Eiichiro oda: o Gênio por trás de One Piece

Eiichiro Oda: o Gênio por trás de One Piece!

A algum tempo atrás fiz um post aqui no blog falando sobre o mangaká One, criador de One-Punchman (ワンパンマン Wanpanman) e Mob Psycho. E o post de hoje, é sobre outro mangaká simplesmente genial, Eiichiro Oda (尾田 栄一郎 Oda Eiichirō). Mais conhecido por ser o criador de One Piece.

Posts relacionados:

Quem é Eiichiro Oda?

Apesar de muitos conhecerem o mangá/anime de One Piece, poucos conhecem Eiichiro Oda. E isso, também no sentido literal, afinal, “Oda” é um dos mangakás mais reservados que existem. Isto é, não mostrando seu rosto, e muito menos dando muitos detalhes sobre sua vida pessoal.

Ainda assim, existem algumas informações sobre Eiichiro Oda… Nascido na cidade de Kumamoto, em 1 de janeiro de 1975 (atualmente com 47 anos), Oda sonhava em se tornar um mangaká desde a infância.

Uma de suas primeiras criações foi o personagem Pandaman, para o mangá de Yudetamago. Que não só foi utilizado no mangá, como também apareceu algumas vezes nos próprios trabalhos do Oda.

Aos 17 anos, inspirado pelos clássicos faroestes, Oda escreveu sua primeira coletânea de historias, chamada “Wanted” (que atualmente inclui “Romance Dawn”, a historia que inspirou Oda a criar o mangá de One Piece).

Eiichiro Oda - Wanted
One Shot “Wanted”, Eiichiro Oda – Foto: Reprodução

Melhor Preço

E “Wanted” rendeu não só um premio pela obra, como também um emprego na famosa revista Weekly Shonen Jump. Onde trabalhou como assistente em algumas obras conhecidas, como:

  • Suizan Police Gang;
  • Jungle King Tar-chan;
  • Mizu no Tomodachi Kappaman;
  • Rurouni Kenshin.

E que, não só influenciaram em seu estilo de desenho, como também na criação de alguns personagens. Incluindo o próprio Roronoa Zoro, o famoso caçador de recompensas de One Piece.

Durante esse período trabalhando na revista Weekly Shonen Jump, Oda desenhou uma história de piratas chamada de “Romance Down” (incluída em “Wanted”). Que posteriormente, veio a se tornar o tão conhecido mangá de One Piece.

Em 1997, One Piece estreou pela primeira vez na revista Shonen Jump. A partir daí, One Piece se tornou cada vez mais popular (dentro e fora do Japão), e é publicado desde então.

One Piece

É impossível falar de Eiichiro Oda sem mencionar sua maior obra, One Piece (ワンピース Wan Pīsu). Que conta a história de Monkey D. Luffy, um pirata que sonha em encontrar o tesouro “One Piece” e se tornar o rei dos piratas.

E é justamente aqui que entra a genialidade de Eiichiro Oda. Afina, ele conseguiu criar uma história que, apesar de ser classificada como “shonen”, é realmente bem profunda.

Abordando vários temas sérios e que, na maioria das vezes, não são tão bem compreendidos pelo publico mais jovem. Sem contar ainda, a quantidade absurda de referências mitológicas, históricas e claro, de outros animes em One Piece.

E nesse sentido, Eiichiro Oda realmente conseguiu criar uma bela história com One Piece. E isso é feito da melhor maneira possível, trabalhando não só a história como um todo, mas também o desenvolvimento dos “personagens principais”.

Inclusive, One Piece é um dos poucos animes que contam com teorias tão completas e aprofundadas sobre o fim do mangá e as “pistas” deixadas pelo autor ao longo da história.

Um bom exemplo de teoria elaborada por fãs, é sobre o que seria o tesouro deixado por Gol D. Roger, o “One Piece”. Confira:

Por fim, mas não menos importante, recomendo que, caso você ainda não tenha lido ao mangá ou assistido ao anime, comece. E sim, pode parecer um pouco desanimador ler ou assistir mais de 1000 capítulos ou episódios, mas vale a pena.

Até porque, não conheço uma única pessoa que assistiu (ou leu) One Piece até o episódio/capítulo mais recente e se arrependeu disso.

Então, até o próximo post!

 

Tags: |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *