Como Usar o Bico de Pena na Prática

No post de hoje, eu quero te mostrar como usar o bico de pena. E caso você não conheça, a caneta bico de pena (ou apenas bico de pena) é um material muito utilizado no desenho. Principalmente pelos mangakás (desenhistas de quadrinhos japoneses). Além é claro, de ser utilizada até hoje para escrita.

Só que não a escrita do dia a dia, é mais para a escrita artística, como o lettering e algumas outras técnicas. Porém, não vou me aprofundar tanto sobre o que é o bico de pena. Até porque, já tem um post aqui no blog onde eu explico simplesmente tudo sobre o bico de pena. Clique AQUI para saber mais sobre o bico de pena.

Importante: esse conteúdo também está disponível em vídeo, confira:

Dicas de Como Usar o Bico de Pena

Então, nesse post vou focar no uso prático do bico de pena. E de maneira bem resumida, o bico de pena é dividido em duas partes. Sendo um cabo (que pode ser de madeira, plástico, e mais uma infinidade de materiais). E uma pena, que é a parte onde você vai mergulhar na tinta nanquim e escrever ou desenhar de fato.

Primeira Dica: Limpeza das Penas Novas

E aqui entra a primeira dica, sobre o bico de pena… Assim que você estiver com seu bico de pena, veja se a pena veio com óleo. E sim, é isso mesmo, as penas na maioria das vezes vem com óleo. Isso é feito para evitar que a pena enferruje enquanto não está sendo usada.

E esse óleo ao mesmo tempo que ajuda a pena não enferrujar, também te atrapalha na hora de usar. Isso porque o óleo faz com que a tinta não se fixe na pena. Em outras palavras, você não vai conseguir escrever ou desenhar com ela caso esteja com óleo.

E pra tirar esse óleo, basta usar um pouco de água com detergente que já vai ser mais do que suficiente… Evite usar fogo para tirar o óleo. Até porque, quando você usa fogo para tirar o óleo da pena, você acaba “estragando sua pena”. Além de acelerar o processo de ferrugem.

Segunda Dica: Tinta para Bico de Pena

A segunda dica é com relação a tinta que você vai usar com o bico de pena. Então, na hora que você for escolher uma tinta nanquim para usar com o bico de pena, escolha tintas de marcas conhecidas. Como por exemplo, Talens, Winsor & Newton, Trident ou Acrilex. E eu falo isso porque a maioria das pessoas quando começa a usar o bico de pena, compra a tinta de baixíssima qualidade. O que entre outras coisas, pode estragar seu desenho na hora de fazer a line art e a arte final.

Usando o Bico de Pena na Prática

E agora que você já entendeu essa parte, vamos ao uso prático do bico de pena. E a primeira coisa que você deve se atentar é sobre a folha que você vai usar. Principalmente se for para desenho. Afinal, você precisa usar uma folha que suporte ao mesmo tempo a pena, e os demais materiais que você vai usar. Como lápis de cor, lápis graduado, marcadores, tintas (acrílica, aquarela, guache, etc) e por ai vai.

E para o bico de pena especificamente, é interessante que você use uma folha mais lisa e de maior gramatura. Algo em torno de 150 ou 180 g/m². Lembrando que já tem um post aqui no blog onde eu falo Como Escolher o Melhor Papel para Desenho.

A segunda coisa que você deve se atenta sobre o bico de pena é a maneira correta de segurar para desenhar/escrever. O bico de pena deve sempre ser usado com a curvatura da pena pra baixo. Da mesma maneira que estou mostrando no vídeo.

Se você tentar usar de outra maneira, além de estragar sua pena, pode acontecer de rasgar a folha. Isso porque a pena vai virar uma lança na sua folha. Então, evite usar a pena ao contrário ou de lado. E uma coisa que você pode fazer para facilitar sua vida quando for usar o bico de pena, é girar levemente o cabo. Assim, você consegue manter o ângulo na pena sem correr o risco de estragar a pena ou rasgar a folha.

Abertura da Pena

A terceira coisa que você deve se atentar quando for usar o bico de pena é que cada pena possui uma abertura. Que é esse movimento de literalmente abrir a ponta quando você pressiona contra a folha. E entender isso é algo essencial. Até porque uma pena que consegue abrir mais a ponta, vai criar um traço mais grosso. Ao mesmo tempo em que gasta mais tinta também. Então, tudo depende do tipo de traço de você quer fazer e o tipo de pena que você tem.

Mas não precisa se preocupar, porque mesmo as penas mais regidas (que são as que possui menor abertura). Ainda sim garantem uma certa variação no traço. Então, mesmo que você não possua muitas penas, você ainda sim vai conseguir trabalhar essa questão da variação no traço.

Terceira Dica: Variação do Traço

E a última dica com relação ao bico de pena é justamente essa questão da variação do traço… Então, caso você esteja migrando de canetas técnicas para bico de pena, pode acontecer de você estranhar um pouco essa questão da variação no traço. Principalmente se a pena que você vai usar for bem sensível.

Então, minha dica é, não lute contra a pena. Use essa variação a seu favor. Em outras palavras, se você estiver usando uma pena mais sensível a pressão, aproveite para experimentar esse traço nos seus desenhos. Assim, com o tempo você entender melhor como cada pena funciona e qual te agrada mais. E esse é um dos pontos mais importantes para você desenvolver “seu próprio traço”.

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que por se tratar de tinta, o tempo de secagem é diferente de uma caneta técnica por exemplo. Então, tome muito cuidado quando você for usar o bico de pena para não manchar o desenho. Em outras palavras, espere um pouco até aquela parte do desenho secar para colocar a mão…

Então, até a próxima!

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *