NFT: futuro da arte digital ou apenas uma moda passageira? Essa é uma das maiores dúvidas quando o assunto é NFTs (Tokens não fungíveis). Porém, a resposta para essa pergunta pode te decepcionar…
Afinal, existe uma grande polarização quando o assunto é NFT. E em grande parte, essa polarização acontece devida a alta desinformação que existe sobre o assunto.
E que vão desde questões climáticas até questões de fiscalização. O que entre outras coisas, faz com que os artistas (que deveriam amar a tecnologia) acabem odiando os NFTs.
E nesse sentido, a grande pergunta que fica é: quem ganha com toda essa desinformação sobre os NFTs? Deixo essa pequena e polêmica dúvida no ar.
Todavia, vamos analisar alguns pontos importantes sobre os NFTs:
NFT: futuro da arte digital ou apenas uma moda passageira?
O ponto mais importante que você deve analisar quando o assunto é NFTs é: quais são os benefícios reais dos NFTs (tokens não fungíveis)?
Isto é, o que a tecnologia por trás dos NFT trás exatamente de vantagem se comparado ao atual sistema de certificação, registro e comercialização de obras digitais (fotos, vídeos, músicas e etc)?
Sem ter que pensar muito é possível listar as seguintes vantagens:
- Segurança;
- Baixo custo;
- Sem burocracias;
- Facilidade de acesso às informações;
- Privacidade e anonimato;
- Sem fronteiras;
- Valorização.
Mas o maior benefício, de longe é o simples fato de você (como artista) poder receber o valor justo pelo seu trabalho. Algo essencial, principalmente em um pais como o Brasil.
Onde infelizmente, o Brasileiro precisa trabalhar quase metade do ano apenas para pagar por impostos. E pra piorar, muitos artistas apoiam isso. Pedindo inclusive, para que seja criado mais impostos para a população.
Nesse sentido, não só o NFT, mas toda a tecnologia Blockchain (incluindo as criptomoedas) está permitindo que esse situação mude (mesmo que aos poucos).
O interesse em NFTs
Ainda assim, é difícil (para não dizer impossível) prever o futuro dos NFTs. Porém, uma coisa é certa: a tendência é que o interesse em NFTs se estabilize.
Ou seja, no atual momento, ainda estamos vivendo um momento de “euforia” passageira com os NFTs. E é bem provável que esse interesse fique mais estável ao longo dos próximos anos.
Dessa forma, boa parte das pessoas que estavam entusiasmadas com os NFTs vão acabar deixando isso de lado e vão “migrar” para a nova euforia do momento. Como já acontece com outras tecnologias e “mercados”.
Contudo, isso não significa que os NFTs vão acabar, apenas que vão se “normalizar” em um determinado patamar.
Considerações finais
Por fim, mas não menos importante, recomendo que você (artista que está lendo este post) pesquise mais sobre as vantagens que esse mercado oferece. E claro, aproveite essas vantagens.
Afinal, é uma tecnologia que está disponível e acessível para todos. Principalmente para pequenos artistas. Em outras palavras, mesmo que você não seja um artista com milhões de seguidores nas redes sociais, você só tem a se beneficiar com os NFTs.
Então, até o próximo post.
Leia também:
0 Comentários