Papel para desenho realista

A algum tempo atrás eu fiz um post aqui no blog sobre qual o melhor papel de desenho. Porém, aqueles são papeis mais indicados para ilustração e desenho em geral. Não sendo tão indicados para desenho realista. Então, nesse post eu vou te mostrar quais são as melhores opções de papel para desenho realista.

Pontos importantes em um papel para desenho realista

E antes mesmo de comprar um papel para desenho realista, você precisa ter algumas noções básicas sobre papel. E que na prática, são alguns pontos importantes para escolher um papel para desenho realista. Como tamanho, gramatura, textura e cor do papel.

Afinal, todos esses fatores influenciam no resultado final do seu desenho. E como o desenho realista precisa necessariamente ser o mais fiel possível, escolher o papel errado pode ser um problema.

Tamanho do papel para desenho realista

E para o desenho realista, esse leque de possibilidades é um pouco menor. Assim, a maioria dos desenhistas trabalha com papeis maiores, como por exemplo:

  • A4 (mesmo tamanho da folha sulfite);
  • A3 (tem o dobro do tamanho de um papel A4);
  • A2 (tem o dobro do tamanho de um papel A3);

E claro, existem papeis maiores que esses, mas são poucos usados. Uma vez que o tamanho exageradamente grande dificulta o processo de fazer um desenho realista. Sem contar ainda, o custo com material, que pode ser bem alto em uma folha maior que uma A2.

Gramatura do papel para desenho realista

E assim como o tamanho do papel, a maioria dos desenhistas usam uma “faixa” mais especifica de gramatura. Ficando entre 180 e 290 g/m². Em outras palavras, são papeis mais resistentes e “pesados”. O que contribui para o processo de se fazer um desenho realista. Onde (entre outras coisas) são usadas várias camadas de grafite, passadas de esfuminho e boleador.

Mas claro, você também pode usar gramaturas de uma “faixa” diferente dessa. Uma vez que até em folha sulfite é possível fazer um desenho realista, por mais que não seja a melhor opção.

Textura e cor do papel para desenho realista.

Outros dois pontos importantes de se avaliar na hora de escolher um papel para desenho realista é a textura e cor do papel. E esses são os dois pontos que mais influenciam no resultado final. Isso porque tanto a gramatura quanto a cor vão afetar a percepção das pessoas sobre o resultado.

Em outras palavras, se você usar um papel creme para um desenho realista, muitas pessoas podem estranhar. Principalmente se for um desenho realista colorido em que as cores do desenho não “combinam” com a cor creme do papel. O mesmo vale para a textura. Afinal, um papel muito texturizado pode dar a impressão de que a aquele desenho foi “mal feito”.

Contudo, essa questão da textura e da cor é um tanto pessoal. Uma vez que tem artistas que preferem usar um papel mais ou menos texturizado para seus desenhos. Assim como existem artistas que preferem papeis com uma leve coloração creme ou colorida para criar efeitos específicos de fundo no desenho. Mas, o mais comum é o papel de textura lisa e cor branca para a maioria dos desenhos realista.

Papel para desenho realista

Agora que você já tem una noção dos pontos mais importantes ao escolher um papel, podemos falar das melhores opções de papel para desenho realista. Lembrando que todos os papeis podem ser usados tanto para realismo em preto e branco ou colorido.

Lana Bristol

Começando então pelo primeiro papel para desenho realista, o “Lana”. É um papel realmente liso, mas não ao extremo. O que garante um resultado muito suave. Principalmente quando o foco é desenho realista em preto e branco. Por ser um papel bem liso é recomendado usar lápis mais macios. E isso, tanto para realismo em preto e branco quanto para o colorido.

Papel para desenho realista lana bristol
Papel “Lana” Bristol – Foto: Reprodução

Informações do papel:

  • Cor: Branco
  • Textura: Lisa
  • Tamanho: A4, A3
  • Gramatura: 250 g/m²
  • Quantidade de folhas: 20

Melhor Preço

 

Fabriano 4L

Outro papel muito indicado para realismo é o papel “Fabriano 4L”. Que assim como o “lana” é um um papel liso, mas com uma leve textura, quase que imperceptível. Possui uma excelente aderência, principalmente do grafite, mas que também pode ser facilmente trabalhado com lápis de cor. E assim como o lana, é recomendado a utilização de um lápis mais macio com esse papel. Assim, você consegue um resultado muito melhor no seu desenho.

Papel para desenho realista fabriano 4L
Papel Fabriano 4L – Foto: Reprodução

Informações do papel:

  • Cor: Branco
  • Textura: Lisa
  • Tamanho: A4, A3
  • Gramatura: 220 g/m²
  • Quantidade de folhas: 20

Melhor Preço

 

Canson “C” à grain

Continuando a lista de papeis para desenho realista, temos o papel Canson “C” à grain. Que é um papel semelhante ao Fabriano 4L. Porém, um pouco mais texturizado. Mas claro, nada muito exagerado. É um papel que fica no meio termo entre o “lana”, que é mais liso e um levemente texturizado. Sendo uma boa opção para quem prefere um papel levemente texturizado para realismo.

Papel para desenho realista canson "c" à grain
Papel Canson “C” à grain – Foto: Reprodução

Informações do papel:

  • Cor: Branco
  • Textura: Lisa
  • Tamanho: A4, A3
  • Gramatura: 180, 224 g/m²
  • Quantidade de folhas: 8, 20, 30

Melhor Preço

 

Hahnemühle Nostalgie

Por fim, mas não menos importante, temos o papel “Hahnemühlee Nostalgie”. Que é um papel com um excelente custo-benefício, principalmente para iniciantes no desenho realista. E assim como o papel Canson “C” à grain possui uma leve textura. Mas que não é nem muito liso e nem muito poroso. E que assim como o papel Canson “C” à grain, pode ser uma boa opção para quem prefere um papel mais texturizado.

Papel para desenho realista hahnemühle
Papel Hahnemühle – Foto: Reprodução

Informações do papel:

  • Cor: Branco
  • Textura: Lisa
  • Tamanho: A5, A4, A3, A2, A1
  • Gramatura: 190 g/m²
  • Quantidade de folhas: 20

Melhor Preço

 

 

 

Leia também:

 

Tags: |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *