Como digitalizar seus desenhos para finalizar no digital

No último post aqui do blog eu falei sobre como migrar do desenho tradicional para o digital. E uma dica que eu dei, foi justamente de digitalizar seus esboços e delineados e finalizá-los no digital. Então, nesse post eu vou mostrar o passo a passo de como digitalizar seus desenhos. Lembrando que, esse vídeo não é sobre digitalizar seus desenhos em geral, apenas os que você vai finalizar no digital. Beleza?

Esse conteúdo também está disponível em vídeo, confira:

Começando então pela parte do esboço. E como eu falei no vídeo anterior, você pode digitalizar o esboço ou o delineado. Ou seja, vai do que você achar mais fácil na hora de finalizar no digital.

Eu vou usar como exemplo um desenho já com o delineado feito. Mas a lógica é a mesma para um esboço. E a primeira coisa que você precisa fazer é escanear seu desenho. E você pode fazer isso de diferentes maneiras. Podendo ser com o auxilio de um scanner, de uma impressora multifuncional ou mesmo, indo até uma gráfica.

Contudo, a gráfica é a opção mais cara. A menos que você leve muitos desenhos para escanear e consiga um bom “desconto”. Fora isso, não compensa tanto. Lembrando ainda que, você também pode tirar uma foto bem centralizada do desenho (caso você não tenha como digitalizar ele de outra maneira).

Como Digitalizar seus Desenhos (Passo a Passo)

Aqui, eu estou usando uma impressora multifuncional para escanear. E normalmente, tanto os scanners quanto as multifuncionais, possuem app’s e programas que facilitam essa etapa. No app da minha multifuncional mesmo, basta clicar em Digitalização da Impressora e depois em Digitalizar.

E mesmo que sua impressora seja diferente, a lógica é a mesma. Com alguns cliques você já consegue digitalizar seu desenho. Mas atenção, na hora que você for digitalizar, verifique antes se você está digitalizando o desenho em preto e branco ou colorido.

Essa opção aparece normalmente na própria tela de digitalização. Mas caso não apareça, você consegue mudar nas configurações da impressora. E se você ficou se perguntando o porquê dessa configuração, é bem simples. Se você digitalizar uma imagem em branco e preto, todos os tons que a impressora não conseguir identificar ficaram preto ou cinza (dependendo da impressora).

Já na opção colorida, mesmo os tons que são nitidamente mais escuros, podem acabar ficando coloridos. E isso pode te atrapalhar na hora que você for desenhar/colorir. Principalmente se for um desenho com muitos detalhes. Então, sempre use a opção de digitalizar em preto e branco (ou preto e cinza dependendo do seu scanner).

Atenção ao DPI da Imagem

E assim como a questão da cor ao digitalizar, você também deve ficar atento ao DPI. Que é basicamente a “qualidade” da sua imagem. Então, quanto maior o DPI, melhor sua imagem vai ficar. Sendo que, o mínimo para uma imagem de boa qualidade são 300 DPI.

Outro ponto importante é o formato que a imagem será digitalizada. Isto é, quando estamos digitalizando uma imagem, podemos escolher entre vários formatos diferentes. Sendo os mais comuns o formato JPG e o PNG. Então, caso você tenha a possibilidade de escolher o formato, de preferência para o formato PNG. Até porque, a imagem vai ficar com uma melhor qualidade. E claro, melhor do que se estivesse em JPG.

Depois que você estiver com seu desenho já digitalizado, vem a etapa mais “delicada”. Que é a etapa da edição.

Editando Seu Desenho

E para fazer a edição, você pode utilizar um app como o SnapSeed da Google (caso esteja digitalizando pelo celular). Ou usar um programa como Gimp ou Photoshop (caso você esteja digitalizando pelo computador). O mesmo vale se você tirou uma foto do desenho para finalizar no digital.

Com o app Snapseed aberto, clique no “+” e escolha a imagem que você digitalizou. Em seguida, clique em Ferramentas e depois em Ajustar Imagem. Após clicar em ajustar imagem, você consegue ajustar o brilho, contraste, saturação e outros pontos do seu desenho. Mas, as principais edições que temos que fazer nessa ferramenta de “ajustar imagem” são:

  1. Brilho;
  2. Contraste;
  3. Realces.

E nesse sentido, o que funcionou pra minha imagem foi:

  1. Brilho: -10;
  2. Contraste: +100.
  3. Realces: +25.

É importante dizer que não existe uma “formula mágica” na hora de editar sua imagem. Em outras palavras, você vai ter que ir editando até conseguir melhorar a qualidade da sua imagem. O importante é conseguir realçar os traços do seu esboço (ou delineado). Assim, fica muito mais fácil de finalizar o desenho no digital.

Ferramenta de Curvas / Preto e Branco

Outro item muito útil para editar sua imagem no Snapseed é a ferramenta de Curvas. Com ela você consegue fazer a mesma edição de “ajustar imagem”, mas de um “outro jeito” por assim dizer.

E além da ferramenta de “ajustar imagem” e a de “curvas”, você também pode usar a de Preto e Branco. Que novamente, faz a mesma coisa, só que de outro jeito. Além de ter algumas opções de “filtros prontos” que pode te ajudar na hora de editar sua imagem.

E depois de editar sua imagem, é só clicar em “Exportar” e salvar sua imagem.

Como digitalizar seus desenhos (resultado)
Comparação (antes e depois de editar)

Agora é só ir no app de desenho que você vai usar e finalizar seu desenho. Lembrando que essa configuração também vale para programas como Gimp e Photoshop. E que essas ferramentas também estão disponíveis nesses programas. Mesmo que seja com nomes diferentes.

E esse foi o post de hoje de como digitalizar seus desenhos. Vale dizer que, se você estiver digitalizando o esboço especificamente, não precisa deixá-lo tão escuro. Apenas realçar os traços para fazer o delineado.

Então, até a próxima.

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *