Por que músicos usam fones em shows? Se você já assistiu um show ao vivo, seja presencialmente ou online, é bem provável que tenha reparado que os cantores e demais músicos usam fones nos show, não é mesmo? Mas você sabe o motivo deles usarem fones de ouvido durante os shows? Bom, é exatamente isso que vou te mostrar nesse post!
Por que músicos usam fones em shows?
E, de forma bem resumida, os músicos (cantores, bateristas, guitarristas, baixistas, etc.) usam fones de ouvidos durante os shows por, basicamente, dois motivos:
- Retorno de palco;
- Reduzir os danos causados ao sistema auditivo.
O que é retorno de palco?
O retorno de palco, nada mais é do que uma forma dos músicos terem um feedback do som que estão tocando/cantando — assim como os demais instrumentos/vocais. Mesmo estando próximos uns dos outros, o nível de pressão sonora e alguns fatores acústicos, fazem com que o som não seja escutado da forma como deveria.
Com isso, é normal que os músicos utilizem um “retorno”, para ter um melhor feedback do som que estão tocando/cantando. Nesse sentido, é muito comum vermos caixas de som direcionadas para cada músico, funcionando assim como retorno de palco.
O problema, é que ter uma caixa de som direcionada para você não é a melhor prática para preservar sua saúde auditiva. Ainda mais se você se expõe periodicamente a isso — algo que é comum para músicos que fazem múltiplos shows ao longo do mês/ano.
Para se ter uma ideia, o nível de pressão sonora em um show de rock pode chegar a 115 dB (decibéis), dependendo do quão perto você estiver das caixas de som.
O que já é mais do que suficiente para causas danos irreversíveis a sua audição. Agora, imagine ter uma caixa de som virada para você em todo show, ao longo de anos…
Ainda assim, existe uma opção melhor para se utilizar como retorno de palco, que é justamente o uso de fones de ouvido, os chamados IEMs — sigla para In-Ears Monitors (monitores intra-auriculares, em português).
IEMs como retorno de palco
E sim, pode parecer algo sem sentido, afinal, um show é um local muito barulhento, e é de se imaginar que isso vai interferir no som do fone de ouvido.
Porém, os fones que são usados por músicos em shows são do tipo in-ear (intra-auricular, em português). Uma das principais diferenças para os fones do tipo earbud (auriculares), é o fato dos in-ears contarem com ponteiras que se encaixam e vedam o canal auditivo.
Leia também: Tipos de fones de ouvido (in-ear, earbud, on-ear, over-ear, etc.).
Criando assim, um isolamento passivo considerável contra os ruídos externos. E, por entregarem um isolamento passivo considerável, os IEMs não precisam serem usados com volumes tão altos, preservando assim, a saúde auditiva dos músicos.
Vale dizer que, isso só é possível, porque os in-ears estão “enviando o som” diretamente pelo canal auditivo ao mesmo tempo em que isolam os ruídos externos.
IEMs vs In-Ears comuns
Um ponto interessante sobre os IEMs, é que eles não são exatamente iguais aos fones que você vai comprar para ouvir suas músicas. Principalmente na questão do tuning, qualidade sonora e, obviamente, do preço — mas, você também pode comprar um IEM, se quiser.
Nesse sentido, os in-ears utilizados por músicos em shows, tendem a ter um tuning mais neutro, sem tanto incremento em faixas específicas, como graves e agudos, além de uma qualidade sonora mais alta que fones “comuns”.
Obviamente, cada músico possui uma preferência e um tipo de tuning com que se adapta melhor, mas no geral, são fones com um tuning mais neutro, de altíssima qualidade sonora, detalhamento e tecnicalidades.
Sendo ainda, na maioria dos casos, moldados para o uso individual de cada músico. Isto é, eles utilizam fones que são moldados de acordo com a anatomia da orelha de cada um.
Para isso, são feitos moldes das partes internas de cada uma das orelhas (até o canal auditivo) para fabricar os IEMs. Dessa forma, o fone pode ser encaixado perfeitamente no canal auditivo de cada músico, sem correr o risco de ficar desconfortável, grande ou pequeno demais, etc.
Outra grande diferença de um fone IEM profissional, é o preço. Podendo custar, facilmente, mais de R$ 20 mil reais. E isso, só falando do fone, sem contar com o transmissor e o receptor que, juntos, podem custar 3x mais que um IEM profissional.
E, apesar de não ser sua principal função, os IEMs também podem ser usados para a comunicação entre a equipe de som e os músicos.
Onde encontrar IEMs
Para quem busca um fone IEM para uso profissional, a melhor opção é procurar por empresas especializadas nesse tipo de equipamento, alguns exemplos são:
- Xtreme Ears;
- AudioDream;
- Kuba (linha Pro).
Fora isso, é possível encontrar fones IEMs de diversas marcas, como Shure, Sony, ThieAudio, etc. Além, é claro, de diversas marcas de fones Chi-Fi. Contudo, não são fones moldados e sim “universais”.
E bom, esse foi o post de hoje explicando o motivo dos músicos usarem fones em shows.
Então, até o próximo post!
Leia também:
- KZ ZS10 Pro X: é bom? Vale a pena?
- O que é palco sonoro em fones de ouvido?
- Limitações de cada tipo de fone de ouvido
0 Comentários