Existem diversos desenhos realistas que são extremamente simples de serem feitos. Um exemplo disso é desenhar uma borboleta. E no post de hoje eu vou te mostrar o passo a passo completo de como desenhar uma borboleta realista.

E antes de mais nada, é importante dizer que esse não é o primeiro post sobre desenho realista aqui no blog. Nesse sentido, se você estiver começando agora, recomendo que dê uma lida nesses outros posts:

Assim você não vai se sentir perdido com o conteúdo deste post, beleza? Então, vamos ao passo a passo completo de como desenhar uma borboleta realista.

Como desenhar uma borboleta realista

E o primeiro passo para desenhar uma borboleta realista é justamente escolher uma boa imagem de referência. E como a ideia aqui é simplificar esses processos, vou usar a seguinte imagem de referência neste tutorial:

Imagem de Referência (editada) – Foto original: Pixabay

Importante: como o foco do blog são desenhos realistas em preto e branco, precisei editar a imagem para poder desenhá-la.

Todavia, é um processo bem simples e que pode ser feito em qualquer editor de imagens. Uma vez que só alterei a saturação, brilho e o contraste da imagem.

E para fazer essa edição, você pode utilizar um programa de computador, como o Gimp ou Photoshop ou então um app de celular/tablet, como o Snapseed ou Lightroom. Todos eles possuem ferramentas para você fazer essa edição.

Feita a edição da imagem, é hora de começar a fazer o esboço. Para isso, recomendo que você utilize uma das técnicas abaixo:

  1. Grid;
  2. Decalque;
  3. Linhas diretrizes;

Isso porque elas diminuem muito a margem de erros na hora de desenhar. Algo que não acontece se você for desenhar “à mão livre”.

Borboleta desenho realista
Esboço da borboleta realista

Materiais necessários

Para este tutorial de como desenhar uma borboleta realista, vou usar quatro materiais de desenho, que são:

  1. Papel de 180 g/m²;
  2. Lápis graduado (B e 4B);
  3. Esfuminhos (um pequeno e um grande).
  4. Borracha ponta fina (Mono Zero).

Com todos os materiais em mãos e o esboço feito, é hora de colocar a mão na massa e “continuar” o desenho.

Como desenhar uma borboleta realista passo a passo

Passo um: usando o lápis B, vá preenchendo todas as folhas da planta. Isso vai ajudar a criar uma “cor base” no desenho.

Não se preocupe se ficarem algumas “marcas” ou “manchas” do lápis, conforme você for usando o esfuminho (nos próximos passos) elas tendem a desaparecer.

Borboleta realista

Passo dois: em seguida, passe o esfuminho em toda a área em que foi usado o lápis B. Com isso, o grafite já vai ficando mais uniforme na folha. E claro, deixando também um aspecto mais bonito no desenho.

Borboleta realista

Passo três: agora, com o lápis 4B comece a preencher todas as folhas da planta de maneira bem suave. A ideia não é escurecer tanto no começo, mas sim deixar em uma tonalidade mais próxima da referência. Em seguida, passe o esfuminho em todas as áreas em que você usou o lápis 4B.

Desenho Borboleta realista

Passo quatro: após esfumar as áreas onde foi usado o lápis 4B, comece a escurecer um pouco mais algumas áreas, conforme a imagem abaixo:

Em seguida, passe o esfuminho nas áreas que foram escurecidas.

como desenhar uma borboleta realista

Passo cinco: ainda usando o lápis 4B, comece a preencher as áreas mais escuras da asa e do corpo da borboleta.

Tutorial de como desenhar uma borboleta realista

Passo seis: por fim, faça os detalhes na asa da borboleta (usando o lápis B ou esfuminho) e também os detalhes das folhas (usando a borracha ponta fina).

Tutorial de como desenhar uma borboleta realista
Resultado final – “Como desenhar uma borboleta realista”

E assim chegamos ao final de mais um tutorial de desenho realista.

Então, até o próximo post.

Leia também:

 

Tags: | | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *