Pintura digital passo a passo

A algum tempo, eu fiz um post aqui no blog sobre como começar no desenho digital. E no post de hoje eu vou te mostrar como fazer uma pintura digital passo a passo. Então, vamos lá..

Pintura Digital Passo a Passo

E a primeira coisa a se fazer, antes mesmo da pintura digital, é justamente começar o seu desenho ou ilustração. E nesse sentido, existem várias maneiras de você fazer isso. Inclusive, já tem post aqui no blog mostrando o passo a passo de como fazer o esboço e de como fazer um desenho no tradicional e “passar” para o digital.

Pintura digital
“Segundo esboço”.

Assim, depois que você tiver feito seu esboço, ou passado para o digital (o esboço feito no tradicional), vem enfim a parte da pintura. E nesse ponto, não faz muita diferença qual programa ou App de desenho você está utilizando. Afinal, a lógica por trás é a mesma.

E é nessa etapa da pintura que você precisa escolher o tipo de pintura que você vai fazer. Isso é, se você vai fazer uma pintura linear ou uma pictórica. A que vou usar nesse passo a passo é a pictórica, mas a lógica é basicamente a mesma.

Passo 1: Cor base

E para começar a pintura, vou usar uma cor base para definir as áreas que serão pintadas. Se você estiver fazendo uma pintura linear, esse passo é ainda mais simples. Uma vez que, feita a lineart é só você selecionar a área interna e definir a cor base.

Pintura Digital passo a passo
Camada com a cor base para a pintura.

Como cor base, recomendo que você já vá trabalhando com as escalas tonais. Afinal, um dos maiores erros de quem começa no digital é justamente esse, não utilizar as escalas tonais corretamente.

Passo 2: Definir os Elementos

Após pintar com a cor base, vou começar a definir os elementos específicos em camadas. Como estou fazendo um doce japonês que é basicamente um bolinho, vou definir 3 elementos em 3 camadas. Que são:

  1. Bolinho;
  2. Calda;
  3. Palito.

Mas não é uma regra. Afinal, você pode trabalhar com diferentes elementos em uma única camada ou em várias. Agrupando ainda do jeito que achar melhor.

Após escolher qual elemento vai ficar em cada camada, vou começar a pintar. Mas, ainda não é o momento de colorir. Então, vou definir apenas os valores de cada elemento.

Os “bolinhos” já com os valores definidos.
Valores da “Cobertura” dos bolinhos.

Passo 3: Volume, luz e sombra.

Agora que já defini os valores de cada elemento, vou começar a melhorar a pintura. Em outras palavras, é o momento de definir o volume, luz e sombra da pintura.

Pintura já com os valores, volumes e pontos de luz e sombra definidos.

Passo 4: Colorindo

Por fim, mas não menos importante, chegou a hora de colorir. E como já trabalhei os valores nessa pintura, é só adicionar a cor. E nesse ponto, você pode usar camadas sobrepostas ou usar os valores de referência para escolher as cores.

Pintura finalizada.

Se você for usar camadas sobrepostas, é interessante testar os diferentes modos de “sobreposição de camadas”. Assim, você consegue encontrar o que vai funcionar melhor para a sua pintura. Além é claro, de facilitar para usar filtros e outros recursos na sua pintura posteriormente.

E bom, esse foi o post de hoje de como fazer a pintura digital passo a passo.

Até o próximo post.

Tags: |

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. muito obrigada, de verdade! muito obrigado pelos ensinamentos.
    tenho uma mesa digitalizadora XPPen Star 03 há mais de um ano, mas nunca tive coragem de começar a desenhar pq não sabia como. seu artigo foi muito útil pra mim!