Desenhista orgulhoso

Sem dúvida, existem vários tipos de desenhistas, mas posso te garantir, nenhum se compara ao Desenhista Orgulhoso. E quando digo Orgulhoso, é no sentido de ser um desenhista que Acredita saber mais que os outros, mesmo quando alguém mais experiente tenta ajudá-lo. Provavelmente você já viu um por aí, são muito conhecidos por dizerem frases como:

  • “Ah, mas esse ai é meu traço de desenho”;
  • “Mas esse ai é meu estilo de desenho”;
  • “Eu gosto de desenhar assim”.

Isso quando não se consideram “PhD’s” e ficam tentando ensinar outras pessoas de coisas que nem se quer sabem. Essas são apenas algumas das características desse tipo de desenhista. Agora, se você se identificou com isso, sinto te informar, mas você é um desenhista orgulhoso. Melhor dizendo, você sofre do Efeito Dunning-Kruger

O Desenhista Orgulhoso e o Efeito Dunning-Kruger

Resumidamente, o efeito Dunning-Kruger, que faz com que você tenha uma superioridade ilusória, porém, sem que saiba disso. E isso, fará com que você fique muito, mas muito tempo estagnado, sem conseguir evoluir nos desenhos. O que, entre outras coisas, que pode te desmotivar, causar um bloqueio criativo e até fazer você parar de desenhar.

Mas então, como resolver esse problema?

Bom, não será algo simples, visto que, se você sofre desse efeito, irá:

  • Falhar em reconhecer sua própria falta de habilidade;
  • Assim como falhar em reconhecer as habilidades genuínas em outras pessoas;
  • E também em reconhecer a extensão de sua própria incompetência;
  • Reconhecer e admitir sua própria falta de habilidade, mas só depois que forem treinados para aquela habilidade.

E a melhor forma de dar a “volta por cima” quanto a isso é ESTUDANDO. Em outras palavras, se “especialize” cada vez mais sobre aquele determinado assunto que você considera “saber mais que todos”, ao ponto de realmente dominar o conteúdo. Porém, tome cuidado, você pode sofrer do efeito contrário nesse processo de “aprendizado”. Que entre outras coisas, faz com que você se considere menos capacitado que outras pessoas. E esse efeito pode ser até mais comum que o anterior, mas isso fica para um próximo post.

Por fim, sempre busque SEMPRE aprender mais sobre os assuntos dos quais você se considera um “expert”. Só assim terá a real dimensão do seu conhecimento, além é claro, poder aprender algo novo, mesmo que seja o “básico”.

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *