7 erros que todo desenhista iniciante comete

Todo desenhista quando está aprendendo a desenhar comete erros. Alguns bem bobos, já outros, bem problemáticos. Pensando nisso, no post de hoje listei os 7 erros que todo desenhista iniciante comete.

Assim, você consegue não só evitar esses erros, como também vai conseguir evoluir mais rápido no desenho. Uma vez que, a maioria desses erros impede que você consiga evoluir.

E pior, na maioria das vezes leva ANOS para perceber isso. De qualquer forma, vamos aos 7 erros que todo desenhista iniciante comete.

7 erros que TODO desenhista iniciante comete.

E antes de falar os erros que todo iniciante comete, é importante dizer que existem muitos outros erros além desses. Porém, esse são os erros que mais vão te prejudicar no desenho. Todavia, vamos aos erros:

Não fazer o esboço

Começando então pelo erro mais clássico que existe, que é: não fazer o esboço. E sim, todo iniciante comete esse erro. Até porque, muitos não sabem o que é o esboço e para que ele serve.

Ainda assim, não existe segredo sobre isso. Isso porque o esboço, nada mais é do que uma forma de você simplificar as “estruturas” do objeto que será desenhado. Dessa forma, você consegue fazer até mesmo um desenho mais complexo e cheio de detalhes.

E nesse sentido, existem várias formas de se fazer o esboço. A mais fácil para quem está começando é usando formas geométricas básicas:

Não estudar os fundamentos

O segundo erro que todo desenhista iniciante comete é: não estudar os fundamentos. E esse, é sem sombra de dúvidas o pior erro que um desenhista pode cometer.

Afinal, os fundamentos são “a base” para se fazer qualquer desenho. Ou seja, simplesmente não dá para desenhar bem sem eles.

Em outras palavras, é como se você tentasse fazer um bolo sem usar nenhum ingrediente. E caso você ainda não saiba quais são os fundamentos do desenho, recomendo que dê uma lida nesse outro post.

Tentar desenhar algo que não está no seu nível

Dando sequência aos 7 erros que todo desenhista iniciante comete, temos um erro que faz muito iniciante parar de desenhar Que é: tentar desenhar algo que não está no seu nível.

Ou seja, tentar fazer um desenho que você não sabe como fazer, mas quer fazer. É como tentar correr uma maratona sem antes conseguir correr 100 metros.

Inclusive, é exatamente por isso que a maioria dos profissionais recomendam começar pelo básico do básico. Por mais chato que possa parecer, é a MELHOR maneira de aprender a desenhar.

Assim, você vai evoluindo aos poucos, fazendo desenhos compatíveis com seu nível de habilidade. E claro, não se frustra por não conseguir fazer desenhos que estão em “níveis mais avançados”.

Fazer desenhos pequenos

Outro grande erro que todo desenhista iniciante comete é: fazer desenhos muitos pequenos. Porém, esse é um erro um pouco mais complicado, e que envolve dois problemas:

  1. Desenhar apenas com a mão;
  2. Não estudar os fundamentos do desenho.

E sim, eu sei que você deve ter pensado: “tá, mas eu vou desenhar com o quê?”. E a reposta é simples: com o braço todo.

Isto é, quando desenhamos, utilizamos o braço todo para desenhar (mão, pulso, cotovelo, ombro). E quando não fazemos isso, alguns “vícios de desenho” começam a surgir. Que inclusive, podem ser bem prejudiciais a longo prazo.

Mas lembra que eu falei que esse é um erro que envolve dois problemas? Então, o segundo acontece justamente por não estudar os fundamentos do desenho.

E eu sei que você deve ter pensando: “tá, mas como assim estudar os fundamentos?”. Bom, sendo mais específico, é um fundamento em particular, a composição!

A composição, é basicamente a maneira como organizamos os elementos em nosso desenho, pintura ou fotografia. Fazendo assim, com que ele fique mais harmônico e equilibrado.

E nesse sentido, quando você não estuda a composição no desenho, não tem como saber a maneira certa de organizar e equilibrar os elementos do desenho.

Com isso, seus desenhos tentem a ficar desproporcionais na folha (ficando muito grandes ou muito pequenos). Então, antes mesmo de fazer um desenho, estude como “organizar” esse desenho na folha.

E se possível, faça desenhos em folhas de tamanhos maiores (A3, A2 e etc). Isso vai te ajudar principalmente, na questão de desenhar com o braço todo.

Ter pressa ao desenhar

Outro erro muito comum é: ter pressa ao desenhar. E esse erro em específico, afeta principalmente o resultado do seu desenho.

Uma vez que, quando você faz um desenho com pressa, o resultado final não fica bom. E piora com alguns materiais, como lápis graduado e lápis de cor.

Então, quando for fazer um desenho, não tenha pressa. É como aquele velho ditado: “a pressa é inimiga da perfeição”. No caso, a pressa é inimiga de um desenho bem-feito.

Uma dica: evite começar um desenho próximo do horário de outra tarefa. Para exemplificar, evite começar um desenho faltando 1 hora para você ir para escola. As chances de você fazer esse desenho “de qualquer jeito” são grandes.

Não praticar

Outro grande erro que todo desenhista iniciante comete é: não praticar. E esse é um dos erros que mais impedem os desenhistas iniciantes de evoluírem nos desenhos.

Afinal, “desenhar bem” é algo que está ligado diretamente a prática. E nesse sentido, quanto mais você praticar, melhor.

Uma dica: reserve um horário específico do seu dia só para desenhar. Assim, você vai conseguir criar o hábito de desenhar todos os dias. E consequentemente, vai evoluir muito nos desenhos.

Não finalizar seus desenhos

Por fim, mas não menos importante, temos o ultimo dos 7 erros que todo desenhista iniciante comete. Que é: não finalizar seus desenhos.

E aqui entra um grande mito do desenho, e que infelizmente, muitos desenhistas acreditam: o mito de que é necessário ter materiais caros para desenhar.

Ou seja, muitos desenhistas iniciantes não finalizam seus desenhos por acharem que “não tem os materiais certos”. E como eu falei no post sobre mitos do desenho, não é necessário ter materiais caros para fazer um desenho bem-feito.

Mesmo com materiais superbaratos é possível fazer desenhos incríveis, como esses:

Então, comece a finalizar seus desenhos com os materiais que você tem. Garanto que vai valer a pena. Afinal, além de aprender a usar os materiais, você vai ter vários desenhos finalizados para ver e rever quando quiser.

Leia também:

 

Tags: |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *