Como Fazer um Esboço

Em um dos últimos posts aqui do blog eu falei sobre as principais etapas do desenho, que vão da ideia e ou inspiração até a finalização do desenho. E no post de hoje, quero falar um pouco mais sobre uma dessas etapas, o esboço.

E sendo um pouco mais especifico, quero te mostrar 4 maneiras de fazer um esboço. Então, bora lá…

Aliás, esse conteúdo também está disponível em vídeo. Confira:

4 Maneiras de Fazer um Esboço

Antes de mais nada, é importante falar que não existe uma técnica única para esboço. O que existe são varias técnicas e que funcionam melhor ou pior de acordo com o tipo de desenho que você quer fazer. Bugou? Calma, que eu vou explicar…

Imagine que você queira desenhar um guarda roupas… Qual a forma mais fácil pra desenhar ele? Utilizando formas geométricas. “Ah, mas não existem outras maneiras?”. Existem. Mas a mais simples é com formas geométricas.

Agora imagine que você queira desenhar um personagem. Você pode desenhar utilizando formas geométricas? Pode. Só que essa não é nem de longe a forma mais simples de fazer isso.

Mas, vamos as 4 maneiras de fazer um esboço…

Formas Geométricas

E a primeira maneira de se fazer um esboço, é utilizando formas geométricas. Sim, formas geométricas. E se você me acompanha aqui, sabe o quanto eu falo sobre isso.

E não é atoa, até porque essa é a maneira mais simples e amigável para um iniciante começar no desenho. Além é claro, de ajudar muito na hora de aprender os fundamentos do desenho, principalmente luz e sombra e perspectiva.

“Ah, mas é chato ficar desenhando usando formas geométricas”. Sim, é sim bem chato. Mas eu posso garantir por experiência própria que, você ter que reaprender o básico quando já está mais avançado no desenho é ainda mais chato. Principalmente se você tiver adquirido certos vícios no desenho, ai é quase uma tortura…

E uma das maiores vantagens de esboçar utilizando formas geométricas é que você pode simplificar praticamente tudo a sua volta usando formas geométricas básicas. Como, triângulos, quadrados, retângulos, círculos e por ai vai.

Método Loomis

Agora, se você quer desenhar personagens especificamente, existem maneiras melhores do que formas geométricas. Um belo exemplo é o método loomis. Que é uma das técnicas mais utilizada para desenhar personagens.

Um dos pontos mais interessantes sobre essa técnica é que ela é bem completa. Ou seja, é uma técnica que se você começar estudar a fundo, vai aprender não só a desenhar personagens. Mas também a como desenhar eles em perspectiva, nas proporções corretas, entendendo melhor a anatomia e por ai vai.

Desenho Gestual

E vale lembrar que o método loomis não é a única forma de desenhar personagens. Você pode utilizar por exemplo o desenho gestual. E que de forma bem resumida, é uma maneira de você conseguir fazer o desenho de maneira mais fluida. Sem ficar aquela coisa engessada, sem vida.

E é uma técnica que funciona muito bem para desenhar personagens.

Mas, não é uma técnica tão indicada para iniciantes. Isso porque ela é uma técnica que você precisa ter um pouco mais de base para conseguir utilizar. Ou seja, ela é uma técnica pra quando você já tiver um domínio de proporções, anatomia e perspectiva.

Porque ai você consegue realmente aproveitar os benefícios do desenho gestual. “Ah, mas eu quero esboçar utilizando o desenho gestual”. Sem problemas. Mas depois, quando você tiver que reaprender os conceitos básicos do desenho, não diga que eu não avisei….

Desenho Continuo

Por fim, temos a última maneira de esboçar, que é utilizando o desenho continuo. E aqui não tem muita regra, você consegue desenhar qualquer coisa praticamente. Isso porque é uma técnica bem simples.

A única coisa que você precisa fazer é colocar o lápis sobre a folha e ir rabiscando. Preferencialmente sem tirar o lápis do papel. Assim você consegue em poucos segundos dar o formato inicial daquilo que você quer desenhar.

Porém, assim como o desenho gestual, é uma técnica que você precisa ter um pouco mais de base para conseguir utilizar. Bom, então essas foram as 4 Maneiras de Fazer um Esboço!

Então, até a próxima.

Tags:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *