O esboço é uma das principais etapas de um desenho. E quando falamos do desenho realista, isso não é diferente. Pensando nisso, neste post, eu vou te explicar tudo sobre o esboço de desenhos realistas. Aproveitando ainda para tirar algumas dúvidas muito comuns, como: “Existe esboço de desenhos realistas?” e “Como faz o esboço de desenhos realistas?”.
Posts relacionados:
- Desenho realista para iniciantes;
- Materiais para desenho realista – Veja o que comprar!;
- O melhor papel para desenho realista com lápis de cor.
Existe esboço de desenhos realista?
E para responder essa pergunta, precisamo antes e mais nada, entender o significado de “esboço” no dicionário. E que pode ser resumido como:
1. Conjunto dos traços iniciais, ger. provisórios, de um desenho, de uma obra de arte.
2. Qualquer trabalho ou obra em estado inicial, apenas delineada ou esboçada.
Então, podemos dizer que sim, existe esboço de desenhos realistas. Agora, isso não quer dizer que o esboço do desenho realista é feito da mesma maneira que o esboço dos demais desenhos.
Até porque, o intuito do desenho realista e principalmente, do desenho hiper-realista, é manter o nível de fidelidade do que está sendo desenhado. Ou seja, desenhar aquele objeto, pessoa ou paisagem da mesma maneira como é visto. Sem por ou tirar detalhes.
Mas claro, você pode (se quiser) fazer o esboço usando formas geométricas, desenho gestual, desenho contínuo e até mesmo, desenho de observação.
Porém, a chance do desenho ficar diferente da referência usada é bem grande. E como falei anteriormente, o intuito do desenho realista (e hiper-realista) é justamente manter o nível de fidelidade no desenho.
E nesse sentido, existem técnicas melhores e mais apropriadas para serem usada em desenhos realistas e hiper-realistas. Facilitando assim que você consiga fazer diferentes tipos de desenhos.
Indo desde os mais simples, com menos detalhes, até os mais complexos e cheios de detalhes. E é exatamente isso que vou te mostrar a seguir.
Como faz o esboço de desenhos realistas?
Quando pensamos no esboço de um desenho realista, é normal usarmos a mesma lógica de um desenho qualquer. Porém, o esboço de um desenho realista é diferente dos demais esboços.
Uma vez que, no desenho realista, colocar muitos detalhes no esboço pode te atrapalhar. Afinal, isso pode te confundir na hora de esfumar ou pintar seu desenho. E nesse sentido, muitos desenhistas deixam apenas os detalhes extremamente necessários.
Apenas alguns traços das áreas realmente importantes, como o formato da boca, olhos, nariz, sobrancelha, e etc. Mas claro, varia de desenho para desenho e também de desenhista para desenhista.
Mas como fazer o esboço de um desenho realista exatamente?
Simples, usando uma das várias “técnicas de esboço” para desenhos realistas. Nesse sentido, as técnicas mais indicadas são:
Grid
Que é uma técnica que consiste em quadricular a folha. Fazendo literalmente uma grade na folha. E isso, tanto na folha de referência, quanto na folha onde será feito o desenho. Assim, você consegue limitar a área onde irá desenhar. Minimizando e muito os erros.
Vantagens:
A principal vantagem da técnica de grid, é que ela possui um baixo custo. Isto é, você não vai precisar investir muito para fazer um desenho com essa técnica. Precisando apenas de um lápis (ou lapiseira), a folha de referência, a folha onde será feito o desenho e uma régua.
Desvantagens:
A única desvantagem em usar essa técnica é o tempo que você leva para fazer a “grade” nas folhas. Todavia, você pode diminuir pela metade esse tempo usando um app como o Drawing Grid Maker. Que permite fazer a grade na folha de referência de acordo com o espaçamento desejado.
Decalque
No caso do decalque, a ideia é usar o mesmo principio do “papel carbono” para fazer os traços do desenho. E isso, entre outras coisas, garante que você tenha um nível maior de fidelidade na hora de fazer o desenho.
Vantagens:
A principal vantagem é o custo. Assim como a técnica de grid, o decalque possui um custo relativamente baixo. Uma vez que, você só precisa de um lápis (2B ou 4B) e as folhas.
Desvantagens:
A maior desvantagem é o tempo que você leva para preencher toda a folha com o grafite. O que pode demorar ainda mais se for uma folha maior, como A3, A2 e etc.
Linhas Diretrizes
Semelhantemente a técnica de grid, aqui também são usadas “linhas” para fazer o desenho.
A grande diferença está na quantidade de linhas. No caso da técnica de linhas diretrizes, são usadas linhas específicas de referência, para indicar e delimitar onde será feito o desenho.
Vantagens:
A maior vantagem é o custo. Assim como a técnica de grid e o decalque, o investimento para usar essa técnica é relativamente baixo. Necessitando apenas de um lápis ou lapiseira. E claro, a folha onde será feito o desenho.
Desvantagens:
Contudo, essa técnica possui uma grande desvantagem. Que é a margem para erro que ela deixa. Uma vez que parte do desenho é feito “à mão livre”.
Mesa de luz
Por fim, temos a mesa de luz. Uma grande aliada dos desenhistas. Principalmente quando falamos em esboço de desenhos realistas. E é um dispositivo bem simples, sendo basicamente uma superfície (que possui diferentes tamanhos) iluminada com luzes de LED.
E é justamente essa superfície iluminada que, entre outras coisas, te permite replicar um desenho usando folhas sobrepostas. Além é claro, de ver se os detalhes estão posicionados no lugar correto.
E eu sei que você deve ter pensado: “ah, mas mesa de luz não é uma técnica”. E sim, mesa de luz não é uma técnica. Mas é uma das maneiras mais eficientes de fazer os traços iniciais do esboço.
Vantagens:
A maior vantagem da mesa de luz é justamente o alto nível de fidelidade que ela proporciona. Além é claro, da economia de tempo. E se tratando de encomendas de desenho, é sempre bom lembrar que: “tempo é dinheiro”.
Desvantagens:
Contudo, a mesa de luz possui duas grandes desvantagens, que são: o custo e o tamanho. Afinal, não é um material tão barato. E você pode enfrentar alguns problemas se comprar uma mesa do tamanho A4 e precisar fazer um desenho A3.
Quando e onde usar cada uma?
E apesar de ser um pouco desanimador, não existe uma resposta certa. Afinal, cada uma possui suas vantagens e desvantagens para fazer o esboço de desenhos realistas. Todavia, podemos definir cada uma da seguinte maneira:
Grid: é uma excelente opção para quem precisa fazer desenhos maiores (em folhas A3, A2 e etc) e tem tempo para fazer “as grades”.
Decalque: é uma excelente opção para quem precisa reproduzir a imagem nos mínimos detalhes e tem mais tempo para fazer o decalque na folha.
Linhas diretrizes: é uma excelente opção para quem precisa fazer desenhos menores e também, tem um maior controle para desenhar “à mão livre”.
Mesa de luz: é a melhor opção para quem precisa reproduzir uma imagem em seus mínimos detalhes e tem condições de investir em materiais para desenho realista.
Então, avalie bem cada uma das opções e veja qual possui um melhor custo-benefício pra você. E claro, sempre levando em consideração a finalidade do desenho (hobby, encomenda, presente, e etc).
Leia também:
- Desenhar Utilizando Grid – Passo a Passo;
- Desenhar Utilizando Linhas Diretrizes – Passo a Passo;
- Como Desenhar Utilizando Decalque – Passo a Passo;
- Usar Mesa de Luz para Desenhar é Trapaça?.
0 Comentários