao fazê-lo. Já se for muito complexo, você se sentirá ansioso, podendo até entrar em um estado de bloqueio criativo posteriormente. Agora, se o nível de dificuldade e o seu nível de habilidade forem compatíveis, você presenciará o estado de flow.

Outros pontos importantes para alcançar o estado de flow:

  1. Saber o que fazer;
  2. Como fazer;
  3. Como você está indo;
  4. Saber para onde ir (se a direção estiver envolvida);
  5. Grandes desafios percebidos;
  6. Habilidades percebidas;
  7. Livrar-se de distrações.

Por último, mas não menos importante, as sensações do estado de flow são altamente gratificantes. Mas por ser um estado possível de alcançar em diferentes campos (arte, estudos, esportes, jogos, etc).

Pode acontecer de você passar a buscar o estado de flow em aspectos que não irão te gerar resultado. Então utilize o estado de flow para se conhecer, e entender aquilo que você realmente gosta.

O post de hoje fica por aqui, mas antes, deixe um comentário sobre o que você achou… E principalmente, se você já sabia o que é o estado de flow e se já experimentou em alguma atividade. Até a próxima.

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *