Exercícios para Evoluir Rapidamente nos Desenhos

É normal ficarmos estagnados quando estamos fazendo alguma atividade, e nos desenhos não é diferente. Mas, o que você provavelmente não sabe, é que existem algumas maneiras de evitar isso. E a principal, é fazendo exercícios.

Mas, não é um tipo qualquer de exercício. Até porque, são exercícios que precisam te “desafiar” como desenhista (independente se você é um desenhista iniciante ou não).

E no post de hoje, quero te mostrar quais são os exercícios para evoluir rapidamente nos desenhos.

Importante: esse conteúdo também está disponível em vídeo, confira:

Exercícios para Evoluir Rapidamente nos Desenhos.

Antes começar os exercícios em si, é importante ter em mente que para evoluir nos desenhos, você vai ter que necessariamente sair da zona de conforto. Ou seja, você vai ter que fazer desenhos que normalmente não faria…

Então, imagine que você normalmente faça desenhos de personagens de anime/mangá em um ângulo específico (de frente por exemplo). Pra você conseguir evoluir, você vai precisar começar a desenhar personagens em outros ângulos. Além é claro, de fazer outros tipos de desenhos.

E nesse sentido, tem que ser algo que não seja nem muito fácil e nem muito difícil. Ou seja, tem que ser algo que está no seu nível de desenhista. Aliás, isso vai te ajudar na hora de alcançar o famoso estado de flow enquanto desenha.

Então, para que não seja um exercício que está fora do seu “nível de desenhista”, vou separar os exercícios por níveis. Isto é,  exercícios para desenhistas iniciante, intermediário e avançado. De qualquer modo, vamos aos exercícios:

Iniciante:

  1. Um veículo (pode ser um carro, moto etc);
  2. Três animais (um animal aquático, um terrestre e um voador);
  3. Pessoas/personagens com idades diferentes (uma criança, um adolescente, um adulto e um idoso);
  4. Diferentes tipos de árvores (no mínimo três tipos de árvores).

Intermediário:

  1. Duas pessoas ou personagens lutando;
  2. Uma pessoa ou personagem vista de diferentes ângulos (no mínimo três ângulos);
  3. Um ambiente em Perspectiva (com no mínimo um ponto de fuga);
  4. Uma criatura ou monstro (dragão, cérbero, kraken, etc).

Avançado

  1. Uma Nave alienígena;
  2. Uma cidade (com dois ou mais pontos de fuga);
  3. Maquinário antigo (do tipo que existia na época da revolução industrial);
  4. Pessoas/personagens enfrentando um dragão em um castelo.

Considerações finais…

A princípio, pode parecer algo muito difícil de ser desenhado. Porém, o objetivo é justamente esse… desafiar suas habilidades. E como resultado, você terá “desafiado” suas habilidades de tal modo que, nunca mais fará um desenho como costumava fazer.

Aliás, é interessante que você defina uma “premiação” para cada exercício finalizado. Assim, você se sentirá mais motivado para concluir todos os exercícios.

Por fim, mas não menos importante, esses foram apenas alguns exemplos de exercícios que você pode praticar. E sempre que se sentir estagnado, utilize esses exercícios como uma “base” para assim sair da zona de conforto e tentar coisas novas.

Tags:

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *