Como Migrar para o Desenho Digital

Ao contrário do que muitos pensam, migrar do desenho tradicional para o digital pode não ser tão fácil assim. Contudo, no post de hoje eu vou te mostrar o passo a passo de como migrar para o digital. E melhor, de uma maneira muito simples. Mas claro, você ainda vai precisar fazer o investimento nos equipamentos e praticar muito.

Importante: esse conteúdo também está disponível em vídeo, confira:

E antes de mais nada, você precisa entender que vão ocorrer mudanças ao migrar para o digital. E isso acontece, principalmente, porque você passa (na maioria das vezes) por uma adaptação no seu “processo criativo”. Mas infelizmente, é algo que poucos falam para os iniciantes (que estão em busca de como migrar para o desenho digital).

Então, pode acontecer de você ter que “reaprender” alguns conceitos básicos de desenho ao migrar para o digital. Além é claro, de ter que aprender a usar uma “mesa de desenho” (ou tablet) e os programas para desenhar. Mas calma, que não é algo de outro mundo também…

Como Migrar para o Desenho Digital

Por hora, vamos focar na parte mais “simples”. Que é justamente o processo para migrar para o digital. E a primeira coisa que você vai precisar é dos equipamentos para iniciar no digital. Podendo ser um computador, notebook ou tablet.

Computador e Notebook

É importante falar que seu computador ou notebook precisam ter uma configuração “boa”. Ou seja, você vai precisar de um computador ou notebook que suporte trabalhar com desenho digital. E não precisa ser uma configuração da NASA. Mas, é interessante que ele tenha seguinte configuração MÍNIMA:

  • Processador: i3 ou equivalente (de gerações mais novas preferencialmente).
  • Memória RAM: 8 GB
  • Placa de Vídeo: 2 GB

É importante falar que mesmo com uma configuração inferior a essa, ainda sim você consegue desenhar. Mas, você não vai conseguir fazer um desenho com tanta fluidez. Principalmente em resoluções mais altas (de imagem).

Tablet

Já no caso dos tablet’s, é interessante que já seja um tablet voltado para desenho. Até porque, isso vai facilitar muito sua vida na hora de desenhar. E claro, você pode optar por modelos mais simples e usar canetas genéricas. Só que, não se compara a ter um tablet voltado para desenho. E falando de tablet para desenho, recomendo principalmente os modelos da Samsung (Galaxy Tab) e os da Apple (Ipad).

Mesa Digitalizadora

Outro equipamento que você vai precisar para migrar para o digital é a mesa digitalizadora. E que nada mais é do que o “lápis e o papel” do desenho tradicional. Mas claro, isso se você for desenhar em um computador ou notebook.

Uma vez que nos tablet’s você temas canetas para desenho.E que vão fazer esse papel da mesa digitalizadora. Facilitando que você desenhe direto na tela. Mas, fica um ponto de atenção. Até porque, não é todo tablet que acompanha uma caneta. Então, em algumas marcas, a caneta pode vir com o tablet (Samsung) ou ser vendida à parte (Apple).

Ainda falando da mesa digitalizadora, não existe muita regra quanto a isso. Vai muito das suas necessidades e do quanto você tem para investir. Mas no geral, uma mesa de entrada já vai servir perfeitamente para os seus primeiros trabalhos digitais.

Apps e Programas para Desenho Digital

E por último, temos os Apps e Programas para Desenho Digital. E talvez esse seja o mais complicado de se falar. Afinal, vai muito da sua necessidade e do seu gosto. Uma vez que a maioria dos app’s e programas fazem a MESMA coisa. Só que de jeitos diferentes…

Então, recomendo que você de uma lida nos dois outros post’s onde eu falo sobre isso:

Primeiros Desenhos ao Migrar para o Digital

E depois de escolher o equipamento, os programas ou app’s vem a parte mais “prática” do processo de como migrar para o desenho digital. Ou seja, é o momento onde você vai fazer o seu primeiro desenho digital. E nesse ponto, eu recomendo que você faça uma transição “aos poucos”. Isso porque, se você for fazer tudo no digital logo de cara, pode acontecer de você ficar frustrado com o resultado.

Comece com Desenhos Simples

Então, faça um desenho no tradicional (comece com um desenho mais simples) e deixe tudo pronto até a etapa do delineado. Assim que você terminar o delineado no tradicional, escaneie ou tire uma foto desse desenho e finalize ele no digital. É importante dizer que você vai precisar editar a imagem/foto para conseguir alcançar um resultado satisfatório.

Afinal, quando escaneamos uma imagem, pode acontecer dela perder um pouco da qualidade e até mesmo as cores originais. Então, você vai precisar ajustar os níveis de branco e preto na imagem/foto que você fez o delineado. Isso vai te ajudar muito nesse processo inicial de transição para o digital. Afinal, você ainda não vai estar totalmente familiarizado com a mesa/tablet e os programas de desenho.

Outra coisa que você pode fazer também, é escanear ou fotografar o esboço e finalizar no digital. É um pouco mais difícil dessa maneira, mas você já vai se acostumando a fazer todo o processo no digital. E depois de um tempo, quando você já estiver mais acostumado com a mesa e os programas, comece a fazer alguns esboços direto no digital.

Assim, você vai adquirindo mais segurança de trabalhar unicamente pelo digital. Mas, vale dizer que é um processo que leva tempo. Ou seja, não vai ser da noite pro dia que você vai conseguir fazer tudo direto no digital. Então, tenha paciência durante essa etapa de aprendizado e adaptação.

Pintura no Digital

Lembra que eu disse que pode acontecer de você ter que “reaprender” alguns conceitos básicos de desenho? Então, a pintura é um desses conceitos que você vai te que reaprender. Isso porque, quando fazemos um desenho ou pintura no digital, nos deparamos com uma infinidade de opções. E que, por um lado é muito bom, afinal, você tem literalmente infinitas possibilidades de cores para escolher.

Mas por outro lado, você se depara com duas coisas, até então “novas”. Que são o valor e saturação da cor. E que dificilmente você teve que se preocupar no tradicional. Afinal, no tradicional, quando você compra uma caixa de lápis de cor ou um kit de tintas, você ganha de brinde a “praticidade”. Ou seja, você já tem as paletas de cores “predefinidas” e prontas para usar.

Já no digital, você vai precisar aprender (mesmo que de maneira básica) as propriedades das cores e a Teoria das Cores. Sem isso, sua evolução no desenho pode demorar muito mais do que você imagina. Basta ver alguns desenhos digitais por ai, são sempre os mesmos erros de pintura:

  1. Cores muito saturadas;
  2. Pouca Variação de Cores;
  3. Cores mal trabalhadas.

E por mais que a pessoa saiba desenhar, se errar na pintura, acabou o desenho. Simples assim.

Luz e Sombra

E assim como a pintura, luz e sombra é outro conceito básico que você vai ter que reaprender ao migrar para o digital. Mas você deve estar pensando: “pera i, mas eu sei luz e sombra”. Tudo bem, mas no digital a coisa muda um pouco, principalmente na hora de fazer a aplicação de luz e sombra. Então, é comum que você caia nos dois maiores erros de luz e sombra no desenho digital:

  1. Achar que luz é definida apenas com BRANCO;
  2. E sombra apenas com PRETO.

Sem contar o fato de usar o pulverizador (ou ferramenta similar) para aplicar luz e sombra. Que é algo que pode desvalorizar muito seu desenho. E não, não é que seja errado usar essa ferramenta no desenho. O problema está na maneira como ela é usada. Mas, esse já é assunto para um próximo post. Afinal, é um tema um pouco extenso.

Conclusão – Como Migrar para o Desenho Digital

Por fim, vale dizer novamente que iniciar no digital não é um processo fácil. E que como eu falei, exige que você tenha paciência (quanto ao processo de migração e adaptação) e muitas horas de pratica. Mas ainda sim, é um processo que vale muito a pena. E claro, que tem muitas vantagens se comparado ao tradicional (como já mencionei em outro post).

Sem contar que a tendência é de que a arte digital se valorize cada vez mais nos próximos anos. Principalmente por conta dos NFT’s, as Criptoartes e as tecnologias relacionadas. Então, quanto mais cedo você migrar para o digital, melhor…

Até o próximo post.

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *