Qual O o melhor papel para desenho

No post de hoje, eu quero responder uma das perguntas que eu mais recebo sobre materiais de desenho. Que é: “qual o melhor papel para desenho?”. E o melhor papel para desenho é aquele que você consegue se adaptar melhor. Em outras palavras, o melhor papel para mim, pode não ser o melhor papel para você.

Importante: esse conteúdo também está disponível em vídeo, confira:

O Melhor Papel para Desenho

Então, para descobrir qual o melhor papel, você terá que testar diferentes marcas de papel até achar aquele que é ideal para você. Mas calma, que o intuito desse post é justamente te dar um “norte” sobre esse assunto. Então, antes de mais nada, você precisa ter algumas noções básicas sobre papel, como gramatura, textura, tamanhos, cores e tipos de papel…

Gramatura

Começando então pela gramatura, que nada mais é do que o “peso” do papel. Ou seja, quando você ler em um bloco de folhas que o papel tem 75 g/m², significa que esse papel tem um peso total de 75 gramas por metro quadrado. Assim, quanto maior a gramatura do papel, mais “grosso” e resistente ele é (e vice-versa).

Mas atenção, para uso artístico não é recomendado utilizar papeis com gramatura abaixo de 120 g/m². Visto que, são muito “finos” e não suportam tantas camadas de lápis ou tinta. E apesar de não ser uma regra, eu classificaria as gramaturas da seguinte maneira:

  • 75 g/m² a 90 g/m² – Ideal para esboço;
  • 90 g/m² a 120 g/m² – Ideal para desenhos simples;
  • 120 g/m² a 180 g/m² – Ideal para desenhos em geral;
  • 200 g/m² a 300 g/m² – Ideal para marcadores, pastel e tintas (guache, aquarela, acrílica etc).

Textura

Em seguida, temos a textura do papel. E basicamente, você vai encontrar dois tipos de papeis, os texturizados (porosos) e os lisos. Os texturizados são os mais indicados se você usa por exemplo, lápis mais rígidos. Já os papeis mais lisos, são os mais indicados se você usa lápis macios. Mas, vale lembrar que isso não é uma regra. Afinal, tem quem prefere utilizar papeis mais lisos com lápis mais rígidos e papeis texturizados com lápis mais macios.

Tamanhos de Papel

Outro ponto muito importante sobre o papel é seu tamanho. Sendo o A4 o mais utilizado, e é um papel que possui dimensões de 210 mm por 297 mm. Ou seja, é um papel que tem 21 cm de largura por 29,7 cm de comprimento. Mas claro, é possível encontrar papeis nos mais variados tamanhos como:

  • A5 (Metade do tamanho de um A4);
  • A3 (Dobro do tamanho de um A4);
  • A2 (Dobro do tamanho de um A3);
  • A1 (Dobro do tamanho de um A2);
  • A0 (Dobro do tamanho de um A1).

Cor do Papel

Esse é um ponto interessante, pois é possível encontrar papeis de todas as cores. Além disso, a cor do papel vai afetar diretamente o resultado do desenho. Então, qual usar?

Isso depende muito da técnica que você for utilizar, mas no geral, um papel branco é mais fácil de trabalhar. Porém é interessante usar papéis com colorações diferentes, até mesmo para melhorar sua pintura.

Tipos de Papel

Por último, temos os tipos de papeis. E bota tipos nisso, afinal existem milhares de tipos de papeis, e para os mais diversos usos. Como, por exemplo:

E muitos outros usos específicos. Então, na hora de escolher um papel, veja nas informações do bloco se aquele é o papel correto para a técnica que você vai utilizar.

Sugestões de Papeis

Por vim, vou listar alguns dos papeis que eu recomendo. Mas vale destacar, esses são papeis para desenho em geral. E para não ter uma diferença gigantesca na questão do preço do papel, vou listar por “níveis”.

Para desenhistas iniciantes:

  1. Canson Desenho;
  2. Jandaia Desenho;
  3. Fabriano Desenho (branco ou creme).

Para desenhistas intermediários:

  1. Fabriano Desenho Liso;
  2. Hahnemüehle “Nostalgie”;
  3. Bristol XL.

Então, esses foram alguns pontos importantes na hora de escolher o melhor papel para desenho. Se você gostou desse post, comente aqui em baixo e até a próxima.

Tags:

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *