os erros mais comuns no desenho realista

Por mais que não seja difícil fazer um desenho realista, existem fatores que podem te atrapalhar a conseguir um determinado resultado. Pensando nisso, neste post vou mostrar quais são os 4 erros mais comuns no desenho realista. E claro, como você pode evitá-los na hora de fazer seus desenhos.

Mas, antes de falar dos erros mais comuns, é importante dizer que já tem um guia completo de desenho realista aqui no blog. Além de tutoriais, onde eu mostro o passo a passo para fazer um desenho realista. Confira:

Então, se você estiver começando no desenho realista, recomendo muito que veja os conteúdos acima. Até porque, são conteúdos que vão te ajudar muito nesse processo de aprendizagem.

4 Erros mais COMUNS no desenho realista

Todavia, vamos aos 4 erros mais comuns no desenho realista…

Não utilizar os materiais corretos

Por mais que pareça trivial, para fazer um desenho realista, você precisa ter os materiais corretos. E não estou dizendo que você precisa ter necessariamente os materiais mais caros que existem, mas sim os corretos.

Uma vez que é muito comum ver iniciantes que não utilizam os materiais corretos para fazer um desenho realista. E infelizmente, acabam se frustrando com o resultado do seu desenho.

E nesse sentido, para iniciar no desenho realista você não precisa investir muito em materiais de desenho. Podendo assim, começar facilmente no desenho realista com menos de 100 reais.

Ou seja, você não tem desculpa para não utilizar os materiais corretos para o desenho realista.

Tentar desenhar à mão livre

Da mesma forma, não existe motivo para você não utilizar técnicas adequadas para fazer um desenho realista. E nesse ponto, muitos iniciantes insistem em tentar desenhar à mão livre.

Além de ser um método muito demorado, é um método que abre muita margem para erro. Isto é, a chance de você errar ao fazer um desenho realista à mão livre é infinitamente maior do que se você estivesse utilizando uma técnica adequada.

Inclusive, como é um método que possui muita margem para erro, é muito fácil você se frustrar com o resultado. Uma vez que, são erros que você só vai perceber quando estiver finalizando o desenho (ou depois de ter finalizado).

Nesse sentido, use sempre que possível uma técnica apropriada para fazer seus desenhos realistas. E se você não souber qual técnica usar para fazer seus desenhos realistas, basta dar uma conferida nos conteúdos abaixo:

Ter medo de escurecer demais o desenho

Outro erro muito comum, e que é cometido não só por desenhistas iniciantes é ter medo de escurecer demais o desenho. E pra piorar, esse é um erro que você só consegue perceber depois de meses (ou anos) desenhando. Abaixo é possível ver dois desenhos onde foi cometido esse erro:

4 erros mais comuns no desenho realista

 

Felizmente, é um problema bem fácil de ser resolvido… Afinal, você só precisa escolher/utilizar referências com maior contraste entre luz e sombra. E que, por consequência, te possibilitem usar lápis mais escuros (6B, 8B, 10B)

Fazer o desenho com pressa

Por fim, temos o pior e último dos 4 erros mais comuns no desenho realista, que é fazer o desenho com pressa. E como diz o ditado: “a pressa é inimiga da perfeição”. No caso, a pressa é inimiga do desenho realista.

Até porque, o objetivo do desenho realista é representar uma pessoa, animal, cenário ou objeto de maneira fiel. Ou seja, da mesma forma como é vista na referência (seja uma imagem, foto, etc).

E nesse sentido, quanto mais pressa você tiver ao fazer um desenho realista, menos parecido ele vai ficar da referência. Então, não tenha pressa ao fazer um desenho realista.

Além disso, o desenho não precisa ser feito em um dia só. Isto é, você pode começar um desenho realista hoje e ir terminando aos poucos (um pouco por dia ou semana).

Bom, esses foram os 4 erros mais comuns no desenho realista. Conhece mais algum? Deixe nos comentários!

Então, até a próxima.

Leia também:

 

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *