vale a pena ter mais de um fone de ouvido?

Com tantas opções de fones e de tunings diferentes, será que vale a pena ter mais de um fone? Ou é melhor ter um único fone para “tudo”? É exatamente isso que vou te mostrar neste post.

Vale a pena ter mais de um fone?

E a resposta simples e direta é: depende. Afinal, depende de qual tipo de fone estamos falando, seu uso diário e seu estilo musical.

Então, vamos por partes. Para facilitar, imagine que você utilize seu fone apenas ouvir um único estilo musical, por exemplo, música eletrônica.

Nesse caso, pode valer muito a pena ter um único fone, principalmente, se for um fone com um tuning mais energético, com uma curva em “V” ou em “U”.

Mas, pode ser que você goste de ouvir suas músicas em locais distintos, como: em casa; na escola/faculdade; na academia. Dessa forma, pode ser sim muito interessante você ter mais de um fone, não com tunings diferentes, mas de “tipos” diferentes.

Um exemplo seria você ter um in-ear ou earbud para o dia a dia, isto é, para usar na faculdade, no trabalho, academia, etc. E outro fone para usar em casa, como um on-ear ou over-ear (dependendo da sua preferência).

Todavia, se você possui um gosto musical mais eclético e diversificado, é sim muito válido ter mais de um fone. Até porque, nesse caso, você terá estilos musicais que se beneficiam de tunings diferentes e mais específicos.

Além de ser uma oportunidade de você conhecer melhor tunings diferentes e, até mesmo, encontrar o seu tuning ideal. E sim, pode ser que você ainda não o tenha encontrado, visto que, nos acostumamos com o equipamento que usamos — mesmo não gostando.

O problema de ter um único fone

Por fim, temos a situação oposta, que é ter um único fone para “tudo”. E o maior problema nesse caso, é justamente ter um fone que não é tão indicado para determinados usos.

Por exemplo, se você tem um fone over-ear ou on-ear e usa esse fone para treinar, você está diminuindo consideravelmente a vida útil dele. Isso porque, a maioria dos fones over-ear não possui certificação IP (Grau de Proteção IP) contra suor, respingos, excesso de umidade ou contato com líquidos de forma geral.

Bastando apenas o contato com o suor para já desgastar as almofadas laterais do fone. Além da possibilidade de queimar o fone — por estar sucessível a respingos de suor.

Obviamente, se você tem um in-ear ou earbud sem fio (TWS) e com proteção IP equivalente, ter um único fone dificilmente será um problema. Visto que, um fone assim é extremamente coringa, funcionando não só para a prática de atividades físicas, mas também para os demais usos do dia a dia.

Ainda assim, vale muito a pena ter mais de um fone, principalmente se for um in-ear ou earbud sem fio e um over-ear ou on-ear cabeado de boa qualidade. Um para usar no dia a dia e outro apenas para ouvir suas músicas favoritas com maior qualidade sonora.

Bom, esse foi o post de hoje mostrando se vale a pena ter mais de um fone de ouvido.

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *