O que é palco sonoro em fones de ouvido

Um dos termos que, apesar de não ser novo, vêm se popularizando, é o termo palco sonoro em fones de ouvido. Mas afinal, o que é esse tal “palco sonoro” e como saber se o seu fone tem isso? É exatamente isso que vou te mostrar no seu post!

O que é palco sonoro?

Começando então por: o que é palco sonoro? E, resumidamente, palco sonoro (soundstage) é a a percepção sonora do espaço no qual foi realizada a gravação (ou seu equivalente eletronicamente processado).

Possibilitando assim, criar uma imagem da distância e posicionamento de cada voz e instrumento utilizado no processo de gravação.

Em outras palavras, palco sonoro é a capacidade de você conseguir identificar por meio do som o espaço onde todas as vozes e instrumentos estão localizados e a distância entre eles, como se eles estivessem, de fato, vindo de lugares diferentes.

Contudo, o palco sonoro é um efeito muito superestimado, especialmente em fones de ouvido. Isso porque, por melhor que seja o fone, ainda é um fone e, como tal, possui limitações se comparado a um sistema de caixas de som.

Tanto é que, o palco sonoro é significativamente mais perceptível em um sistema de caixas do que em sistemas de fones. Inclusive, se você colocar um iniciante para ouvir músicas em um fone com um maior palco sonoro, é bem provável que ele nem perceba o palco sonoro.

Por outro lado, em um sistema de caixas, mesmo um iniciante consegue sair do ambiente com a sensação de que estava, de fato, em um palco com instrumentos e vozes ao redor.

E, mesmo em fones mais sofisticados é necessário prestar muita atenção para perceber o palco sonoro nas músicas. Sendo, em muitos casos, confundido com a espacialidade e alguns outros termos.

Diferença entre palco sonoro e outros termos

Apesar dos termos “palco sonoro”, “profundidade”, “espacialidade”, “imagem” e “tridimensionalidade” estarem relacionados, eles não são a mesma coisa, confira:

  • Profundidade: é sensação de que os instrumentos estão distantes uns dos outros, podendo assim, distinguir qual está mais próximo e qual está mais longe, como se estivessem dispostos em “diferentes planos”.
  • Espacialidade: é a capacidade de identificar o “espaço” e o tamanho desse espaço onde a música está tocando.
  • Tridimensionalidade: capacidade de reproduzir a sensação de lugar, tamanho e corpo de cada instrumento ou voz, dando a sensação de um espaço tridimensional.
  • Imagem: é a recriação precisa dos instrumentos presentes na música, com tamanho e localização de cada um, além das características acústicas, como reverberações.

Conclusão

Grosso modo, podemos dizer que o palco sonoro nada mais é do que a combinação de vários fatores que, juntos, dão a sensação de que você “está lá” no mesmo lugar onde a música está acontecendo.

Ainda assim, são poucos os fones que vão entregar um palco sonoro que seja, de fato, perceptível. E isso, mesmo entre os fones abertos, que, em teoria, são os que possibilitam um maior palco sonoro.

Nesse sentido, se você estiver em busca de um fone que consegue, de fato, entregar uma boa experiência de palco sonoro, recomendo que teste o HD 800, da Sennheiser.

Visto que, ele é hoje um dos melhores fones para quem busca a experiência de palco sonoro em um fone. Mas, é importante dizer que o HD 800 não é o tipo de fone que agrada a todos.

Uma vez que, ele é um fone com tuning mais neutro e analítico. Não sendo uma opção tão interessante para quem busca um fone para músicas mais “animadas” e, que tendem a se beneficiar, principalmente, dos graves, como é o caso de Eletrônica, Rap, Pop, etc.

Bom, esse foi o post de hoje sobre o que é palco sonoro em fones de ouvido.

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *