O maior erro do desenhista iniciante

Quando estamos começando em algo, é comum errarmos no processo de aprendizagem, e nesse post eu separei qual é o Maior ERRO do Desenhista Iniciante para que você não o cometa em hipótese nenhuma, e se você estiver cometendo esse erro, saiba como dar a volta por cima.

Mas afinal, que erro é esse?

O maior Erro do Desenhista Iniciante.

Se você está começando a desenhar agora, é bem provável que já tenha visto trabalhos incríveis de outros desenhistas. Talvez até tentado fazer um desenho complexo e cheio de detalhes que você viu, não é mesmo?

Mas esse é o maior erro que você pode cometer como desenhista iniciante. Em outras palavras, querer fazer um desenho que não está no seu nível de conhecimento. Mas você deve estar se perguntando: “mas qual o problema em querer fazer um desenho assim? Como me prejudicaria?”.

E a resposta é simples, o fato de você fazer um desenho que não está de acordo com o seu nível de conhecimento, resultará em alguns problemas no curto, médio e longo prazo, como, por exemplo, ficar desmotivado e parar de desenhar. E cada vez mais vejo desenhistas nessa situação, a maioria querendo parar de desenhar ou não conseguindo mais voltar. Em resumo, isso acontece pelo de estar focando em um RESULTADO ao invés de focar no PROCESSO.

É o mesmo que começar a ir na academia querendo um corpo definido, mas não querer fazer os exercícios necessários. Então, busque aprender como chegar no resultado desejado, começando SEMPRE pelo básico do básico.

O Básico do Básico.

Básico do básico

Imagine que você queira fazer um determinado desenho, mas não faça a mínima ideia de quais cores usar.

Você tem duas opções nesse caso:

  1. Se aprofundar no “estudo das cores”, aprendendo assim, como usar corretamente as cores (em qualquer desenho).
  2. Perguntar para alguém que já desenha a mais tempo.

Qual das duas opções você acha que fará você chegar no mesmo nível dos artistas que admira?

Se respondeu a primeira opção, já está começando a entender como funciona esse processo de aprendizado (vale para tudo praticamente). Agora, se escolheu a segunda opção, são muito grandes as chances que você nunca aprender sobre esse assunto específico. E isso implicará muitos problemas futuros, que entre muitas outras coisas, te levarão a desistir do desenho.

Dica Bônus

Por fim, mas não menos importante, busque sempre começar por desenhos mais simples de serem feitos. Com cores primárias/secundárias, formas geométricas básicas associadas a luz e sombra e por ai em diante.

Se você estiver começando nos desenhos estilo Mangá por exemplo, comece desenhando personagens mais simples ou mesmo na versão chibi. Só não comece tentando desenhar um personagem lutando por exemplo. Agora, se estiver começando no realismo, comece desenhando objetos do dia a dia ou por exemplo, frutas.

Tags:

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. já desenho praticamente todo dia , quase me desmotivei por que tentei uma coisa fora do normal que na e da minha area achei que ficou muito boa essas dicas parabens >u<

  2. Olá!tudo bem? verdade verdadeira!há muitos anos,eu fiz um curso por correspondência,estava com o punho bem flexível,gostava de copiar fotos,nem sempre tinha o resultado desejado,foi até que,acabei abandonando tudo, hoje,aos 73 anos,ainda sinto vontade de praticar(é uma viagem extraordinária)Deus abençoe grandemente a sua arte!