Usar Mesa de Luz para Desenhar

Recentemente me fizeram a seguinte pergunta: “Usar Mesa de Luz para Desenhar é Trapaça?”. A primeira vista, pode parecer uma pergunta simples, mas está longe de ser. Visto que sua resposta depende diretamente da maneira como você utiliza a mesa de luz. Mas calma, que vou explicar ao longo do post.

Antes de mais nada, é preciso ter em mente o que é uma mesa de luz e qual a sua função. Mas para isso, precisamos entender antes quais são as “etapas de criação” de um desenho (independente do estilo). Então, de forma resumida, temos as seguintes etapas:

  1. Ideia
  2. Esboço
  3. Delineado
  4. Arte Final

A primeira etapa (ideia) é o momento onde você está pensando naquilo que será desenhado. Já a segunda etapa (esboço) é quando você coloca essa mesma ideia no papel, de maneira simples, sem muitos detalhes.

A terceira etapa (delineado) é onde você começa a dar “forma” para sua ideia, definindo assim o maior número de detalhes possíveis. E por fim, temos a última etapa (arte final), que é quando serão adicionados os últimos detalhes, e também a finalização do desenho.

Quando Usar Mesa de Luz para Desenhar

E dentre essas etapas, existe uma que é relativamente “bagunçada”. E sim, como você deve ter imaginado, é a do Esboço. Principalmente se você quiser ir para a próxima etapa (delineado) utilizando a mesma folha.

E é justamente aí que entra a Mesa de Luz, para auxiliar no processo de delineado. Visto que, com a mesa de luz, você consegue colocar uma segunda folha sobre a do esboço e fazer assim o delineado em uma folha à parte.

Mas, como diz o ditado: “na prática, a teoria é outra”. Afinal, existem muitos desenhistas que não utilizam a mesa de luz com essa finalidade. Todavia, o exemplo citado anteriormente é valido para o desenhista que está criando algo, fazendo um desenho de observação, desenho realista e etc…

Ainda sim, temos o desenhista que “pula” a etapa do esboço e vai direto para o delineado, utilizando da mesa de luz para fazer assim uma cópia de outro desenho. O que nesse caso, pode ser considerado uma “trapaça”. Já que, ele não está “aprendendo a desenhar”, e quando precisar desenhar algo que não possa copiar, não saberá como fazer.

Por fim, mas não menos importante… Se você estiver pensando em comprar uma mesa de luz, tenha em mente que ela é uma ferramenta para auxiliar no processo. E não uma forma de você “aprender a desenhar”.

E se você utiliza a mesa de luz com essa finalidade e queira realmente aprender a desenhar. Estude antes sobre os fundamentos do desenho, para depois utilizar a mesa de luz durante o processo.

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *