como receber renda passiva com arte

De um tempo pra cá, assuntos sobre “investimentos” estão se tornado cada vez mais populares. E um dos objetivos de quem começa a estudar sobre investimentos é: ter uma fonte de renda passiva. Mas será que é possível ter uma renda passiva com ARTE? É exatamente isso que vou te mostrar neste post! Mas antes de mais nada…

O que é renda passiva?

Apesar de ser um termo novo para muitas pessoas, o conceito é muito antigo. E pode ser explicado de maneira bem simples, para isso é importante que você entenda a diferença entre renda passiva e renda ativa:

Renda ativa

A renda ativa é bem simples de ser explicada. É todo e qualquer trabalho que você precisa fazer de forma continua para receber. Isto é, você precisa trabalhar continuamente para receber seu salário/pagamento.

Um exemplo bem simples disso é um emprego com carteira assinada (ou concursado). Onde você troca o seu tempo/esforço para receber o salário no mês seguinte.

E nesse sentido, se você faltar um dia, uma semana ou um mês, a empresa simplesmente irá descontar esse valor do seu salário.

Renda passiva

Já no caso da renda passiva, você recebe sem ter que trabalhar de forma contínua. Ou seja, você recebe independente de trabalhar ou não. Alguns exemplos de renda passiva são:

Assim, mesmo que você esteja comendo, dormindo ou de férias, o dinheiro vai continuar caindo na sua conta. E o melhor de tudo, sem que você tenha que “trabalhar” continuamente para isso.

E eu sei que você deve estar pensando: “tá, mas como eu faço para receber renda passiva com ARTE?”. Bem, existem duas formas: sendo um artista ou investindo em arte.

Renda passiva com ARTE

Se você for um artista, é um pouco mais simples. Afinal, você muito provavelmente já tem o conhecimento para criar suas próprias artes.

E nesse sentido, a maneira mais simples de receber renda passiva com arte é através dos royalties. Ou seja, os direitos autorais sobre a suas artes (independente quais sejam).

Assim, você recebe uma certa quantidade de dinheiro (corresponde ao seu percentual de royalties) cada vez que seu trabalho for exibido/vendido e etc.

E são praticamente infinita as possibilidades para você recebe royalties da sua arte. Você pode, por exemplo, receber royalties ao fazer um “job” para uma grande empresa ou mesmo disponibilizar sua arte em plataformas digitais.

Alguns exemplos de plataformas para disponibilizar sua arte e receber por isso são:

  • Zazzle;
  • Colab55;
  • Society6;
  • Redbubble.

Dessa forma, as pessoas podem usar suas artes em itens personalizados e você recebe um percentual sobre cada venda (a porcentagem varia de plataforma para plataforma). Recebendo inclusive, em dólares (americanos, é claro).

E além dessas plataformas, você também pode disponibilizar suas artes em bancos de imagens (bancos de fotos), como:

  • Shutterstock;
  • Adobe Stock.

E apesar do Shutterstock e o Adobe Stock serem os mais conhecidos, existe uma infinidade de bancos de imagens que você pode disponibilizar suas artes.

Mas atenção: existe dois tipos de bancos de imagem: os bancos de imagem gratuitos e os pagos. Os gratuitos são aqueles que as pessoas podem baixar sua imagem de graça. Ou seja, você não recebe nada por isso.

E existe os pagos. Onde as pessoas podem comprar suas artes/imagens e você recebe uma porcentagem por isso.

NFT

Uma outra alternativa para você receber renda passiva arte é através dos NFTs (tokens não fungíveis). Que além de estarem cada vez mais populares, estão deixando muitos artistas ricos (financeiramente).

Porém com uma pequena diferença das plataformas anteriores. Com os NFTs, é você (artista) que define o preço da sua arte. Além é claro, de poder receber royalties a cada nova venda da sua arte.

Inclusive, eu já fiz alguns post aqui no blog sobre NFTs. E claro, recomendo que você dê uma lida depois. Afinal, neles eu explico melhor sobre essa tecnologia incrível:

Posts relacionados:

Todavia, existem diversas plataformas para você negociar suas artes como NFTs. Contudo, as principais e mais usadas são:

  • OpenSea;
  • SuperRare;
  • Mintable;
  • Nifty Gateway.

E no caso de quem não é artista?

Agora, mesmo que você não seja um artista, ainda assim você pode receber renda passiva com arte. Uma maneira muito interessante é através de fotos.

Isto é, se você tiver uma câmera fotográfica ou um celular, você pode tirar fotos e disponibilizá-las em bancos de imagem (os mesmo citados anteriormente).

É inclusive, é uma excelente forma de você se expressar artisticamente e melhor, receber por isso. Mas claro, veja quais são os requisitos mínimos dos bancos de imagens antes de começar a tirar fotos por aí.

Contudo, essa não é a única forma de receber renda passiva com arte. Você pode investir em música, sendo mais específico em royalties de músicas.

Sendo também uma excelente forma de diversificar sua carteira de investimentos, caso você já invista em outros ativos (ações, fundos imobiliários, títulos públicos e etc).

Considerações finais

Por fim, é importante dizer que, para receber uma renda passiva com arte você precisará necessariamente trabalhar antes (ou investir financeiramente, no caso de royalties de músicas).

Ou seja, você vai precisar produzir um determinado número de artes para disponibilizá-las nas plataformas citadas anteriormente.

E aqui entra uma dica: não espere receber a primeira vez para continuar produzindo. Isto é, criar umas 4 ou 5 artes e espera até que elas sejam vendidas para começar a produzir mais.

Esse é um erro muito comum de quem está começando a trabalhar com essas plataformas. Isso porque, quem recebe uma boa quantia dessas plataformas, normalmente tem algumas centenas de artes/imagens disponíveis para venda/uso.

Então, se você quiser ter uma boa fonte de renda passiva com arte, você vai precisar levar isso a sério. Caso contrário, você estará literalmente pagando para trabalhar.

Leia também:

 

Tags: | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *