Como ter Tempo para Desenhar

Uma das maiores dúvidas dos desenhistas (principalmente os que fazem desenhos realistas) é sobre como ter tempo para desenhar, então nesse post falarei um pouco sobre esse tema.

Sempre que falamos de desenhos “mais trabalhosos”, como, por exemplo, desenhos realistas, hiper-realistas ou mesmo desenhos utilizando folhas muito grandes (A3, A2…) damos de cara com um “problema” chamado TEMPO. E pra piorar, esse “problema” vai se agravando a medida que os afazeres do dia a dia vão aumentando.

Mas então, como resolver esse “problema” e ter tempo para desenhar todo dia e ainda sim fazer todos os afazeres?

A resposta é um pouco extensa, então vou dividi-la em dois passos:

  1. Gestão do Tempo
  2. A Escolha da Dor

O 1º Passo de Como ter Tempo para Desenhar.

Gestão do Tempo

Provavelmente você deve estar se perguntando: Mas que raios é gestão do tempo?

Resumidamente, gestão do tempo é o processo de você organizar/planejar os seus afazeres diários de modo que consiga definir o tempo que será dedicado a cada um e assim consiga ser mais produtivo.

E eu poderia me estender ao ponto de quase escrever um livro (de tão abrangente que é o tema). Mas vou dar uma simplificada para que você consiga aplicá-la aos seus afazeres diários e consequentemente tenha tempo para desenhar. Ou mesmo fazer qualquer outra atividade que você queira, mas vamos as maneiras de aplicá-la definitivamente:

O Planejamento

Antes de mais nada, peque um papel e uma caneta, liste tudo o que você tem para fazer nos Próximos dias (de 3 a 5 dias), contando com trabalho, escola e afins.

Mas vale destacar que alguns já possuem horário definido (trabalho, escola) então não podem ser alterados para horários específicos. Mas de resto, você deve definir os melhores horários para realizar cada tarefa, de modo que consiga concluí-las mais facilmente.

Metas e Objetivos

Após listar cada uma das suas tarefas, você terá um panorama do que precisa ser feito. Use isso a seu favor traçando metas e objetivos a serem realizados, mas claro, desde que sejam possíveis.

Elimine Distrações

Ter cada tarefa listada facilita na hora de eliminar distrações, principalmente as digitais (celulares, TV, videogame…).

Quer ver um belo exemplo de como elas afetam sua produtividade?

Quantas vezes você não pegou o celular para responder alguem no WhatsApp ou acessar seu Instagram e passou horas lá?

Então veja o que está afetando na sua produtividade e policie-se, deixe para utilizar o celular no fim do dia. Assim, você já terá finalizado todas suas tarefas e poderá passar quanto tempo quiser nas redes sociais.

Defina Prazos

Por fim, mas não menos importante, defina prazos para cada tarefa.

Pense no tempo que você leva em cada tarefa diária e veja como pode reduzir esse tempo. Mas claro, desde que seja possível, caso contrário você isso afetará na sua produtividade negativamente (o que não é interessante).

Mas lembre-se, esse processo deve ser repetido diariamente, e com isso, você verá os resultados na sua rotina:

  • Mais pontual com as tarefas;
  • Alcançar metas mais rápido;
  • Aumentar o nível de produtividade;
  • Diminuir o stress e ansiedade.

O 2º Passo para Ter Tempo Para Desenhar.

A Escolha da Dor

alvo

Você já se arrependeu por Não ter feito algo?

Se sim, saiba que no momento que você decidiu não fazer algo, você automaticamente escolheu a Dor do Arrependimento.

A todo momento escolhemos entre duas dores:

  • A dor do Arrependimento.
  • A dor da Disciplina.

Assim sendo, quando nos arrependemos por não ter feito algo que queríamos, somos alvos da dor do arrependimento.

Essa que é uma das responsáveis por muitos casos de depressão, ansiedade e alguns outros males do século.

Ao passo que quando escolhemos a Dor da Disciplina, nos deparamos com os sacrifícios necessários para alcançar um objetivo. Tendo isso em mente, cabe a você escolher qual das duas dores você quer se orgulhar de ter futuramente.

Dica Extra:

Por fim, recomendo que você defina no mínimo 30 min diários para dedicar ao desenho. Pode parecer poco tempo, mas isso ocorre por estarmos preocupados com o curto prazo e esquecermos do longo prazo.

Então, pense o seguinte, se com 30 minutos diários você consegue fazer ao todo 3 desenhos em 1 mês, ao longo de um ano você terá feito mais de 36 desenhos. Agora, se você definir mais tempo por dia, pense na quantidade de desenhos que você terá em um ano. Aliás, vale destacar que estou falando de apenas 1 ano, agora imagine isso em 5, quiçá 10 anos…

Tags:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Desenhar melhor é possível para quem se dedica, apesar do tempo apertado. O segredo é ter de fato vontade de desenhar. O resto é consequência.