Papel Canson XL Bristol ainda vale a pena em 2022?

Papel Canson XL Bristol ainda vale a pena em 2022?

Um dos papeis mais usados nos últimos anos por desenhistas e ilustradores foi o papel XL Bristol, da Canson. Mas será que ainda vale a pena usar este papel em 2022? É exatamente isso que eu quero te mostrar no post de hoje. Então, vamos lá…

Posts relacionados:

Papel Canson XL Bristol

Antes de mais nada, é importante explicar o que é o Papel XL Bristol. E caso você não conheça, o papel XL Bristol foi por muito tempo um dos melhores papeis (custo-benefício) para desenho e ilustração em geral.

E justamente por isso, é até hoje um dos papeis mais procurados para se desenhar. Nesse sentido, uma de suas maiores características é sua textura lisa e muito macia. Além de ser um papel livre de ácido em sua composição.

O que faz do papel Canson XL Bristol um excelente papel para se desenhar. Principalmente se você busca um papel para usar com materiais intermediários ou profissionais.

Como é o caso de lápis ou marcadores profissionais (Prismacolor, Polychromos, Copic e etc). Porém, é aqui que entra o grande “x da questão”.

Isto é, o papel XL Bristol, apesar de muito bom, deixou de possuir um custo-benefício atraente. E não é quele ele aumentou de preço, ele mais que dobrou de preço.

Sendo encontrado em alguns sites por até 3x o preço “original”. Todavia, esse aumento no preço trouxe um questionamento interessante: “ainda vale a pena comprar esse papel?”.

Ainda vale a pena comprar?

E definitivamente, não. Afinal, por esse preço é possível encontrar papeis muito melhores. Um exemplo disso é o papel Nostalgie, da Hahnemüehle.

Papel “Nostalgie”. A melhor alternativa ao papel Canson XL Bristol – Foto: Reprodução

Melhor Preço

Que inclusive, é o “novo XL Bristol”. Ou seja, é o melhor papel custo-benefício para desenho e ilustração da atualidade.

Contudo, é importante dizer que, se você conseguir achar em alguma papelaria ou loja online o XL Bristol por um preço igual ou menor que o papel Nostalgie, vale sim a pena comprar.

Até porque, nesse ponto eles possuem uma qualidade muito próxima. Sendo assim, mais uma questão de preferência do que qualidade em si.

Leia também:

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *