O que é tuning de fones?

Se você iniciou a pouco tempo no hobby do áudio, é bem provável que já tenha se deparado com o termo “tuning”. Mas afinal, o que é tuning? Qual sua importância na hora de comprar um fone? É exatamente isso que vou te mostrar neste post.

O que é Tuning?

Antes de falarmos de tuning, é importante dizer que todo transdutor de áudio possui uma faixa de frequência de sons que ele consegue reproduzir, no caso dos alto-falantes, e captar, no caso dos microfones.

Então, quando falamos de fones de ouvidos, estamos falando de um equipamento que, em geral, conseguem reproduzir sons na faixa de frequência que vai de 20 Hz até 20 kHz (20 mil Hertz).

Isso significa que um fone, em teoria, vai responder em todas as faixas dos 20 Hz aos 20 kHz — Que inclusive, é a faixa de frequência audível dos seres humanos.

E o tuning, nada mais é do que o equilíbrio tonal entre as faixas. Ou seja, é o equilíbrio entre os graves, médios e agudos.

Leia também:

O que são graves, médios e agudos?

Por que o tuning é importante?

Quando estamos buscando um fone para comprar, queremos um fone que tenha um equilíbrio tonal interessante para nós, que combine com nossos gostos musicais e afins.

Caso contrário, a experiencia de ouvir nossas músicas favoritas vai ficar comprometida. E é exatamente nesse ponto que entra a importância de conhecer e entender o que é tuning.

Obviamente, existem outros fatores que você deve considerar na hora de comprar um fone. Ainda assim, se você se importa com o som e a qualidade sonora do fone que você quer comprar, o tuning é um dos principais fatores para considerar.

O equilíbrio ideal

Com isso, é de se imaginar que o tuning ideal seja o de um fone “flat”, isto é, um fone com todas as faixas na “mesma linha”, igualmente equilibradas. Igual na imagem abaixo:

O que é tuning?
Exemplo de como seria um gráfico de resposta em frequência de um fone com tuning “flat”.

Porém, na prática, seria um fone horroroso de ouvir, isso porque, o fone precisa ter, mesmo que minimamente, variações entre as faixas. E, apesar de não existir um fone totalmente flat, existem fones que são considerados “neutros”.

Ou seja, que possuem graves, médios e agudos devidamente equilibrados, sem que haja uma sobreposição excessiva de uma determinada faixa ou outra. Usados, principalmente, por audiófilos.

E, o melhor exemplo de fone neutro é o Sennheiser HD 600. Abaixo é possível observar o gráfico de resposta em frequência do Sennheiser HD 600:

O que é tuning nos fones?
Gráfico de resposta em frequência do Sennheiser HD 600 (Tuning Neutro).

Sendo uma grande referência em neutralidade. Contudo, para a maioria das pessoas, esse é um fone que pode ser considerado bem sem graça.

Isso porque, ele te mostra a música “original”, isto é, exatamente como ela foi mixada e masterizada, sendo muito diferente da música que estamos acostumados a ouvir em fones e caixas de som por aí.

Uma vez que, fones e caixas de som, em geral, possui um tuning mais energético, caloroso, etc. Fazendo com que as músicas soem de maneira bem diferente, normalmente, com muito mais graves e agudos.

E apesar de ser um tema polêmico, o fone neutro é excelente em mostrar qual música que foi bem mixada e masterizada e qual que não foi. Em outras palavras, se você não gosta das músicas em um fone neutro, sinto dizer, mas o problema não é o fone…

Tipos de tuning

Todavia, o tuning neutro é apenas um entre vários outros. Confira abaixo os principais “tipos” de tunings de fones de ouvido:

  • V-shape: graves e agudos mais destacados com os médios bem recuados;
  • U-shape: graves e agudos mais destacados com os médios recuados;
  • Bright: graves e médios neutros com os agudos mais destacados;
  • Neutro: graves, médios e agudos equilibrados;
  • Dark: agudos recuados;
  • Warm: graves e médios destacados com os agudos neutros;
  • Mid-Forward: graves e agudos neutros com os médios mais destacados.

Vale dizer que, algumas marcas tendem a criar assinaturas próprias e muito marcantes, como a famosa curva Harman (Harman Target):

Curva Harman

Que, nada mais é, do que um projeto para entender e criar aquilo que seria o “tuning ideal” — ou, pelo menos, que esteja alinhado com a preferência da maioria das pessoas. Visto que, a maioria das pessoas tendem a preferir um tuning mais em “V” e em “U”, com graves e agudos mais destacados.

Qual o melhor tuning?

Infelizmente, essa é uma resposta que apenas você é capaz de responder. Até porque, o tuning ideal para mim pode ser muito diferente do tuning ideal para você.

Nesse sentido, o melhor tuning é aquele que faz mais sentido para você e para o seu gosto musical. E, a melhor forma de descobrir o tuning ideal para você, é testando.

Então, teste fones com tunings diferentes e veja quais te agradam mais. Inclusive, você encontra review de vários fones aqui no blog, seja in-ears, earbuds, over-ears, etc.

Se você estiver em dúvida sobre qual fone testar primeiro, recomendo o CCA CRA (U-shape, bem próximo tonalmente da curva Harman) e o Mondroop CHU (mais neutro). São fones tonalmente diferentes, porém, excelentes para quem está iniciando no hobby do áudio.

A partir deles você já consegue ter uma base de qual é o seu tuning ideal, isto é, se está mais pra um U-shape/V-shape ou um tuning mais neutro, etc.

Bom, então esse foi o post de hoje sobre o que é tuning.

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *