Um dos materiais mais versáteis para lettering são as canetas do tipo brush pen (ponta pincel). Isso porque elas permitem que você consiga criar muitas variações no seu lettering. E nesse sentido, o melhor brush pen custo-benefício para lettering são os Marcadores SuperSoft.

Mas, antes de falar dos Marcadores SuperSoft, é importante explicar o que é esse tal de lettering. Afinal, é um tema que eu nunca falei diretamente aqui no blog.

O que é lettering?

E lettering nada mais é do que a arte de criar letras. Muito utilizado por designers para criação de logo, companhas publicitárias e até como elementos de composição em algumas ilustrações. Mas, é importante dizer que, lettering é diferente de caligrafia.

Uma vez que, na caligrafia, são utilizados materiais e ferramentas específicas (como é o caso dos diversos tipos de bico de pena) para criar letras em um estilo que já existe. Ou seja, você deve necessariamente, seguir os “padrões” daquele determinado tipo de letra.

Já no lettering, o processo de construção das letras é você quem cria. Dessa forma, é possível criar letras totalmente personalizadas para cada trabalho que você for fazer (seja comercial ou não). Podendo ainda, combinar diferentes estilos para criar composições incríveis.

E claro, podendo usar diversos materiais para isso, como lápis, lapiseiras, canetas, pincéis, marcadores ou qualquer outra ferramenta que te possibilite “escrever” sobre uma superfície. Que pode ser a superfície de um papel ou qualquer outro material, como tecidos, telas, paredes, etc.

E caso você queira se aprofundar mais no lettering, recomendo muito o livro “Desenhando letras: Um guia prático para dominar a arte de escrever à mão”, da Juliana Moore.

Livro: Desenhando letra, da Juliana Moore – Foto: Reprodução

Melhor Preço

Agora que já vimos essa parte mais teórica sobre lettering, vamos aos materiais de fato. Em específico, os Marcadores SuperSoft da Faber-Castell.

Marcadores SuperSoft

A Faber-Castell é uma marca amplamente conhecida por seus materiais escolares, apesar disso, ela é uma marca que possui diversas linhas de materiais.

Indo desde os materiais escolares até os materiais de nível profissional/premium, como é o caso da linha Polychromos ou Albrecht Dürer. Onde, um único lápis chega a custar mais do que uma caixa inteira de nível escolar.

Todavia, a Faber-Castell possui uma linha intermediária, que é a linha SuperSoft. E entre os principais materiais desta linha, está o Marcador SuperSoft com ponta do tipo brush pen (ponta pincel).

E apesar de ser da linha intermediária da Faber-Castell, o Marcador SuperSoft possui o melhor custo-benefício para quem quer iniciar no lettering ou se aprimorar.

Uma vez que, a maioria das pessoas começam no lettering usando materiais mais básicos, como lápis, lapiseira e canetas esferográficas.

E investir em um material de melhor qualidade, como é o caso do Marcador SuperSoft, é uma das melhores coisas que você pode fazer. Abaixo é possível ver os principais pontos positivos e negativos deste material:

Pontos positivos

  • Ponta macia;
  • Boa variedade de cores;
  • Cores bem pigmentadas.

Pontos negativos

  • Pontas relativamente frágeis;
  • Pode manchar as folhas (dependendo da gramatura do papel).

Vale a pena comprar?

Sem dúvida. Vale muito a pena comprar o Marcador SuperSoft da Faber-Castell. Ainda mais se você estiver começando no lettering.

Os Marcadores SuperSoft estão disponíveis em 3 opções até o momento:

Marcador SuperSoft para Lettering
Marcador SuperSoft (20 cores) – Foto: Reprodução

Melhor Preço

Mas, assim como os demais materiais da linha SuperSoft, é bem provável que saiam opções com mais cores futuramente.

Conclusão

Por fim, é importante dizer que, esses marcadores não são tão indicados para ilustração. Mas claro, nada impede que você utilize eles em suas ilustrações, principalmente com técnicas mistas de desenhos e pintura.

Todavia, existem opções melhores para ilustração, como é o caso dos marcadores “Graf Duo”, da Cis. Que inclusive, é uma excelente alternativa aos mundialmente conhecidos marcadores Copic, utilizados por grandes designers e ilustradores.

Bom, o post de hoje vai ficando por aqui.

Então, até o próximo post!

Leia também:

 

Tags: | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *