etapas do desenho

Um dos maiores erros de quem está começando a desenhar é justamente tentar fazer o desenho “direto”. Ou seja, tentar fazer o desenho pelos “contornos” da figura, sem antes fazer o esboço. E o que poucos sabem, é que o esboço é apenas uma das varias etapas do desenho. Então, no post de hoje, você vai conhecer as principais etapas do desenho. Mas, vale lembrar que um desenho pode ter várias e várias etapas. Ainda mais se falarmos de trabalhos profissionais, como os de grande empresas ou estúdios, que as vezes passam por dezenas de etapas até serem devidamente finalizados. De qualquer modo, vamos as principais etapas:

E a primeira etapa do desenho é a Ideia/Inspiração.

Essa é etapa onde você está pensando em uma nova ideia e ou buscando inspirações. Nessa etapa, o desenho não precisa ir necessariamente para o papel, apesar de que pode ajudar. Principalmente se você for começar hoje e terminar em outro dia. E após ter “aquela ideia” ou achar “aquelas” inspirações que você precisava, vem a próxima etapa do desenho. Que é o Esboço.

Esboço

E o esboço é a etapa de erros do desenho. Em outras palavras, é o momento de você esquecer que existe aquele negocio chamado “borracha”. E simplesmente, tentar dar o formato “inicial” daquela ideia ou figura. Então, não se preocupe se o esboço virar um grande rabisco, afinal, é basicamente para isso que ele serve. E assim que você conseguir passar aquela ideia ou figura para o papel, vem a próxima etapa do desenho. Também conhecido como delineado.

Delineado

E é no delineado que seu desenho vai começar a ficar mais parecido com a sua ideia (ou referência). Assim, caso tenha algum erro ou algum detalhe que você deixou de fora, esse é o momento para corrigir. E pra conseguir fazer isso isso, você pode fazer duas coisas:

  • A primeira (caso você vá desenhar na mesma folha do esboço) é passar uma limpa tipos para tirar o excesso de grafite da folha. E assim, conseguir fazer as correções no desenho.
  • A segunda (caso você vá desenhar em uma outra folha) é utilizar uma mesa de luz. Assim você consegue passar aquele esboço para um nova folha. E que também não tem muito segredo. Basta colocar a folha que você fará o delineado sobre a folha do esboço e “passar” seu desenho para a folha nova. Assim, além de deixar o processo mais simples, economiza muito tempo.

E após fazer todas as correções e adicionar todos os detalhes, chegou a hora de fazer o delineado propriamente dito. E que pode ser feito com uma caneta técnica, bico de pena, caneta pincel, caneta esferográfica, lápis grafite ou qualquer outro material de sua preferência. Não existe muita regra nesse sentido.

Finalização

E por último, mas não menos importante, temos a “finalização” do desenho. E essa é a etapa onde serão utilizadas técnicas de pintura, luz/sombra e demais técnicas “acabamento” para deixar seu desenho do jeito que você imaginou.

Então, essas foram as principais etapas de um desenho. E como disse no começo do post, um desenho pode ter várias etapas entre as que citei aqui. Todavia, você entendendo as principais etapas, já terá um baita base para futuros desenhos.

Então até a próxima!

Tags:

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *