Como encontrar seu estilo de desenho

Cartoon, caricatura, mangá, comics, realista, abstrato, doodle… esses são apenas alguns exemplos de estilos de desenho que existem. E em meio a tantos estilos, como achar seu estilo de desenho? Será que é possível ter seu próprio estilo de desenho? É exatamente isso que eu quero te mostrar nesse post.

Como achar seu estilo de desenho?

Apesar de parecer uma pergunta simples, é bem complicada de responder. E o principal motivo é que você pode achar seu estilo de desenho de diferentes maneiras. Quase infinitas maneiras para ser exato.

Ou seja, pode ser que você consiga achar o seu estilo de desenho só de observar outros desenhistas ou talvez seja mais complicado que isso. Por exemplo, tendo que desenhar por anos e anos em vários estilos até conseguir achar o ideal.

E eu sei que pode parecer um pouco desaminador, mas infelizmente não existe passo a passo exato que se você seguir vai te ajudar a achar seu estilo de desenho como se fosse mágica.

Mas, existe algumas dicas que você pode seguir para conseguir achar seu estilo de desenho com mais facilidade:

Conheça os estilos de desenho

E a primeira dica é a mais simples, conhecer os diferentes estilos de desenho que existe. Principalmente os mais “clássicos”, como:

  • Comics;
  • Cartoon;
  • Mangá
  • Caricatura;
  • Realista;
  • Abstrato;
  • Doodle.

E em cada um desses estilos existe mais uma infinidade de “outros estilos”. Que na prática, são os estilos “próprios” dos artistas que desenham nesses estilos.

Um exemplo disso são os desenhos do Akira Toriyama, criador de Dragon Ball. Apesar de seus desenhos se encaixarem no estilo de desenho “mangá”, o artista possui seu estilo “próprio” de desenho. Que inclusive, é bem diferente dos demais mangakás.

como achar seu estilo de desenho
Estilo de desenho do Akira Toriyama – Foto: Reprodução

O mesmo vale para os demais estilos de desenho. Então, conheça bem cada um desses estilos “clássicos” de desenho. Isso é o “básico do básico” de como achar seu estilo de desenho.

Encontre boas referências

Após conhecer cada um desses estilos, é provável que você se interesse mais por uns do que por outros. Nesse ponto, é interessante que você comece a buscar boas referências dentro dos estilos que você mais gostou.

Isto é, encontrar bons artistas que desenham nesses estilos, preferencialmente que possuam estilos próprios. Assim você consegue ter uma noção melhor de como achar seu estilo de desenho.

E quanto mais artistas você conseguir encontrar, melhor. Porém, nessa hora de escolher suas referências, pode ser que você encontre artistas com estilos muito parecidos.

E nesse sentido, evite escolher artistas com estilos muito parecidos. Assim você consegue ter uma quantidade maior de boas referências.

E como encontrar essas referências exatamente?

Existe várias maneiras, mas a melhor “ferramenta” para isso é o Instagram. Afinal, consegue facilmente encontrar e milhares de artistas para “seguir” com uma simples busca.

Outra forma de encontrar bons artistas é pesquisando no Google. Pesquise por sites de portfólio como o Behance, ArtStation e outros. Garanto que você vai encontrar artistas incríveis por lá também.

Comece a afunilar

Depois de se cercar de boas referências, é hora de começar a afunilar suas opções. Em outras palavras, é o momento de você passar um pente fino nas suas referências e estilos.

Então, é interessante que você escolha um estilo “principal” e alguns artistas que desenham nesse estilo. Preferencialmente, aqueles artistas que você mais se identificou (independente do motivo).

Uma dica, tente escolher algo em torno de 10 ou 15 artistas que desenham no estilo que você mais gostou. Além disso, é interessante que você já vá fazendo alguns desenhos nesse estilo que você escolheu.

De inicio, use os desenhos desses artistas como forma de estudo. Ou seja, copiando a ideia por trás do desenho e não o desenho em si.

Inclusive, essa questão de “copiar” o trabalho de outros artista costuma dar muita dor de cabeça. E não, o Akira Toriyama não vai te processar por desenhar o Goku.

Mas se você desenhar o personagem de um artista menor, pode sim dar problema. Principalmente se você “roubar” o personagem para si. Até porque isso fere os direitos autorais do artista.

Posts relacionados:

Rabiscos autorais.

Depois de estudar o trabalho de alguns artistas e ter praticado muito, é provável que você comece a ver os primeiros traços do seu estilo “próprio” aparecerem.

Mas já adianto, não é um resultado rápido. Leva alguns anos de estudo, muita prática e principalmente, boas referências artísticas para ser alcançado.

Por fim, mas não menos importante, não tente “forçar” seu estilo de desenho. Foque em estudar muito o desenho e os trabalhos dos artistas que você mais gosta. Assim seu estilo vai “aparecer” naturalmente.

Tags: |

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *