Se você começou a desenhar a pouco tempo, é provável que já tenha ouvido alguém falando de “Delineado, Traço ou Line Art”. Mas você sabe o que significa? E principalmente, qual é a diferença entre esses três “termos do desenho”?
Se ainda não sabe, não tem problema. Até porque, nesse post eu vou te explicar exatamente qual é a diferença entre esses três termos. Então, vamos lá…
Delineado
Começando então pelo delineado. E segundo o dicionário, o delineado é:
Traçado, desenhado ou composto de modo preciso e esquemático;
Que se delineou, que teve seus contornos e traços marcados.
Em outras palavras, nada mais é do que o “contorno do desenho” que estamos fazendo. Vale lembrar que o delineado é uma das 4 principais etapas de um desenho. Sendo feita logo após o esboço.
Traço
Seguindo nossa lista de termos de desenho, temos o famoso “Traço”. E que segundo o dicionário, pode ser:
Ato ou efeito de traçar;
Linha ou risco feito com lápis, pena, pincel etc.
E que novamente, nada mais é do que o “contorno do desenho”. Mas você deve estar pensando: “Ué, é a mesma coisa então?”. E sim, é a mesma coisa que o delineado. Porém, quando falamos de “traço” no desenho, estamos falando da “maneira” como é feito esse traço.
Ou seja, é a maneira como o artista faz o seu delineado. Criando assim um delineado mais “trabalhado” e estilizado. E nesse sentido, o traço pode ser mais fino, mais grosso, mais rabiscado, mais detalhado, menos detalhado e por ai vai.
Além disso, o traço pode ser feito com diversos materiais, como:
- Pincel;
- Caneta;
- Bico de Pena.
Um ponto que é importante dizer sobre o “traço” é que, muitos artistas confundem traço com “estilo” de desenho. E são coisas totalmente diferentes. Mas isso, já é assunto para um próximo post.
Line Art
E por último, temos a line art. E que apesar de ser uma palavra americana, pode ser traduzida como:
O ato de criar uma ilustração usando traços básicos de pesos e ângulos variados que demonstram forma e ou profundidade.
E que novamente, é a mesma coisa que delineado e traço. Ou seja, nada mais é do que o “contorno do desenho”. E sim, eu sei, é de cair o queixo da cara. Mas, ainda sim, é importante entender que existem essas variações de termos no desenho.
Conclusão – Delineado, Traço e Line Art
Por fim, mas não menos importante, vale dizer que por mais que eu tenha explicado como sendo o “contorno do desenho”. O delineado, traço e line art vão muito além de simplesmente fazer o contorno dos seus desenhos.
Isso porque você pode deixar um desenho muito mais “profissional”, apenas trabalhando esse aspecto do seu desenho. Principalmente se você já tiver definido um “traço próprio”.
E caso você ainda não tenha seu “traço próprio”, não se preocupe. Apenas continue estudando diferentes técnicas e estilos de desenho, que uma hora (quando você menos esperar) você vai “encontrar” o seu traço e seu estilo.
Então, até o próximo post.
0 Comentários