como fazer um desenho realista

Começar no desenho realista não precisa ser um bicho de sete cabeças. Então, pensando nisso, no post de hoje eu quero te mostrar o passo a passo completo de como fazer desenho realista.

Isto é, indo desde a escolha da referência até a finalização do desenho. Porém, antes de continuar este post de como fazer desenho realista, recomendo que você dê uma lida nesse outro post.

Onde falo sobre desenho realista para iniciantes. Até porque, nele eu explico alguns pontos que, neste post especificamente, vou deixar de fora.

Ainda sim, mesmo que você não tenha nenhum conhecimento em desenho realista, você vai conseguir fazer seu primeiro desenho realista com o conteúdo que vou mostrar aqui. Então, vamos lá…

Como fazer desenho realista

E o primeiro passo de como fazer desenho realista é justamente ter os materiais necessários. E eu sei que você deve ter pensado: “tá, mas quais são os materiais necessários?

Materiais que você vai precisar

E de forma bem resumida, esses são os materiais que você vai precisar:

  • Papel de 180 g/m² (ou superior).
  • Caneta borracha (preferencialmente ponta fina)
  • Lápis graduado (HB, 2B e 4B)
  • Esfuminho

Mas claro, além desses materiais existem outros que você pode ir comprando à medida que for evoluindo. Porém, com esses materiais você já consegue fazer um desenho realista.

Além disso, é importante dizer que esses são os materiais para o desenho realista “preto e branco”. Uma vez que, os materiais para desenho realista colorido são um pouco diferentes.

Escolhendo a referência

Com os materiais em mãos, é hora de escolher uma referência para desenhar. E para isso, recomendo que você utilize inicialmente um banco de imagem gratuito, como:

  1. Pixabay;
  2. Unsplash;
  3. Pexels;
  4. Rawpixel;
  5. Libreshot.

Vale dizer que, além desses, existem muitos outros bancos de imagens gratuitos. Além é claro, dos bancos de imagens pagos. Mas nesse ponto, os bancos de imagens gratuitos não deixam a desejar.

Usando o Google

Uma outra opção para encontrar referências é o próprio Google. Afinal, nele é possível fazer alguns filtros e escolher imagens específicas, em cores e tamanhos específicos.

Mas é importante ficar atento ao usar imagens do Google, principalmente de pessoas. Isso porque o uso não autorizado da imagem de outra pessoa pode dar muita dor de cabeça.

Sem contar ainda que existem muitas fotos e imagens que possuem direitos autorais. E podem também de causar muito problemas nesse sentido.

Então, sempre que possível, utilize imagens de banco de imagens ou tire você mesmo uma foto de algo que queira desenhar. Mas claro, desde que não seja de uma pessoa.

Se for de uma pessoa, peça a autorização da mesma (por escrito) para isso. Pode parecer algo bobo, mas isso evita muita dor de cabeça.

Lembrando que já tem um post aqui no blog onde eu mostro como escolher boas imagens de referência para desenhos realistas.

Posts relacionados:

Todavia, é importante sempre se atentar a alguns pontos na hora de escolher uma imagem de referência. Como tamanho, qualidade e aspectos gerais (saturação, brilho, contraste e etc).

E nesse sentido, quanto maior for o papel que você vai usar, maior deve ser o tamanho (resolução) da imagem. E também a qualidade e os aspectos gerais da imagem.

Caso contrario, você ficará tentando decifrar o que são os “borrões” na imagem quando for fazer o seu desenho.

Fazendo os traços iniciais

Escolhida a imagem de referência, é hora de começar a fazer os traços iniciais. O famoso “esboço” do desenho. Para exemplificar, escolhi essa imagem para usar como referência:

Imagem de referência – Foto: Pixabay

Que é uma imagem do Pixabay que eu editei para ficar mais fácil de ser desenhada em preto e branco. Se você quiser usar a mesma imagem, é só clicar aqui e baixá-la.

Contudo, vai ser necessário editá-la, alterando assim a saturação, níveis de branco e preto da imagem original. E pra editar a imagem, você pode utilizar um programa de computador, como Photoshop (pago) ou Gimp (gratuito) ou então um App de celular, como o Snapseed ou Lightroom.

Lembrando que você pode escolher qualquer imagem de referência que você quiser. Porém, quanto mais fácil for a referência, mais fácil será também para desenhá-la.

Então, tente escolher imagens mais simples e com menos detalhes. Pelo menos no começo. Assim, você tende a não se frustrar por não conseguir fazer uma referência mega detalhada e complexa.

E obviamente, vai evoluindo aos poucos no desenho realista.

Técnica de Grid

E para fazer o “esboço” do desenho realista, vou utilizar uma técnica bem simples, que é a técnica de Grid. Inclusive, já tem um post aqui no blog mostrando como utilizar a técnica de grid.

Todavia, a técnica de Grid consiste em fazer literalmente uma grade na imagem de referência e no papel onde será feito o desenho. Assim, você limita a área onde irá desenhar.

Fazendo o desenho da mesma maneira que está na referência, quadrado por quadrado. É importante dizer que não é uma técnica infalível.

Ou seja, como o desenho é feito “à mão livre”, você pode acabar errando um pouco ao desenhar. Mas, não é nada que não possa ser “consertado” depois.

Como a referência que eu escolhi é pequena, não há necessidade de fazer a grade na folha inteira. Então, vou fazer apenas na área que está localizada a flor.

Fazendo a grade

E a primeira a coisa a fazer é quadricular a imagem de referência. Para isso, você pode utilizar um app como o Drawing Grid Maker ou um programa de computador, como Gimp ou Photoshop.

Imagem de referência com a Grade (Técnica de Grid)

Feita a grade na folha de referência, é hora de fazer na a mesma grade na folha onde será feito o desenho. Na imagem de referência fiz uma grade de 16 quadrados do mesmo tamanho.

Ou seja, independente da folha que eu for usar para fazer o desenho, eu preciso fazer os mesmos 16 quadrados. E aqui entra um ponto muito interessante da técnica de grid.

Que é o fato de você poder usar uma referência pequena e fazer um desenho “gigante” em uma folha do tamanho de uma parede. Isso só é possível porque ao usar a técnica de grid, você mantém a proporção daquilo que vai desenhar.

Então, como não quero fazer um desenho muito grande, vou usar uma folha do tamanho A4 (metade de uma A4). E como preciso fazer 16 quadrados em uma folha A5, vou fazer cada quadrado com 3,5 cm de largura e altura.

Grid na folha onde será feito o desenho.

Começando o desenho

Agora, é hora de começar a fazer o desenho. E para fazer isso, basta escolher um quadrado (na imagem de referência) e ir desenhando o que está nele.

Particularmente gosto de começar de baixo para cima. Mas você pode começar de onde achar mais fácil.

Feito o desenho, basta apagar as linhas da técnica de grid. Não tem problema se apagar algum detalhe do desenho, é só refazer depois.

Continuando o passo a passo de como fazer desenho realista, é hora de começar a sombrear o desenho. Para isso, vou usar o lápis HB e preencher todo o desenho. Com exceção, é claro, das áreas de luz (áreas mais brancas).

como fazer um desenho realista

Importante: esse é o momento que a maioria dos desenhistas desistem. Afinal, você olha para o desenho e vê que ele não está ficando parecido com a referência.

Mas é algo totalmente normal. Até porque, desenhar é um processo de várias etapas, e essa é apenas uma das primeiras etapas. Então, não desanime com o resultado inicial. Apenas foque e curta o processo.

Então, dando continuidade ao tutorial, é hora de começar a esfumar o desenho. E não tem muito segredo, basta ir passando o esfuminho em toda a área onde você usou o lápis HB.

Não tem problema se você “esfumar/manchar” um pouco algumas áreas de luz. O importante é tentar preservar ao máximo essas áreas.

Uma vez que, isso ajuda a manter o branco natural do papel. Diferentemente do “branco acinzentado” que fica após apagar.

como fazer um desenho realista

Passos finais de como fazer desenho realista

Feito isso, vamos repetir esse mesmo processo. Porém, agora usando o lápis 2B. E nesse ponto, é importante sempre ir seguindo a imagem de referência. Assim você tem a certeza que está sombreando as áreas corretas.

como fazer desenho realista passo a passo

como fazer desenho realista de uma rosa

Agora já é possível ver o desenho tomando uma forma mais realista. Lembrando que o intuito aqui é fazer um desenho realista, e não um desenho hiper-realista.

Todavia, vamos continuar o passo a passo de como fazer desenho realista. E o próximo passo é escurecer ainda mais algumas áreas do desenho.

Para isso, basta usar o lápis 4B e ir escurecendo um pouco mais essas áreas específicas.

como desenhar uma rosa realista passo a passo

Em seguida, passe o esfuminho em todas as áreas do desenho que você usou o lápis 4B.

como fazer desenho realista passo a passo

Por fim, mas não menos importante, realce as áreas de luz do desenho usando a caneta borracha.

como fazer desenho realista para iniciantes

E está pronto nosso desenho realista.

Mas claro, você pode fazer o fundo (se quiser) usando um lápis mais escuro (6B, 8B) ou mesmo o lápis carvão. Porém, é totalmente opcional, principalmente nos primeiros desenhos. Onde o intuito é fazer desenhos mais fáceis.

E bom, esse foi o tutorial de hoje de como fazer desenho realista.

Então, até o próximo post.

Leia também:

 

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *