o que são NFT

Se você tem acompanhado as notícias dos últimos meses é bem provável que você tenha se deparado com o termo “CriptoArte” ou “NFT”. Pensando nisso, no post de hoje, quero te explicar o que são NFT e essa tal de CriptoArte. Mostrar como funciona a tecnologia por trás disso tudo, o “NFT”. E principalmente, como essa tecnologia está revolucionando o mercado de arte digital.

Importante: Esse conteúdo também está disponível em vídeo, confira:

E assim como toda “novidade” causa estranheza, com a CriptoArte (CryptoArt) e o NFT não seria diferente. Mas afinal, o que são NFT e CriptoArte? E a resposta é simples, uma criptoarte é uma arte digital (independente do tipo ou formato) vendida com um certificado digital NFT.

Já o NFT é a abreviação de Non-fungible Token (ou Token Não Fungível em português). Mas você deve estar pensando: “E o que raios é esse tal de Token Não Fungível?”. E de maneira resumida, um item não fungível, é um item que não pode ser substituído por outro semelhante.

Pra exemplificar, imagine uma nota de 100 reais. Essa nota é algo fungível. Ou seja, ela pode facilmente ser substituída por outra nota de 100 reais que ainda sim terá o mesmo valor. Já um item não fungível, é um item que não pode ser substituído por outro igual.

Um exemplo disso é o quadro da Monalisa. Isso porque, por mais que você possa ir na internet e baixar uma imagem da Monalisa. Você não vai ter a Monalisa ORIGINAL criada por Leonardo Da Vinci. Afinal, só existe um quadro ORIGINAL da Monalisa. E a lógica por trás do NFT é exatamente essa. “Certificar” uma obra digital para que ela possa ser ÚNICA.

NFT e a Obra Digital de 69 Milhões de Dólares.

Recentemente uma arte digital feita pelo artista Mike Winkelmann, mais conhecido como Beeple. Foi vendida por mais de 69 Milhões de Dólares (aproximadamente 400 milhões de reais). É uma das obras digital mais cara já vendida até agora.

A obra chamada de Everydays – The First 5000 Days (clique aqui para ver). É o compilado de 5000 dias de trabalho do artista em uma única imagem. E essa é apenas uma das milhares de outras obras digitais que já foram leiloadas. Inclusive, vários memes, prints e GIF’s famosos (como o Nyan Cat) foram vendidos como NFT’s.

Mas é algo que vai muito além de “vender imagens digitais”. Afinal, desde que existe a internet e as lojas onlines, já era possível vender um arquivo digital. A grande sacada do NFT é justamente certificar que aquela peça que você comprou é a ORIGINAL. Isso cria escassez para a arte digital, assim como acontece com as obras físicas.

Além disso, a tecnologia NFT, permite a criação de contratos inteligentes entre compradores e vendedores. O que na prática, significa que você pode vender uma arte digital com “condições”. Então, imagine que você comprou uma arte digital com NFT, e junto com ela, o direito total de comercialização (direitos autorais).

Isso garante que você é o único que pode comercializar aquela arte. Porém, os contratos inteligentes vão muito além disso. Uma vez que eles permitem que você tenha o direito parcial de venda ou até mesmo a obrigação de pagar “royalties” ao criador da obra. Entre muitas outras opções especificas de compra e venda que variam de acordo com a necessidade de cada artista/comprador.

Como Vender Suas Artes Digitais com NFT?

E para você que quer comprar ou vender artes digitais, existe uma vasta gama de sites que fazem isso. Entre os mais conhecidos estão:

E de forma beeeeem resumida, para você poder comprar ou vender obras digitais, você vai precisar basicamente de:

  1. Criar uma Carteira Digital;
  2. Fazer a “cunhagem” NFT das obras desejadas;
  3. E depois negociar esse NFT em um dos sites citados.

Contudo, na prática é um processo um pouco mais complicado. Isso porque está diretamente ligado com Carteiras e Moedas Digitais. E se você não está muito familiarizado com esse mundo das Moedas Digitais, pode acabar ficando muito “técnico” esse processo.

Conclusão

Por fim, mas não menos importante, vale dizer que, mais importante até do que entender o que são NFT, é entender que elas vieram definitivamente para ficar. E assim como acontece com as Moedas Digitais, o NFT possui inúmeras aplicações. Que entre outas coisas, vão agilizar e muito o dia a dia dos artistas daqui para frente.

Isso porque, permitem entre outras coisas, desburocratizar processos que antes levavam até anos. Como por exemplo, certificar e registrar uma obra. Além de eliminar “intermediários” que acabavam ficando com boa parte dos lucros dos artistas.

Então, até a próxima.

Tags: |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *