Como fazer desenho de observação

Se você tem dificuldade em fazer desenhos proporcionais ou queira melhorar sua percepção visual, o desenho de observação pode ser uma excelente alternativa. E no post de hoje eu vou te explicar exatamente o que é o desenho de observação e também como fazer desenho de observação.

O que é o desenho de observação?

E respondendo essa dúvida, o desenho de observação é uma das várias maneiras de se fazer um desenho. Nesse caso em específico, o desenho é feito reproduzindo um objeto, pessoa ou paisagem que você esteja vendo.

Assim, você passa a melhorar não só sua percepção visual, mas também seu nível de desenho. Além é claro, de melhorar e muito seu repertório visual. O que pode ser muito útil se você deseja criar cenários e composições mais complexas em seus desenhos.

E um bom exemplo disso é o Kim Jung Gi. Que é um desenhista que ficou muito famoso justamente por desenhar sem fazer qualquer tipo de esboço ou referência fotográfica. Usando somente seu conhecimento e repertório visual para fazer desenhos incríveis.

Porém, é importante dizer que não é fácil chegar no mesmo nível do Kim Jung Gi. Afinal, ele possui muitos e muitos anos de prática no desenho de observação.

Ainda sim, você pode usar essa maneira de desenhar como forma de melhorar seus desenhos em geral. E é exatamente isso que vou te mostrar a seguir.

Como fazer desenho de observação?

E ao contrário do que pode parecer, fazer um desenho de observação é muito simples. Você só precisa de dois materiais essenciais de desenho: um papel (ou sketchbook) e um lápis (ou lapiseira).

Tendo esses dois materiais básicos de desenho você só precisa achar algo para desenhar. E aqui entra o grande dilema do desenho de observação.

Isso porque a maioria dos desenhistas não gostam de desenhar coisas mais simples, como frutas, flores, utensílios de cozinha e etc. Então como tornar o desenho de observação mais interessante?

Simples, comece desenhando algo que você goste e consiga usar no desenho de observação. Pode ser um item esportivo (skate, bola de futebol), um colecionável (action figure, funko e etc) ou qualquer outra coisa que você goste.

Assim ficará mais fácil de ir aumentando o seu repertório visual. E aos poucos, conseguirá desenhar coisas mais “chatas” sem se incomodar.

Dessa forma, quando você encontrar algo que goste de desenhar, fazer o desenho de observação é realmente muito simples. Você só precisa ficar a uma distância que permita ver todos os detalhes nitidamente e começar o desenho.

Se forem objetos pequenos, um braço ou dois de distância são mais que o suficiente. Se forem objetos grandes ou paisagens, tente ficar a uns 5 ou 10 metros de distância.

Inclusive, isso facilita que você consiga usar seu polegar ou o lápis (ou lapiseira) como referência de tamanho para desenhar os objetos na mesma proporção.

E o intuito desse tipo de desenho não é fazer um desenho hiper-realista e detalhado. Mas sim conseguir esboçar aquele objeto ou paisagem e finalizar adequadamente.

Ou seja, da mesma maneira que você estiver vendo. Levando sempre em conta a proporção, forma, luz e sombra e a perspectiva. Que no caso, é de onde você está vendo o objeto.

Conclusão

Por fim, mas não menos importante, tente sempre desenhar coisas diferentes do que você está acostumado. Mesmo que seja algo mais “chato” como frutas ou arvores.

Isso fará com que você aumente muito seu repertório visual. E consiga, por exemplo, usar esse repertórios em desenhos futuros. Mesmo que não tenha nenhuma referência fotográfica, assim como o Kim Jung Gi.

Fora isso, não deixe de estudar a fundo os fundamentos do desenho. Isso vai facilitar que você consiga desenhar os objetos, pessoas e paisagens com mais facilidade.

Posts recomendados:

 

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *