como não perder dinheiro com encomendas artísticas

Começar a trabalhar com sua arte é uma realização incrível para qualquer artista. Porém, muitos artistas acabam perdendo dinheiro em seus primeiros trabalhos. Ficando muitas das vezes, no negativo por meses. Pensando nisso, neste post vou te mostrar como não perder dinheiro com encomendas artísticas.

E por mais que pareça simples, nem sempre é tão simples ganhar dinheiro com sua arte. Principalmente se você trabalha com encomendas artísticas (qualquer tipo de encomenda).

E isso, independente se você atua na informalidade (como pessoa física) ou como pessoas jurídica (PJ). Afinal, existem maneiras melhores e mais eficientes de ganhar dinheiro com sua arte.

Ainda assim, você pode sim ganhar muito dinheiro com encomendas artísticas. Mas claro, desde que você saiba vender o seu trabalho. Então, vamos às dicas…

Como não perder dinheiro com encomendas artísticas

Saiba quanto cobrar pela sua arte

A primeira dica de como não perder dinheiro com encomendas artísticas é: saber quanto cobrar pela sua arte. E sim, pode parecer algo simples, mas não é.

Isso porque existem muitos fatores envolvidos na precificação de uma arte. Para exemplificar, imagine que uma grande empresa te procurou para fazer uma encomenda. Quanto você cobraria para fazer essa encomenda?

E se em vez de uma grande empresa, fosse uma empresa de pequeno porte. Você cobraria um preço diferente? Apesar de serem perguntas triviais, a maioria dos artistas iniciantes não sabem responder a essas perguntas…

E se você estiver meio perdido nessa questão de “quanto cobrar”, recomendo que dê uma lida nesse outro post. Nele eu mostro uma maneira muito simples e eficaz de quanto cobrar pelos seus trabalhos.

Mas, ainda assim você deverá levar sempre em conta o nível de dificuldade do trabalho, o tipo de material que será usado, qual a finalidade do trabalho e para quem você está fazendo esse trabalho (pessoa comum, empresa pequena, empresa de médio porte, etc).

E assim, ajustar o seu preço final do trabalho de acordo com esses fatores. Afinal, são fatores que vão influenciar diretamente o preço final do seu trabalho.

Saiba exatamente quem é o seu cliente

A segunda dica de como ganhar dinheiro com sua arte é: saiba exatamente quem é o seu cliente. E novamente, não é algo tão simples. Afinal, você pode estar tendo prejuízos justamente por estar “vendendo” para o cliente errado.

Então, antes mesmo de começar a fazer uma encomenda, certifique-se de que você está prospectando os clientes certos. Inclusive, pode ser que seja mais caro para prospectar o cliente certo.

Ainda assim, mesmo sendo mais caro, prospectar o cliente certo possui muitas vantagens. A principal delas é não ter prejuízo com suas encomendas.

Isso porque, o cliente certo não se importará de pagar o preço justo pelo seu trabalho. Mas claro, dede que ele veja o valor do seu trabalho.

Peça um sinal

A terceira dica é algo que deixa muito artista com medo de perder o cliente: “pedir um sinal”. Contudo, esse é um dos fatores que contribuem para que você não perca dinheiro com encomendas.

Para exemplificar, imagine o seguinte cenário:

O cliente pede uma encomenda de um desenho realista em folha A3 e com moldura. Você faz o desenho e o cliente simplesmente desaparece.

Nisso, você acabou perdendo não só o material (que não é barato), mas também o seu tempo fazendo a encomenda.

E para evitar situações como essas, a melhor opção é pedir um sinal antes de iniciar a encomenda. Como eu falei na dica anterior, o cliente certo não se importará em pagar o sinal.

Mas claro, desde que você consiga fazer a encomenda… Agora, se você receber o sinal e mesmo assim não conseguir fazer a encomenda, você perderá não apenas o cliente. Mas também, sua credibilidade como artista.

Pagamento a prazo

A quarta dica de como não perder dinheiro com encomendas é simples: evite pagamento a prazo (em dinheiro especificamente). Isso porque, o cliente pode pagar a “primeira parcela” e depois simplesmente sumir.

Pra piorar, existe também a possibilidade do cliente receber a encomenda e não pagar nem a primeira parcela. Ainda assim, é uma situação muito simples de resolver: evite receber pagamentos a prazo em dinheiro.

E eu sei que você deve ter pensado: “tá, mas o que eu faço para receber?”.

Simples, receba a prazo no cartão de crédito. E o melhor, hoje em dia você não precisa nem mesmo de maquininha de cartão para isso.

Uma vez que, existem diversas plataformas onde você pode cobrar seu cliente sem ter maquininha, como:

E muitas outras, todas com funcionalidades muito semelhantes para pagamento/recebimento.

Aprenda a dizer não

Por fim, temos a ultima dica de como não perder dinheiro com encomendas: aprenda a dizer não. Ou como diria o bilionário e megainvestidor Warren Buffet:

A diferença entre pessoas de sucesso e pessoas realmente bem-sucedidas é que as pessoas realmente bem-sucedidas dizem não para quase tudo”.

E esse é um ponto um tanto complexo de abordar. Isso porque você precisa saber filtrar muito bem as encomendas que você deve aceitar e as que você não deve.

Então, antes de iniciar qualquer encomenda, faça uma análise criteriosa se aquela é uma encomenda que vale a pena ser feita ou não.

Às vezes, pode ser por um motivo simples, como a má resolução da referência, a impossibilidade de alterar algo ou então ser um tipo de encomenda que você não faz.

Então, sempre que você avaliar que uma encomenda não deve ser feita, não faça (independente do motivo). Simples assim.

Dessa forma, você evita muitos problemas, principalmente com o cliente que solicitou a encomenda.

Bem, essas foram as dicas de como não perder dinheiro com encomendas artísticas.

Até o próximo post!

Leia também:

 

Tags: |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *