5 motivos para Trabalhar com Arte

Ainda hoje existe muitos mitos e dúvidas sobre trabalhar com arte. Inclusive, alguns muitos conhecidos, como “arte não dá dinheiro” ou “arte não é um trabalho de verdade”. Apesar disso, trabalhar com arte (e viver única e exclusivamente dela) é sim possível. Pensando nisso, neste post vou te mostrar 5 motivos para trabalhar com arte.

E antes de mais nada, é importante dizer que já tem alguns outros posts aqui no blog sobre trabalhar com arte. E claro, recomendo muito que você leia:

Todavia, vamos aos 5 motivos para trabalhar com arte.

Trabalhar com algo que você gosta

E o primeiro dos 5 motivos para trabalhar com arte é: “trabalhar com algo que você gosta”. E nesse sentido, a mera possibilidade de poder trabalhar com algo que você gosta já é motivo de alegria para toda e qualquer pessoa.

Ainda mais quando falamos de artistas em geral. Contudo, muitos artistas desistem de trabalhar com algo que gostam por conta de crenças limitantes, como a de que “arte não dá dinheiro” ou que “arte não é um trabalho de verdade”.

E ao contrário do que muitos pensam, “arte” é um trabalho como qualquer outro. E como qualquer outro trabalho, “dá dinheiro”.

Inclusive, graças à internet e outras tecnologias, hoje você pode trabalhar com algo que você gosta (não apenas arte) e ser muito bem remunerado por isso.

Podendo ainda, trabalhar de onde quiser e receber de pessoas do exterior.

Muitas opções de áreas de atuação

O segundo motivo para trabalhar com arte é a quantidade de opções de áreas de atuação. Ou seja, a quantidade de profissões que você pode escolher para trabalhar com arte.

E nesse sentido, são realmente muitas as opções para trabalhar com arte, seja direta ou indiretamente. Sem contar ainda novas áreas de atuação que estão surgindo e as que ainda vão surgir nos próximos anos.

E pra melhorar, existe a opção de você atuar de forma registrada (CLT), concursada ou autônoma como artista. O que aumenta ainda mais a lista de opções para trabalhar com arte.

Possibilidade de fazer o seu próprio horário

O terceiro dos 5 motivos para trabalhar com arte é simplesmente incrível. Que é a possibilidade de fazer o seu próprio horário.

E isso ocorre não apenas no caso do profissional autônomo. Uma vez que, muitas empresas (mas não todas, obviamente) dão essa liberdade a mais para os artistas.

E claro, se você for um profissional autônomo, você tem mais esse benefício. O que não quer dizer que ser um profissional autônomo seja fácil, longe disso.

Ainda assim, tem esse benefício se comparado com outras profissões.

Liberdade para criar

O quarto motivo para trabalhar com arte também é muito gratificante. Que é o fato de ter liberdade para criar. Mas claro, não é todo trabalho e nem todo lugar que vai te dar essa liberdade.

Porém, é algo muito comum no meio artístico. Principalmente se você já tem a sua “identidade artística” ou “seu estilo” bem definido.

E como eu falei em outro post, se você souber identificar quem é o “cliente certo”, ele não só vai querer que você tenha essa liberdade para criar como também vai pagar muito bem por isso.

Receber em moeda estrangeira

Por fim, chegamos ao quinto e ultimo motivo para trabalhar com arte. Que é a possibilidade de receber em moeda estrangeira.

E assim como o motivo anterior, não é todo trabalho que vai te possibilitar receber em moeda estrangeira. Ainda assim, graças à internet (novamente) hoje temos a possibilidade de oferecer o nosso trabalho ou serviço não só para pessoas do nosso país.

Mas sim para qualquer pessoa e de qualquer localidade, mesmo que a pessoa esteja do outro lado do planeta. E com isso, vem a melhor parte: receber em moeda estrangeira.

Um exemplo prático disso é receber em dólar pelo seu trabalho. Que é hoje uma das moedas mais fortes e “seguras” do mundo. Sem contar que existe também a possibilidade de receber em criptomoedas. Que inclusive, é uma excelente maneira de se proteger da inflação.

Bem, esses foram os 5 motivos para trabalhar com arte.

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

Tags:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. “Existe muitos mitos”… logo no início da matérja.
    Erro de Português. Confusão com o verbo haver, que nao flexiona dnquanto verbo principal.

    Existem muitos mitos

    Há muitos mitos.