6 dicas para conseguir mais clientes sendo artista

Se você está em busca de viver única e exclusivamente da sua arte, você precisa aprender como conseguir mais clientes. Pensando nisso, neste post vou te dar 6 dicas para conseguir mais clientes sendo artista.

E independente de qual tipo de artista você seja, se você busca viver da sua arte, o foco do seu trabalho precisa ser o seu cliente final. Afinal, quanto mais clientes você tiver, mais vendas você fará e consequentemente, maior será o seu lucro.

6 dicas para conseguir mais clientes sendo ARTISTA

Contudo, o grande “x” da questão está em como conseguir mais clientes. E apesar de não existir uma “fórmula mágica”, se você seguir essas dicas é praticamente impossível que você não consiga ter mais clientes. Então, vamos as 6 dicas para conseguir mais cliente sendo artista…

Invista em marketing

Você já se perguntou como alguns artista e marcas/empresas conseguem tantos clientes e outros tão poucos? Um dos grandes responsáveis por isso é o marketing.

Mas afinal, o que é o marketing?

Bem, o marketing pode ser resumido como a geração de valor sobre um determinado produto, serviço ou mesmo, uma marca. Buscando assim, atender as necessidades e os desejos do consumidor. Com isso, o seu produto, serviço ou marca, passa a conquistar e fidelizar seus clientes.

Ou como diria o escritor, professor e consultor administrativo Peter Drucker:

6 dicas para conseguir mais clientes sendo artista
Créditos: pensador.com

E nesse sentido, a primeira coisa que você precisa fazer para conseguir mais clientes sendo um artista é entender o seu cliente. Ou seja, você precisa ter na ponta da língua respostas para perguntas como essas:

  1. Quem é o seu cliente?;
  2. Quais mídias sociais ele mais usa?;
  3. Do que ele gosta? Quais tipos de conteúdos ele consome diariamente?;

Entre muitas outras, que devem ser respondidas inclusive, para que você consiga definir o público-alvo e a persona. Dessa forma, você consegue trabalhar o marketing de forma realmente eficiente.

Outro ponto importante com relação ao marketing é a maneira como ele será feito. Uma vez que, ele pode ser feito de forma orgânica (gratuita) ou paga (através de anúncios).

Nesse sentido, como falei no começo do post, não existe fórmula mágica. Então, você precisará testar e avaliar o que faz mais sentido para o seu negócio.

Por último, deixo uma dica extra sobre marketing, que é a leitura de dois livros do Philip Kotler. Mais conhecido como “o pai do marketing”:

Livro Marketing 4.0 (do tradicional ao digital) – Imagem: Reprodução

Melhor Preço

 

Livro Marketing 5.0 (tecnologia para humanidade) – Imagem: Reprodução

Melhor Preço

Tenha um bom portfólio

E quando digo “ter um bom portfólio”, não estou me referindo apenas a questão visual/estética. Mas sim sobre os demais aspectos, como os tipos de trabalhos, quantidades e a qualidade dos trabalhos apresentados.

Contudo, se você estiver começando, é bem provável que não tenha muitos trabalhos pra mostrar em seu portfólio. E nesse ponto, entra aquela velha discussão de “como vou conseguir experiência se ninguém me dá oportunidade?”.

Simples, crie as oportunidades. Ou seja, se você está começando agora e não possui clientes, ofereça seu trabalho para possíveis clientes a um preço mais acessível ou mesmo de graça.

Para exemplificar, imagine que você seja um tatuador ou um ilustrador e esteja começando a montar seu portfólio… o que não falta são pessoas querendo ser tatuadas e ou ter uma ilustração personalizada (no caso do ilustrador).

Você pode oferecer para essas pessoas o seu trabalho pelo preço de custo ou mesmo de graça. Com isso, ambos se beneficiam. Uma vez que, o cliente tem acesso ao seu produto/serviço por um preço mais interessante (ou de graça) e você monta o seu portfólio.

E obviamente, essa é uma estratégia muito interessante apenas quando você está montando o seu portfólio (e apenas nessa circunstância).

Até porque, depois que você estiver com seu portfólio pronto, você precisa cobrar (e claro, saber quanto cobrar) pelo seu trabalho. Caso contrário, você simplesmente irá a falência…

Tenha um diferencial de mercado

Outro fator muito importante para você conseguir mais clientes é ter um diferencial de mercado. E para isso, é importante que você avalie seus concorrentes para conseguir identificar um diferencial de mercado.

Dessa forma, você consegue se destacar do seus concorrentes e consequentemente conseguir mais clientes. Mas, como nem tudo são flores, não adianta nada ter um diferencial de mercado e o seu cliente não perceber que ele existe.

Então, faça com que o seu cliente consiga perceber seu diferencial de mercado. Por isso é essencial que você conheça exatamente quem é seu cliente.

Foque no cliente

Acho que você já percebeu a importância do cliente para o seu negócio, não é mesmo? E não é atoa que a quarta dica é justamente “focar no cliente”.

Principalmente na questão da experiência do cliente com o seu produto ou serviço. E infelizmente, esse é um ponto em que muitos deixam a desejar.

Isso porque, o cliente precisa ter uma experiência positiva do começo ao fim. Ou seja, no momento de fazer a compra/contratação do seu produto/serviço, durante a compra e também depois de já ter comprado.

Com isso, você consegue realmente fidelizar o cliente. E consequentemente, vender mais vezes para esse mesmo cliente.

Seja ativo nas redes sociais

É muito raro encontrar alguém que não esteja em pelo menos uma das diversas redes sociais que existem. Da mesma forma, você como artista precisa estar nas redes sociais. Em específico, nas redes sociais que seu cliente está.

Até porque, isso fará com que você seja “lembrado” com mais frequência pelo seu cliente. Mas, como artista, você precisa ficar atento com alguns pontos ao usar redes sociais:

Estude os algoritmos, mas não dependa deles

Um dos maiores erros de quem usa as redes sociais para divulgar seu produto/serviço é depender dos algoritmos.

Se o seu resultado depende de um algoritmo de rede social, cedo ou tarde você vai ficar sem resultado. Isso porque os algoritmos mudam constantemente, ainda mais quando o numero de redes sociais concorrentes começa a aumentar.

Então, é importante que você estude os algoritmos e entenda como eles funcionam, mas não dependa deles. E eu sei que você deve estar pensando: “tá, mas o que eu faço então?”.

Simples, aprenda a investir em trafego pago nas redes sociais. Inclusive, essa é uma das melhores formas de prospectar novos clientes.

Saiba diferenciar o lado pessoal do profissional

Outro erro muito comum é não saber diferenciar o lado pessoal de usar as redes sociais do lado profissional.

Nesse ponto, é importante que você tenha contas separadas nas redes sociais. Ou seja, uma conta para sua vida pessoal e outra para a profissional.

E o motivo para isso é bem simples. A partir do momento que você começa a compartilhar sua vida pessoal na mesma conta que você usa para trabalho, parte do seu público perde o interesse em acompanhar o que você posta.

E com o tempo, o seu publico começa a mudar de “possíveis compradores” para “não compradores”. O que nos leva ao último ponto…

Não se apegue ao número de seguidores

Infelizmente ainda existe essa ideia que ter muitos seguidores nas redes sociais significa ter muito dinheiro. E não é bem por ai. Isso porque, o que importa de verdade é o número de possíveis compradores nas suas redes sociais.

Para exemplificar, imagine que você tenha 20 mil seguidores em uma das suas redes sociais. E então, você decide lançar um produto/serviço para o seu público.

Porém, apenas uma ínfima parcela do seu público (por exemplo, 30 pessoas) compre o seu produto/serviço. Mesmo que seja um produto de ticket médio alto, é um resultado muito baixo. E que claro, piora se for um produto de ticket baixo.

Então, foque em alcançar um publico que tenha realmente interesse no seu produto ou serviço. Assim, mesmo que você tenha poucos seguidores, você terá um resultado expressivo.

Crie promoções e recompensas

Por fim, chegamos a última das 6 dicas para conseguir mais clientes sendo artista, que é criar promoções e recompensas para seus clientes.

E pode parecer algo bobo, mas esse é um dos motivos que levou a rede de lojas de departamento “Walmart” a encerrar suas operações no Brasil.

Isso porque eles vieram para o Brasil com uma politica de “preço baixo todo dia”. E que funciona muito bem nos EUA, mas não no Brasil. Isso porque o brasileiro gosta mesmo é de descontos e “promoções”.

E obviamente, não todos os dias. Ainda assim, criar promoções e recompensas é uma excelente estratégia para prospectar e fidelizar seus clientes.

Todavia, como eu falei no começo do post, não existe “fórmula mágica”. Então, você terá que testar e adaptar essas dicas para o seu negócio ou mercado de atuação.

Bem, essas foram as 6 dicas para conseguir mais clientes sendo artista.

Até o próximo post.

Leia também:

 

Tags: | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *