Sair do bloqueio criativo

O bloqueio criativo é sem dúvida um pesadelo… e pior, um pesadelo que pode acontecer com qualquer um, principalmente se você trabalha diretamente com a criatividade ( músicos, artistas, escritores etc).

Mas afinal, o que é bloqueio criativo?

Bloqueio Criativo

E de forma resumida, podemos descrever o bloqueio criativo como sendo uma dificuldade para ter uma nova ideia ou inspiração na hora de criar/desenvolver seu próximo trabalho ou projeto.

Mas você deve estar se perguntando:

Será que os grandes músicos, artistas e escritores não são sofrem com o bloqueio criativo?

E sim, eles sofrem. Porém, eles utilizam algumas técnicas simples para sair do bloqueio criativo. Sendo assim, quero compartilhar com você algumas dessa técnicas nesse post.

E eu posso te garantir que ao final desse post você vai sair com uma visão diferente do bloqueio criativo. Mas antes, quero te falar sobre os principais motivos que podem te levar a ter um bloqueio criativo.

Os principais motivos do bloqueio criativo

Perfeccionismo

Começando então pelo perfeccionismo. E não, não há nada de errado em buscar pontos de melhoria em seu trabalho, seja ele qual for, mas a busca incessável pela perfeição de algo é tão eficiente quanto tentar “segurar” a água com uma peneira.

O ponto é que sempre você vai achar algo que não está “perfeito”, mesmo após refazer pela milésima vez. Então, desligue o seu “critico” interior e deixe a imperfeição dar vida ao seu trabalho.

Como diria o Jake Parker: “Finalizado, não perfeito”.

O sucesso passado

O segundo motivo que pode te levar a um bloqueio criativo é justamente o sucesso passado. E você deve estar pensando: “ué, como assim sucesso passado?”. E bom, imagine que você acaba de postar um novo trabalho, e em poucos segundo recebeu um comentário incrível de quem te segue. Algo realmente incrível, não é mesmo?

Mas, ao iniciar um novo trabalho se vê em uma “sinuca de bico”. Então começa a se questionar: “será que sou capaz de manter a qualidade e os números (likes, comentários, etc) do trabalho anterior?”. Inclusive, esse questionamento é um grande causador do bloqueio criativo.

Mas calma, que essa é uma dúvida muito comum e um tanto necessária para conseguir dar o próximo passo. Porém não se perca refletindo incansavelmente sobre esse assunto, números são importantes, mas existem fatores que são ainda mais importante. Então, foque na consistência e não nos números passados.

Medo das críticas e o bloqueio criativo

O terceiro motivo que pode te levar a um bloqueio criativo, é o medo das críticas. E esse, sem sombra de dúvidas, é o fator que mais atrapalha os iniciantes. E isso independente do tipo de conteúdo que produzam, e pior, não se limita só a eles. Até porque, uma infinidade de dúvidas surgem junto com esse medo:

  • Mas e se ninguém gostar do meu trabalho?;
  • E se não gostarem do meu estilo?;
  • Será que eu levo “jeito” para a coisa?.

Entre muitas outras….

E você deve estar se perguntando: “tá, mas como eu me livro desse medo?”.

Simples, vá lá e mostre o seu trabalho para as pessoas. Criticas SEMPRE vão existir e não são o fim do mundo, principalmente quando você sabe utilizá-las a seu favor. Principalmente, para melhorar seu trabalho.

O paradoxo da escolha

SetasO quarto motivo que pode te levar a ter um bloqueio, é o famoso paradoxo da escolha. E que pode ser resumido da seguinte maneira: imagine que você está com quase tudo pronto para inciar seu próximo trabalho.

Então você se vê entre uma infinidade de temas interessantes. As possibilidades são tantas, que podem fazer com que você fique estagnado por dias e até semanas.

Mas como solucionar?

Existem duas formas, você pode se desafiar a fazer algo novo, que nunca fez antes. Ou então, criando uma lista de conteúdo que você acha interessante. Assim, fica muito mais fácil de se programar e escolher o que fazer.

Falta de motivação

E o último motivo que pode te levar a um bloqueio, é a falta de motivação. E nesse sentido, é bem comum de acontecer o seguinte: você se propõe a ser uma referência em sua área, foca em trabalhar todos os dias para conseguir alcançar esse objetivo.

Mas, acorda sem motivação um dia e quer simplesmente desistir… E sim, esse dia vai chegar para todos que trabalham com a criatividade. E quando chegar esse dia, eu sugiro que você faça o seguinte:

Pegue dois de seus trabalhos, sendo um deles o seu primeiro e o outro o mais recente. Com os dois trabalhos lado a lado, veja o quanto você evoluiu do primeiro trabalho para o mais recente. Ao desistir você está dizendo que jogará fora toda sua evolução, toda a dedicação que teve para chegar onde chegou.

Mas, certamente esse é um momento de escolha, onde você deverá escolher qual dor você quer enfrentar, a dor da disciplina ou a dor do arrependimento.

12 Técnicas para sair do bloqueio criativo

Desligue todas as distrações digitais.

É bem provável que você está dedicando mais tempo a distrações digitais (redes sociais, jogos etc) do que em seus projetos/trabalhos. Então desligue o celular e os outros aparelhos que te distraem. Esvazie a mente e simplesmente deixe o trabalho te envolver.

Desenvolva sua criatividade livremente

Sabe aqueles momentos que você está sem ideias? Então, quando acontecer isso, use essa dicas:

  1. Estabeleça um período de tempo fixo e comece;
  2. Deixe as ideias irem até você;
  3. Não se preocupe com detalhes;
  4. Não critique seus pensamentos ou ideias;
  5. Comece pelo básico, e desenvolva aos poucos;

Depois que o tempo se esgotar, veja o que foi desenvolvido e filtre as boas ideias.

Se você gostar do resultado do processo, use essa mesma técnica sempre que for iniciar um novo trabalho.

Tire féria do bloqueio criativo

É provável que você esteja se sentindo exausto da rotina e pior, que não esteja mais produzindo como antes… Se for o caso, considere tirar umas férias. Uma viajem ajudará a recuperar suas forças aliviar o estresse.

Beba Café

Café, é uma excelente bebida estimulante, sem contar seus vários benefícios para a saúde. Mas quando falamos de criatividade, o café pode ser uma excelente opção, te deixando mais alerta e aumentando a criatividade. Mas cuidado, o excesso de cafeinar pode prejudicar seu sono.

Beba Chimarrão/Tereré

Assim como o café, o chimarrão/tereré é uma excelente bebida estimulante, com vários benefícios para a saúde. Inclusive, para a criatividade. Então, se você encontrar chimarrão/tereré na sua região, considere utilizá-lo no seu dia a dia, Mas cuidado, assim como o café, o excesso de chimarrão/tereré pode prejudicar seu sono.

Mude seu local de trabalho

Mudar o local onde você normalmente trabalha pode te ajudar a ser mais criativo. Então, experimente vários ambientes diferentes e veja em qual você consegue produzir mais. Outro fator que pode ajudar também é “bagunçar” o local onde você trabalha.

Limpe a casa ou tome um banho

Se você é fã do seriado Big Bang Theory, então é bem provável que você se lembre do Sheldon indo trabalhar na CheeseCake Factory. E provavelmente você deve estar pensando: “tá, mas o que iso tem a ver com criatividade?”.

Simples, inspirado por Einstein, ele acreditava que ocupar sua mente com outras coisas ajudaria no processo criativo… e estava certo! Uma tarefa simples como a limpar a casa ou tomar um banho relaxa seu cérebro. Fazendo aflorar o momento “eureka”.

Escute músicas relaxantes

Ouvir música acalma os nervos e melhora seu humor. Assim, ela pode ajudá-lo a se concentrar no desenvolvimento do seu trabalho atual.

Mas, como gosto musical é algo individual, as músicas que podem te ajudar a ampliar o pensamento criativo podem ser muito variadas. Contudo, deixo aqui uma sugestão que pode ajudar: Joakim Karud

Leia

Ler pode te ajudar não só a sair do bloqueio criativo, como também te dar a inspiração necessária para criar projetos, dos quais nunca imaginou que fossem possíveis. Mas, ler por ler não te ajudará em nada, recomendo que leia bons títulos de ficção, romance e fantasia.

Se exercite

E não, você não precisa participar de uma maratona. Mas busque praticar um exercício que você se identifique e consiga encaixar na sua rotina diária.

Uma simples caminhada em um parque por exemplo, ajuda a limpar a cabeça, alivia o estresse e melhora o humor. Alguns estudos apontam que caminhar pode aumentar em até 60% a sua criatividade.

Videogame vs bloqueio criativo

Semelhante a técnica anterior, jogar pode te ajudar na questão da criatividade. Mas atenção, o intuito não é ficar horas e horas jogando videogame, e sim fazer uma “pausa” no bloqueio criativo e se divertir um pouco. Até porque o simples fato de jogar, vai fazer com que você se sinta com mais energia e estimulará sua imaginação.

Veja coisas inspiradoras

Se sente desmotivado, não é? Então se inspire com algumas citações motivacionais ou quem sabe trabalhos artísticos. Essa motivação exterior, pode acender sua “lâmpada” motivacional interior. Recomendo que dê uma pesquisada em alguns trabalhos artísticos no pinterest.

Durma e esqueça o Bloqueio Criativo

Por fim, nenhuma das técnicas citadas acima te ajudarão se você não dormir… Dormir te ajudará a aliviar essa sensação de esgotamento e pode até de dar a direção necessária em seu projeto.

Tags: |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *