3 Dicas para Desenhar Melhor

Se você tem dificuldade para evoluir nos desenhos, então, esse post é pra você. Isso porque, eu vou te dar 3 Dicas para Desenhar Melhor com um método que é Garantido! E não, você não leu errado, são dicas para melhorar seus desenhos ainda hoje. Mas, vale lembrar que você precisa colocá-las em prática. Afinal, seus desenhos não vão melhorar se você não praticar. Então, vamos as dicas…

3 Dicas para Desenhar Melhor

Começando então pela dica mais fácil e que infelizmente muitos desenhistas ignoram. Principalmente os que estão começando a desenhar agora.

Faça SEMPRE o Esboço

E pode parecer algo meio óbvio, mas infelizmente não é. Até porque, a maioria dos desenhistas quando começam a desenhar, tentam fazer o desenho direto. Ou seja, seguindo o “contorno” da imagem de referência. E isso acontece por acharem que desenhar é o mesmo que escrever. Onde você simplesmente decora e “imita” uma letra ou número.

Porém, para desenhar, você precisa entender a estrutura do que você quer desenhar e conseguir simplificá-la. E é exatamente nessa parte que entra o esboço. E ao contrário do que muitos pensam, o esboço não é uma técnica para desenhar personagens. Mas sim, um processo para simplificar algo que você queira desenhar.

E nesse sentido, existem dezenas de maneiras de se fazer um esboço. Inclusive, já tem um post aqui no blog onde eu falo sobre as Etapas do Desenho e de 4 Maneiras de Fazer um Esboço. Confira:

E como eu falei, existem dezenas de maneiras de se fazer um esboço. O que significa, que você pode acabar se adaptando melhor a certas técnicas do que outras. E a maneira mais fácil de se fazer um esboço, é usando formas geométricas. Afinal, elas estão em basicamente tudo a nossa volta. Beleza?

Pare de Desenhar com a MÃO

E a segunda dica para desenhar melhor, é exatamente essa. Pare de Desenhar com a MÃO… E sim, eu sei que você deve estar pensando: “tá, e eu vou desenhar com o que? Com os Pés?”. Mas calma, que não é nesse sentido que estou querendo dizer para você parar de desenhar com a mão.

O ponto é, quando começamos a desenhar, ainda estamos muito acostumados com esse movimento repetitivo de escrever. E quando você faz um desenho dessa maneira, as chances de você não evoluir no desenho é muito grande. Sem contar que, isso é o que mais leva os desenhistas iniciantes a adquirirem o famoso “traço de pelinhos” ou “traço peludo”. E isso é algo que desvaloriza muito qualquer desenho.

Mas, não precisa se preocupar. Afinal, isso é bem fácil de resolver. Então, quando for fazer um desenho (independente de qual seja). Utilize todo o seu braço para desenhar. Dessa forma, você evita de desenvolver o “traço de pelinhos” e ainda vai conseguir desenhar bem mais rápido. Inclusive, algo que pode ajudar muito nisso, é desenhar em folhas maiores. Como, folhas do tamanho A3, A2, A1 e até mesmo A0.

Esqueça que Existe Borracha

E a terceira e última dica é esquecer que existe borracha… Mas você deve estar pensando: “tá, e eu vou apagar com o que?”. E a resposta é bem simples, não vai. Até porque, o intuito de deixar a borracha de lado, é justamente para você melhorar seu esboço. Então, deixe a borracha bem longe de você e se preocupe apenas em esboçar. E sim, no começo vai ser bem difícil ficar sem a borracha. Mas, depois de um tempo fazendo isso, você vai perceber duas coisas:

  1. A borracha se torna desnecessária depois de um tempo;
  2. Seus esboços (e seus desenhos) vão melhorar muito.

Vale lembrar que, você não precisa jogar a borracha fora. Até porque, você ainda sim vai precisar apagar o grafite da folha. Principalmente quando terminar de fazer o delineado (caso ainda esteja usando a mesma folha).

3 Dicas para Desenhar Melhor – Conclusão

Por fim, é importante dizer que existe alguns outros fatores que vão influenciar no resultado final dos seus desenhos. Como, o conhecimento das “bases do desenho”, os materiais de desenho que você está usando, e principalmente, o seu “nível de desenhista”. Mas, seguindo essas dicas, eu garanto que já no seu próximo desenho você vai desenhar bem melhor.

Então, até a próxima!

Tags:

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *