qual o melhor ssd para designers e ilustradores

Quem trabalha com design ou edição, sabe bem a diferença que faz conseguir finalizar um projeto mais rápido. E um dos dispositivos responsáveis por aumentar essa velocidade, é justamente o SSD. Então, neste post eu vou te mostrar qual o melhor SSD para designers e editores.

Vale dizer que, apesar do foco serem Designers e Editores, o SSD não é um dispositivo apenas para designers e editores. Afinal, qualquer profissional ou hobbysta que utilize um computador ou notebook, vai se beneficiar com o ganho de performance que o ele traz.

Contudo, o ganho mais expressivo vai ser o de quem utiliza o computador para projetos mais pesados, como edições, renders, etc. Todavia, antes de mostrar qual o melhor SSD, é importante explicar o que é esse tal de SSD:

O que é um SSD

SSD ou Solid State Drive (Unidade de estado sólido, em português) é um dispositivo de armazenamento de dados, semelhante a um HD, só que muito mais rápido.

Em outras palavras, é um dos dispositivos/acessórios que vai fazer com que você não se estresse ao abrir, renderizar e transferir arquivos. Principalmente quando falamos de arquivos maiores e pesados.

E digo “um dos”, pelo simples fato de que, o SSD por si só, não faz milagres. Ou seja, ele precisa trabalhar em conjunto com os demais componentes do seu computador ou notebook.

E nesse sentido, se o seu computador ou notebook for muito fraco, não é o SSD que vai salvar ele por completo. Mas claro, o SSD já ajuda (e muito) quando se trata de computadores mais velhos e fracos.

Afinal, ele pode literalmente “dar vida” para um notebook ou computador antigo. Mas, é como eu falei, ele é um dispositivo que está diretamente ligado aos demais, como processador e memória RAM.

E se esses dispositivos (principalmente o processador) estiverem “muito lentos” para a aplicação desejada (edição, renderização, desenho digital, etc), você vai precisar fazer um upgrade neles também (ou em último caso, adquirir um computador/notebook novo).

Tipos de SSD

Ao contrário do que muitos imaginam, escolher um SSD é algo realmente muito simples. Mas, para isso, você precisa se atentar ao tipo de conector que o SSD utiliza.

Isso porque, existem basicamente dois modelos de conectores disponíveis para computadores e notebooks de uso geral: Sata (principalmente Sata III) e M.2 (PCIe).

Sata III

O conector Sata III é o mesmo utilizado para HD’s. O que facilita muito na hora de instalar um SSD, afinal, a “entrada” no computador ou notebook é a mesma.

Sem contar que, o custo de um SSD com conector Sata III é bem menor do que um com conector M.2. Além disso, existem algumas limitações com esse tipo de conector.

A principal delas, é a velocidade de conexão, que vai até 6 Gb/s. Ou seja, ele suporta uma velocidade de leitura e gravação de aproximadamente 750 MB (mas que na prática, cai para próximo de 600 MB).

M.2 (PCI Express)

Já o M.2 utiliza a conexão PCI Express, o que garante uma velocidade de conexão muito superior, chegando até 32 Gb/s. Suportando assim, uma velocidade de leitura e gravação de aproximadamente 4 GB. Ou seja, quase 7x mais rápido que o conector Sata III.

Mas, vale dizer que não são todos os computadores e notebooks que suportam os SSDs M.2. Ainda mais se for uma conexão PCI Express muito antiga, como a 1.0 ou 2.0. Além disso, os M.2 possuem tamanhos diferentes, abaixo é possível ver os tamanhos mais comuns:

Tamanhos de SSD
Dimensões de SSD M.2 (PCIe)

Sendo assim, é imprescindível que você confira antes de comprar se, o seu computador ou notebook oferece suporte para a tecnologia M2 (PCIe 3.0 ou superior). E claro, possui espaço físico suficiente para o SSD.

Comparação entre HD e SSD

Abaixo é possível ter uma noção do ganho de performance que um SSD pode te trazer:

Qual o melhor SSD para designers e editores
Comparação entre HD e SSD (Sata III e M2)

Qual o melhor SSD para Designers e Ilustradores?

Apesar de existirem muitos modelos e marcas disponíveis hoje no mercado, separei dois modelos que são muito interessantes. Sendo um com conexão Sata III e outro com conexão M.2 (PCIe), ambos com um excelente custo-benefício.

Kingston A400

Começando pelo Kingston A400. Simplesmente um dos melhores SSDs disponíveis no mercado, com velocidades de 500 MB/s para leitura e 320MB/s para gravação.

Além disso, a linha A400 está disponível com capacidade de armazenamento que vai de 120 GB até 1,92 TB. Permitindo assim, que você consiga trabalhar e armazenar arquivos realmente muito grandes, principalmente nos SSDs com capacidade maior que 900 GB.

Nesse sentido, a linha A400 conta com as seguintes capacidades de armazenamento:

SSD Kingston A400 – Foto: Reprodução

Melhor Preço

Samsung 970 EVO

E para fechar com chave de ouro, temos o Samsung 970 EVO. Que por ser um M.2 (PCIe), conta com um desempenho excepcional, com velocidades de 3,500 MB/s para leitura e 2,500 MB/s para gravação.

Ou seja, uma velocidade de leitura 7x maior do que um SSD Sata III e uma velocidade de escrita quase 8x maior. E isso, comparando com o A400 da Kingston, se for comparar com um HD convencional, chega a ser insano.

Uma vez que, o Samsung 970 EVO possui uma velocidade de leitura 23x maior do que um HD e uma velocidade de escrita quase 17x maior.

E assim como o A400, o Samsung 970 EVO está disponível com as diferentes capacidades de armazenamento, que vão de 250 GB até 2 TB.

capacidades de armazenamento disponíveis:

SSD Samsung 970 EVO NVMe M2 (PCIe) – Foto: Reprodução

Melhor Preço

Conclusão

Por fim, mas não menos importante, vale dizer que pode não ser tão interessante comprar um M.2 com capacidade tão alta. Uma vez que de um SSD Sata III para um M.2 o ganho de desempenho não é tão significativo como do HD para o SSD (Sata III e M.2).

Então, deixo aqui uma dica: compre um SSD M.2 para utilizar como “padrão” do seu sistema operacional e um SSD Sata III para o armazenamento em si.

Com isso, você tem o melhor dos dois mundos. Nesse sentido, uma combinação interessante é um SSD M.2 de 256 GB (para o sistema) + SSD Sata III de 1 TB ou mais (para o armazenamento de arquivos).

Lembrando que, um computador tende a possuir mais de uma entrada Sata III, permitindo que você tenha mais de um SSD. Já no caso dos Notebooks, não é uma regra, mas muitos vem com uma conexão de cada. Isto é, uma Sata III e uma PCIe.

Bom, agora você já sabe qual o melhor SSD para designer e editores.

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

Tags: | | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *