Portfólio

Ter um bom portfólio, é em muito dos casos o grande diferencial para você ser contratado ou conseguir novos clientes. Então, no post de hoje, quero compartilhar com você o que é um porrifólio e como montar o seu.

Mas afinal, o que é um Portfólio?

Diferente do que muitos pensam, o portfólio não é o seu currículo, mas sim uma de “vitrine” para seus trabalhos. Contudo, ambos estão diretamente ligados. Visto que, o seu portfólio (em alguns casos) é o que vai “comprovar” o que você colocou no seu currículo. E tratando-se de uma empresa, mostrar os trabalhos e projetos que são realizados pela mesma.

Como Montar o Meu?

Antes de montar seu portfólio, é importante ter em mente que existem os portfólios físicos e os digitais. Mas não é necessário que você monte os dois (apesar de ser um diferencial). Afinal, são poucas as empresas que ainda utilizam um portfólio físico. Sendo assim, você deverá preferencialmente montar um portfólio online. O que não significa estar em uma rede social, como Instagram, Facebook, YouTube ou qualquer outra. Já que, o seu possível contratante ou cliente não irá procurar pelos seus serviços nessas plataformas. Além disso, a sua conta na rede social não é de fato sua, visto que a rede social (de acordo com suas próprias diretrizes) pode a qualquer momento deletar sua conta, sem qualquer motivo. Então, imagine você ter centenas de publicações e no dia seguinte não ter mais nenhuma. Sim, é algo desanimador e apesar de muito raro, é algo que acontece de vez em quando.

Agora, a partir do momento que você tem um site próprio, você é o dono dele. Ou seja, você pode fazer as alterações que quiser nele, deixar com a “sua cara”, entre muitas outras coisas. Mas você deve estar pensando: “Eu não sei criar um site”. E de certo modo, nem precisa. Afinal, hoje existem centenas de plataformas com um construtor de sites nativo, em que você monta um site completo de maneira extremamente simples. No estilo “arrasta e solta”. Todavia, antes sair criando seu site, você deve ficar atento a alguns detalhes. Sendo o primeiro, a plataforma onde você montará seu site.

Plataformas para Montar seu Portfólio

Esse é um ponto que gera muita dúvida, afinal, existem hoje centenas (não estou exagerando) de plataformas para isso. Entretanto, citarei apenas algumas das mais usadas, que são:

Todos com várias ferramentas e templates prontos para você criar seu portfólio em poucos minutos. Vale destacar que alguns possuem uma versão gratuita, onde você consegue criar seu site normalmente, mas com algumas limitações. Mas os planos no geral são bem em conta, além de terem vantagens, como, domínio próprio (nome do site). O que diga-se de passagem, não é obrigatório, mas traz muito mais profissionalismo para seu portfólio. E nesse sentido, quanto mais profissional for seu portfólio, mais boas impressões você passará para seu cliente.

Edite seu Site

Após escolher uma plataforma para montar seu portfólio, você deverá se atentar a alguns detalhes. Em primeiro lugar, seu site deve ser direto. Isto é, não deve ter nada que dificulte a utilização. Dessa maneira, é importante que as imagens fiquem bem destacadas e as informações claras (de contato, sobre você etc). Então, lembre-se sempre do conceito minimalista de que “menos é mais“.

Outro ponto importante é você focar em um nicho e trabalhar encima dele. Então, imagine que você faz desenhos digitais e desenhos realistas, porém não goste de fazer desenhos realistas (mesmo sabendo fazê-los). Agora, imagine que um possível cliente te contratou apenas para fazer desenhos realistas. Você conseguiria fazer apenas desenhos realistas todos os dias por um longo período de tempo? Provavelmente não. Então, escolha apenas os tipos de trabalhos que você queira fazer profissionalmente para colocar no seu portfólio.

Ao mesmo tempo, é de suma importância que você coloque seus melhores trabalhos no portfólio. E sempre que possível, atualizando com os melhores e mais recentes trabalhos. Além disso, existem alguns detalhes que podem destacar ainda mais seus trabalhos, como mostrar resumidamente as etapas de criação.

Exemplos de Portfólio

Por último, mas não menos importante, quero compartilhar alguns exemplos de portfólios. Criados em diferentes plataformas e em diferentes áreas de atuação (nichos). Então, use-os como exemplo para se inspirar e criar o seu próprio portfólio digital.

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *