Aprenda a Desenhar Definitivamente garantido

Aprender a desenhar pode ser um algo extremamente demorado e desanimador. Principalmente se você não entender aquilo que está fazendo. Pensando nisso, compartilharei nesse post algumas dicas para que você aprenda a desenhar definitivamente.

Mas antes de se aprofundar no conteúdo desse post, gostaria de compartilhar com você as duas melhores técnicas para que você aprenda a desenhar definitivamente.

A primeira técnica é tão antiga quanto se pode imaginar. Essa técnica é também conhecida como Prática. Sim, prática… Sem ela, posso te garantir que sua evolução no desenho será extremamente lenta e desmotivadora.

Então, não fique apenas na teoria. Ou seja, coloque em prática todo o conteúdo que você aprender. E para isso, recomendo que você defina um horário para praticar diariamente, mesmo que por 10 minutos. Desta forma, garanto que você vai conseguir desenhar qualquer coisa.

A segunda estratégia é o Progresso. Pode parecer meio obvio isso, afinal, você quer desenhar cada vez melhor. Porém, existe um pequeno problema nisso tudo.

Que é o tal do perfeccionismo. E infelizmente, os desenhistas são um dos “grupos” que mais sofrem com esse problema. E é justamente nesse ponto em que entra o Progresso. Em outras palavras, se preocupe em progredir nos desenhos em vez de fazer um desenho perfeito.

E uma das melhores maneiras de progredir no desenho, é esquecendo que existe a borracha. Isso mesmo, esqueça que você tem uma borracha, desenhe apenas utilizando um lápis ou lapiseira. Se preferir, desenhe apenas com uma caneta.

Assim, você realmente não terá como apagar. E já adianto, você vai errar (e muito) enquanto estiver fazendo um esboço. Mas é justamente isso que você precisa fazer, errar. E caso você não saiba fazer um esboço, já tem um post aqui no blog só sobre esboço.

Aprenda a Desenhar Definitivamente: Bases do Desenho

Formas Geométricas Básicas
Exemplos de Formas Geométricas

E antes mesmo de sair desenhando coisas difíceis, como um personagem (seja parado, andando, ou lutando). Você precisa aprender a entender e simplificar as coisas a sua volta.

E de forma bem resumida, podemos simplificar praticamente qualquer coisa utilizando formas geométricas básicas, como círculos, quadrados, triângulos e etc.

Sei que você deve estar pensando: “Tá, mas o que formas geométricas têm a ver com desenho?”. E a resposta é simples, TUDO. Então, imagine que você queira desenhar uma geladeira. Mas, não saiba por onde começar.

Você pode simplificá-la desenhando retângulos (de acordo com a perspectiva desejada). E depois, ir adicionando os detalhes como o puxador da porta, a porta do freezer e os demais detalhes.

Formas geométricas

E o mesmo vale para praticamente tudo que está ao seu redor. Então, recomendo que faça o seguinte exercício de observação: olhe para o ambiente ao seu redor (independente de onde você esteja).

Tente identificar as formas geométricas que estão nesse ambiente. Você vai saber que entendeu a fundo esse exercício no momento em que conseguir visualizar formas geométricas em tudo no ambiente.

Seus Primeiros Desenhos

Após o exercício de observação, chegou a hora de começar seus primeiros desenhos. Mas, ainda não será o esboço de algo extremamente difícil. Antes, recomendo muito que faça o seguinte exercício:

Peque uma folha e pratique desenhar formas geométricas básicas, principalmente círculos em tamanhos diferentes. De círculos bem pequenos, até círculos bem grandes.

Isso vai fazer com que você consiga ter uma maior facilidade na hora de desenhar algo mais difícil. Esse é um exercício muito importante. Além disso, é o tipo de exercício que vai “soltar” sua mão na hora de desenhar.

Então, escolha um horário diariamente para poder praticar esses exercícios (mesmo que por 5 min). Faça isso até que consiga reproduzir as formas geométricas com uma maior facilidade.

Outro ponto extremamente importante em começar por formas geométricas, é o benefício de começar do básico e ir avançado até algo mais difícil. Esse, é um dos pontos mais importantes para você não se frustrar com o desenho. Principalmente se já tentou desenhar algo difícil sem ter o conhecimento necessário.

Começando Pelo Básico.

Um belo exemplo de como começar pelo básico, é desenhar “coisas” que estão ao seu redor, como, frutas, objetos entre outros. São na maioria, coisas fáceis de simplificar utilizando as formas geométricas.

Afinal, você pode facilmente identificar uma esfera em uma maça, laranja ou um limão, e por aí em diante. E sim, eu sei o quanto pode parecer “chato”. Mas, é o caminho que mais vai te fazer evoluir no desenho.

Em outras palavras, você vai perceber (conforme for evoluindo), que já consegue identificar e desenhar qualquer coisa usando formas geométricas. Inclusive, pode chegar a um ponto em que as formas geométricas não serão mais tão necessárias.

Mas Atenção: essa evolução nem sempre é perceptível para você que está desenhando. Mas, é muito simples de ser identificada (e você pode fazer isso ao longo da sua jornada no desenho).

Então, sempre que você achar que não está “evoluindo” no desenho, pegue o seu primeiro desenho e compare com o mais recente. Eu garanto que você vai mudar de ideia quando você vir sua evolução.

Exemplo Prático

Lembra que eu disse que dá para desenhar tudo com formas geométricas? Então, esse é um exemplo prático de como formas geométricas podem ser usadas para desenhar qualquer coisa. Neste caso, foram usadas formas geométricas tridimensionais (esferas, cilindros, cones) para “criar” parte de uma figura humana.

Aprenda a Desenhar Definitivamente

Por último, mas não menos importante, vale lembrar que você sempre vai poder optar por fazer um curso de desenho caso sinta dificuldade.

Tags: |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *