benefícios do desenho

O desenho é uma das primeiras formas de expressão artística que somos apresentados (isso ainda na infância). Mas que infelizmente, acabamos deixando de lado com o passar do tempo. Apesar disso, o desenho pode se tornar um grande hobby e até mesmo uma profissão para você. Pensando nisso, no post de hoje eu quero te mostrar 5 benefícios do desenho e como ele pode definitivamente mudar a sua vida.

7 benefícios do desenho

E não é exagero dizer que o desenho pode definitivamente mudar sua vida. Uma vez que ele tem um impacto muito grande em vários aspectos do nosso dia a dia. Principalmente na criatividade, inteligência, redução do estresse e ansiedade, e na melhora da coordenação motora.

Mas claro, em graus diferentes para cada um desses aspectos. Podendo também variar muito de pessoa para pessoa. Todavia, vamos aos principais benefícios do desenho.

Melhora a coordenação motora

Começando então pelo primeiro dos benefícios do desenho, que é melhorar a nossa coordenação motora. E isso acontece pelo fato de desenharmos com todo o “braço”. Diferentemente de quando escrevemos, que usamos “só a mão”.

E nesse sentido, ao desenhar, estamos usando todas as articulações do braço, antebraço e mão. O que pode ajudar muito no desenvolvimento da coordenação motora em crianças e pessoas com certos tipos de deficiência.

Ajuda perder o medo de errar

O segundo benefício do desenho está ligado diretamente com o perfeccionismo e ao medo de errar. E infelizmente, são problemas que quase todos enfrentamos. Mas claro, em diferentes níveis.

E nesse sentido, desenhar pode te ajudar com os dois. Uma vez que, para fazer um desenho, você terá essencialmente que errar e aceitar a imperfeição. E como diria Jake Parker, mais importante do que ficar perfeito, é você conseguir finalizar o seu desenho.

Ainda sim, algumas pessoas tem uma visão errada do desenho. No sentido de que é algo fácil, rápido e que precisa necessariamente ficar perfeito. Porém, o desenho é uma construção.

E não é uma construção rápida e imediata. Mas sim uma construção lenta e com várias etapas. E em cada uma das etapas do desenho você vai lidar com diferentes tipos de erros.

E cada um desses erros são essenciais e desejáveis no processo do desenho. Até porque, são esses erros que vão te “ensinar” realmente o que é desenhar.

Inclusive, já tem um post aqui no blog onde eu falo sobre o poder de se fracassar no desenho (e como isso pode te ajudar). Recomendo muito que você dê uma lida depois.

Diminui o stress e ansiedade

Stress e ansiedade sãos dois problemas que todos enfrentamos no nosso dia a dia. Porém, o excesso deles pode causar graves problemas para a sua saúde. E nesse sentido, o desenho tem um grande impacto na diminuição tanto do stress quanto da ansiedade.

Até porque, como citei anteriormente, desenhar é uma construção. E ao começar essa “construção” você fica cada vez mais focado no desenho. Ao ponto de entrar no famoso estado de flow (ou estado de fluxo em português).

Isto é, um estado de alta concentração e foco. Onde o simples fato de estar fazendo aquilo, é extremamente prazeroso. Fazendo com que você nem mesmo veja o tempo passar.

E mesmo sem entrar em estado de flow você vai conseguir perceber a diminuição do stress e ansiedade ao desenhar. Mas claro, desde que você esteja desenhando algo que realmente goste.

Melhora a percepção visual

Outro benefício muito interessante do desenho, é o fato de melhorar sua percepção visual. E nesse sentido, não é exagero dizer que: “desenhar vai mudar a maneira como você vê o mundo”.

Até porque, quando desenhamos, precisamos encontrar “padrões” nas coisas a nossa volta para então conseguir passar isso para o papel. E isso é feito através dos fundamentos do desenho.

Onde entre outras coisas, você aprende a identificar, simplificar e reproduzir os elementos a sua volta. Criando assim, não só um desenho visualmente bonito, mas também mais próximo da realidade.

E nesse processo, sua percepção visual muda drasticamente (para melhor). Fazendo com que você comece a notar detalhes que antes passariam totalmente despercebidos.

Melhorar a criatividade

E dando continuidade na nossa lista de benefícios do desenho, temos o aumento da criatividade. Que inclusive, é um dos melhores benefícios para quem não trabalha com arte diretamente.

Isso porque a criatividade não está ligada apenas as formas de expressão artística, mas também no nosso dia a dia. Afinal, muitos dos problemas que enfrentamos necessitam de uma pequena dose de criatividade para serem resolvidos.

E nesse ponto, o desenho é um grande estimulo para o pensamento criativo. Uma vez que você precisa encontrar “soluções” para serem usadas em cada novo desenho feito. Um bom exemplo disso é a composição no desenho.

Que nada mais é do que uma forma de organizar os elementos de maneira que fiquem “equilibrados”. E mesmo existindo “regras de composição”, é o desenhista que deve escolher os elementos que serão usados naquela composição.

E essa mesma criatividade que o desenho proporciona, pode ser usada em vários aspectos do seu dia. Seja no trabalho, escola, nos esportes e por ai vai.

Ajuda a desenvolver o Lado Direito do Cérebro

E apesar de estar ligado a alguns dos aspectos citados anteriormente, não podemos deixar de falar do lado direito do cérebro. Que é o grande responsável pelo nosso desenvolvimento artístico e emocional.

E obviamente, o desenho tem um grande papel no desenvolvimento do lado direito do cérebro. Uma vez que desenhar estimula a atividade do cérebro e a criatividade. Ajudando principalmente a se expressar artisticamente. Mas também, a controlar as emoções em geral.

Pode se tornar uma fonte de renda

Por fim, mas não menos importante, temos um benefício muito interessante. Que é o desenho se tornar uma fonte de renda para você. Não necessariamente a sua principal fonte de renda, mas sim uma segunda ou quem sabe terceira fonte de renda, não é mesmo?

Mas claro, não há nenhum problema algum em tornar o desenho sua principal fonte de renda. Afinal, a lista de áreas e profissões para trabalhar com desenho é imensa. Alguns exemplos disso são as profissões de ilustrador, tatuador, arquiteto e até mesmo “desenhista criminal”.

E se você ainda não começou a desenhar ou não desenha há muito tempo, fica a dica!

Leia também:

 

Tags: |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *