O que é um DAC (Digital-to-Analog Converter)

Quem inicia no hobby do áudio, costuma ficar perdido com algumas siglas e equipamentos que normalmente são utilizados no meio. Um bom exemplo disso, é a dúvida sobre o que é um DAC (Digital-to-Analog Converter) e qual a sua função em um sistema de som e/ou fones de ouvido.

Então, neste post vou te explicar exatamente o que é um DAC, qual a função deste equipamento e suas diferenças para um amplificador. Começando então por:

O que é um DAC?

DAC, é a sigla para Digital-to-Analog Converter (Conversor digital-analógico, em português). E, na prática, o DAC é o equipamento que vai fazer a conversão de um sinal digital para analógico.

Mas por que fazer esta conversão de sinal?

Antes de mais nada, precisamos entender como funciona um sistema de som. E, de maneira bem resumida, quando você ouve uma música em um fone de ouvido ou caixa de som, esse música precisou passar por diversas etapas até chegar no seu fone ou caixa de som.

Etapas de uma música

A primeira etapa, é justamente a etapa de geração, isto é, a etapa onde alguém precisou cantar e/ou tocar um determinado instrumento para gerar o som que você ouve na música.

Na segunda etapa, esse som passou por um transdutor, isto é, um equipamento que transforma um “tipo de energia” em outro (ex: energia mecânica em energia elétrica). E, no caso do som, são utilizados microfones para fazer essa transformação de energia, transformando assim, o som em um sinal elétrico.

Na terceira etapa, esse som, já no formato de um sinal digital, passa por um processo de gravação, onde ele é gravado em uma mídia física (vinil) ou digital (arquivos de áudio, como MP3, WAV, FLAC, etc.).

Já na quarta etapa, é onde o sinal é “lido” por um equipamento. No caso do vinil, o equipamento responsável por fazer essa leitura é o toca-discos. Já no digital, essa parte fica por conta do celular ou notebook/computador e DAC. Sendo o celular ou notebook/computador responsável por “ler as informações” e enviar o sinal digital para o DAC. E o DAC, é o responsável por fazer a conversão do sinal, de digital para analógico.

Na quinta etapa, esse sinal analógico passa por um amplificador, que, como o próprio nome sugere, é responsável por amplificar esse sinal. Fazendo com que ele não fique “baixo” no transdutor (fone de ouvido ou caixa de som).

E na última etapa, o sinal sai do amplificador e vai novamente para um transdutor, neste caso, um fone de ouvido ou caixa de som. Que, transforma esse sinal elétrico em vibrações no ar e, essas vibrações no ar (ondas mecânicas), geram as frequências sonoras que conseguimos ouvir e entender como um som.

A conversão

Dessa forma, quando falamos em reproduzir um música em um fone ou caixa de som, precisamos enviar um sinal que o transdutor (fone ou caixa de som) consiga reproduzir.

Em outras palavras, o DAC é o responsável por fazer essa conversão de sinal, convertendo um sinal digital, que o transdutor não consegue reproduzir, em um sinal que o transdutor consegue reproduzir, no caso, o sinal analógico.

E qual a diferença entre o DAC e o amplificador?

Diferença entre DAC e Amplificador

Apesar de, visualmente, parecerem equipamentos similares, são equipamentos diferentes em alguns aspectos. Isso porque, o DAC faz apenas a conversão do sinal, de digital para analógico.

Dessa forma, a maneira mais simples de identificar um DAC é pelas entradas e/ou saídas disponíveis no equipamento.

Afinal, como o DAC tem a função de fazer a conversão do sinal digital para analógico, ele vai ter entradas para receber esse sinal vindo do notebook/computador ou celular, como Bluetooth, USB, cabo óptico, coaxial, etc. E, como saídas, conectores como XLR e RCA para enviar o sinal para o amplificador.

DAC Smsl Su-9
DAC Smsl SU-9 – Foto: Reprodução

Comprar no AliExpress

Já o AMP (amplificador), vai amplificar o sinal analógico vindo do DAC, para que ele possa ser reproduzido no transdutor (fone ou caixa de som).

Então, para poder amplificar o sinal vindo do DAC, o amplificador vai ter que usar entradas compatíveis com o DAC, como XLR e RCA, porém, as saídas já vão ser para fones ou caixas de som.

Mas, existem também equipamentos que fazem ambas as funções no mesmo equipamento, ou seja, atuam como DAC e Amplificador. Com isso, você já tem em um mesmo equipamento todas as entradas e saídas necessárias para tocar caixas de som e/ou fones de ouvido.

Inclusive, utilizar um equipamento que atua como DAC e AMP é uma opção muito interessante para quem está iniciando no hobby e quer começar a montar um sistema de som ou de fone de ouvido.

Por fim, mas não menos importante, vale dizer que o DAC por si só não é capaz de tocar um transdutor sozinho, seja caixa de som ou fone de ouvido. Sendo necessário a utilização de um amplificador, para que o som não fique muito baixo.

Conclusão

É importante dizer que, o DAC e o amplificador juntos são apenas uma pequena parcela do som que você está ouvindo. Em outras palavras, o grande responsável pela qualidade do que você ouve é o fone ou a caixa de som utilizada.

Dessa forma, não adianta você utilizar um DAC e amplificador de R$ 5000 para tocar um fone ruim. Visto que, o fone, ainda assim, vai continuar sendo ruim. Ou seja, o DAC e amplificador não fazem milagres quando a qualidade do fone e/ou caixa de som é ruim.

Então, se você estiver pensando em investir em um DAC e amplificador, foque primeiro em comprar um bom fone ou caixa de som, para depois, se necessário, investir em um DAC e amplificador externo.

E digo “se necessário”, porque em alguns casos, não é realmente necessário investir em um DAC e amplificador externo. Isso porque, o celular, tablet, notebook/computador já é mais do que suficiente para tocar o fone que você está usando.

Sem contar que, muitas caixas de som já possuem um DAC e amplificador integrados — bastando apenas você conectar as caixas a um celular, notebook/computador, etc.

Contudo, se você não quer ter que se preocupar com um DAC e amplificador externo, a melhor opção, é utilizar fones e caixas de som bluetooth. Afinal, os fones e caixas bluetooh já vêm com os circuitos de conversão e amplificação integrados.

Bom, então esse foi o post de hoje sobre o que é um DAC.

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *