o desenhista copiador

Atualmente existem vários tipos de desenhistas diferentes. Tem o desenhista orgulhoso, o desenhista vitimista, o desenhista perfeccionista… Mas um dos mais problemáticos é o desenhista copiador (também conhecido como desenhista carimbador).

Isto é, aquele desenhista que praticamente tira um xerox de outro desenho de tão parecido que fica. E você deve estar se perguntando: “tá, mas é errado copiar outros desenhos?”. E a resposta é não.

Não é errado copiar, principalmente quando se está aprendendo a desenhar. O grande problema é quando você já “aprendeu” a desenhar, mas ainda sim fica copiando outros desenhos.

E quando digo copiar, não é no sentido de desenhar por cima de outro desenho (tracing). Mas, fazer literalmente idêntico ao original (mesmo traço, estilo, técnica de pintura, etc).

Não só acertando nos mesmos lugares, mas também errando nos mesmos lugares. Isto é, se no desenho original existe um erro de perspectiva, o desenhista copiador simplesmente copia esse erro também.

E pior, sem se quer perceber, até porque ele acredita que o desenho original está perfeito. E é ai que mora o problema de só copiar de outros artistas, você não aprende a desenhar. Mas sim a copiar.

A solução para o Desenhista Copiador

E se você se identificou com algo do que eu falei até agora, não precisa ficar preocupado. Afinal, seu problema tem solução. Mas é um longo caminho até ela. E pra começar, você vai precisar antes de mais nada, buscar seu estilo próprio.

Mas você deve estar se perguntando: “tá, e como eu faço isso?”. E a resposta é simples, copiando… Bugou com o que eu falei? Calma que eu explico. A maioria dos artistas erra na hora de “copiar” o desenho de outro artista.

E isso acontece pelo fato de tentarem copiar o RESULTADO final daquele desenho. Sendo que desde o inicio, o que eles deveriam estar copiando é a IDEIA. E quando você passa a copia a ideia, você faz o processo reverso. Ou seja, você passa a entender o que levou o artista original a fazer aquele desenho.

E se você ainda ficou um pouco perdido com esse conceito de copiar a ideia. Eu recomendo que você dê uma lida no post onde eu falo sobre o livro “Roube Como um Artista”. E se possível, compre e leia o livro.

Até porque é um livro que vai te ajudar (e muito) a evoluir como artista. E não digo apenas na questão de desenvolver seu próprio estilo, traço e tal. Mas também, a maneira como você vai passar a olhar o seu trabalho e o de outros artistas.

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que existem casos onde você PRECISA copiar o desenho. Como por exemplo, quando você está fazendo um desenho realista ou hiper-realista. Nesses casos, o desenho realmente precisa ficar IDÊNTICO ao original. Beleza?

Então, até a próxima.

Tags:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. No meu ponto de vista eu sou meio copiador eu pego um desenho na internet fasso o contorno do desenho pq eu não consigo fazer e eu pinto do meu jeito

  2. É estranho, desenho a 10 anos e agora que vim perceber depois de um vídeo retratando esse assunto que sou uma copiadora, me sinto mal. Mas agora mesmo sendo bem tarde, vou tentar encontrar meu traço.