Qual o seu NÍVEL de desenho

Diferente de outros tipos de arte, no desenho não é tão fácil perceber o quanto você está evoluindo. Ao ponto de muitos desenhistas não saberem qual o seu “nível” de desenho. Pensando nisso, vou te mostrar um jeito muito simples de você descobrir qual o seu nível de desenho!

Mas antes, é importante entender o motivo de tantos desenhistas não saberem o seu nível de desenho… E isso ocorre porque ao fazermos um desenho, acabamos focando nos erros e não nos acertos que tivemos.

Em outras palavras, você não consegue ver sua evolução pelo simples motivo de ainda continuar identificando erros em seu desenho. Dando a impressão de que você não evoluiu nada.

Porém, basta comparar o seu desenho mais recente com o mais antigo, que você consegue perceber na hora a evolução que você teve.

Qual o seu nível de desenho?

Todavia, essa questão da evolução não ajuda muito na hora de identificar o seu “nível” de desenho. E nesse sentido, para entender o seu nível de desenho, você vai precisar avaliar o que você sabe sobre desenho.

Obviamente, não é algo tão fácil assim de avaliar. Principalmente porque cada tipo/estilo de desenho exige um grau diferente de conhecimento.

Em outras palavras, você precisa aprender coisas diferentes para fazer um desenho realista e um desenho técnico/industrial. Então, é importante que você avalie por meio dos conteúdos essenciais para o seu tipo/estilo de desenho.

Para simplificar, vou usar como exemplo os fundamentos básicos do desenho. Mas você pode adaptar ao tipo/estilo de desenho que você faz…

Nível iniciante

Começando então pelo “nível iniciando”, e que nada mais é do que o nível de quem está aprendendo os fundamentos. Isto é, os conceitos básicos do desenho (independente do tipo/estilo).

E de todos os três níveis, o nível iniciante é o mais demorado de todos. Isso porque você ainda está aprendendo os fundamentos e como usá-los em seus desenhos.

Nesse sentido, a maioria das pessoas leva em torno de 5 anos para sair do “nível iniciante”. Mas claro, varia de acordo com o tipo/estilo de desenho que você faz e da maneira como você estuda/pratica.

Afinal, aprender com um curso bem estruturado é muito mais rápido do que aprender sozinho (como autodidata).

Nível intermediário

Já o “nível intermediário”, é o momento onde você passa a ter uma ampla noção dos fundamentos do desenho e de como usá-los.

Ou seja, é o momento onde, você consegue fazer um determinado desenho, mesmo que nunca tenha feito nada parecido antes. Isso porque você entende as etapas necessárias para chegar naquele resultado específico.

Outra característica de estar no “nível intermediário” é que você ainda não domina os fundamentos do desenho. Precisando em muitas das vezes, (re)estudar alguns conceitos ou técnicas para conseguir alcançar um determinado resultado.

Nível avançado

Por fim, temos o “nível avançado”, e esse é um nível onde poucos desenhistas chegam. Isso porque, é o momento onde você domina os fundamentos do desenho.

E literalmente, são poucos os desenhistas que chegam nesse nível. Sendo na maioria das vezes, desenhistas que já desenham há décadas. Um bom exemplo de desenhista de “nível avançado” é o Kim Jung Gi…

E o profissional?

O “ser profissional” não está ligado ao quanto você sabe desenho ou não. Mas com a questão de você trabalhar efetivamente com desenho (de forma geral).

Em outras palavras, se você trabalha fazendo desenhos (independente se são bons ou não) significa que você é um desenhista profissional, simples assim. Agora, se você sabe desenhar ou não, aí já é outra história…

Agora você já sabe como identificar qual o seu nível atual de desenho… E aí, qual o seu nível de desenho? Deixe nos comentários!

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

Tags: |

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *