Qual o melhor papel para aquarela

Escolher um bom papel para desenho e pintura não é algo fácil. Ainda mais quando falamos de técnicas como realismo e aquarela. Pensando nisso, no post de hoje eu vou te mostrar qual é o melhor papel para aquarela. Então, vamos lá..

O que é aquarela?

Antes de falar sobre o melhor papel para aquarela, é importante explicar o que é essa tal de aquarela. Afinal, muitos ainda desconhecem essa técnica. E aquarela é o nome de uma técnica de pintura, onde se usa a tinta mais diluída na água.

Criando assim, um efeito de transparência e de “aleatoriedade” na pintura. Sendo inclusive, uma das técnicas mais antigas de pintura que se tem registro. Mas, que veio a se tornar popular mesmo apenas recentemente.

E desde então, a “aquarela” deixou de ser apenas uma técnica de pintura e passou a ser também um “tipo” de tinta para pintura. E que pode ser encontrado em diversos formatos, como:

E a maioria das tintas para aquarela você encontra em três níveis diferentes (iniciante, intermediário e avançado). Que no caso da aquarela, faz muita diferença. Principalmente se você quer conservar sua pintura.

Outro ponto muito interessante da aquarela é que ela permite que você trabalhe de diferentes maneiras. Ou seja, você pode trabalhar com técnicas secas, técnicas molhadas ou mesmo técnicas mistas (utilizando outros materiais e ou produtos).

Além é claro, de poder trabalhar em diferentes “superfícies”. Então, você pode trabalhar com telas para pintura (próprias para aquarela) assim como pode trabalhar com papeis para aquarela. E nesse sentido, assim como não é qualquer tela que pode ser usada para aquarela, não é qualquer papel que pode ser usado para aquarela.

Uma vez que na aquarela, é usada muita água (para diluir a tinta, criar efeitos e etc). E se você usar muita água em um papel “comum” ele vai simplesmente começar a desmanchar.

Como escolher o melhor papel para aquarela?

E além da questão do papel ser resistente a água, existem outros fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher um papel para aquarela. Mas calma, também não é algo de outro mundo. Só exige um pouco de atenção com alguns detalhes, como:

  • Cor;
  • Textura;
  • Gramatura;
  • Composição;

Cor do papel

Começando então pela cor do papel… E apesar de existirem alguns papéis com cor creme e até tonalizados, o mais comum mesmo é o papel branco.

Textura do papel

Com relação a textura, existe basicamente 3 texturas de papel para aquarela:

  • Liso;
  • Levemente texturizado;
  • Texturizado.

No caso da aquarela, a textura não impacta tanto quanto o acabamento e material usado no papel. Isto é, um papel feito totalmente de algodão tende a absorver melhor a água do que um papel feito com celulose.

O mesmo vale para o acabamento. Uma vez que nos papeis para aquarela temos basicamente dois tipos de acabamento. E que estão ligados a maneira como esses papeis foram fabricados. Sendo o papel prensado a frio e prensado a quente.

Onde, o papel prensado a quente cria uma “fina película” na superficial do papel, dificultando um pouco a absorção da água. E o papel prensado a frio, facilita a absorção da água no papel. Mas claro, isso também varia de acordo com a textura do papel.

Então, se você for um iniciante, é interessante usar um papel que foi prensado a frio e seja texturizado ou levemente texturizado.

Gramatura do papel

Outro fator muito importante além da cor e da textura do papel é a gramatura. E que nada mais é do que o “peso do papel”. Em outras palavras, a gramatura é a medida usada para avaliar o peso do papel por metro quadrado.

E nesse sentido, quanto maior a gramatura de um papel, mais pesado, grosso e resistente ele é. No caso dos papeis para aquarela, o ideal é usar papeis com gramatura de 300 g/m² ou mais.

Mas claro, você também pode usar um papel com gramatura inferior a essa. Até porque existem papeis para aquarela com gramatura inferior a essa. Contudo, são papeis menos resistentes, e que acabam se “deformando” conforme você vai pintando.

Composição do papel

Por último, temos a composição do papel. E aqui o ponto mais importante é usar um papel que seja livre de acido (acid free). Isso porque o acido usado no papel faz com que ele vá se “desgastando” com o tempo. Fazendo com que sua aquarela não seja conservada da maneira correta.

Mas também é importante avaliar com qual material aquele papel é feito. Isso porque o algodão tende a absorver a água de maneira diferente da celulose. E nesse sentido, existem papeis com composição de 100% celulose, 100% algodão e papeis mistos (com um ou mais material na composição).

Qual o melhor papel para aquarela?

Tendo esses pontos em mente fica mais fácil de escolher o melhor papel para aquarela. Mas, ainda sim existem muitas opções de papeis para aquarela. E como meu intuito é te mostrar qual o melhor papel para aquarela, vou falar de 2 papeis excelentes para aquarela.

Um mais indicado para iniciantes e o outro para quem já estiver em um nível intermediário. E claro, sendo levando em consideração os fatores citados acima. E também a avaliação do papel. Que não é apenas a minha, mas também das demais pessoas que já usaram esses papeis e deram um feedback positivo sobre eles.

Nível Iniciante

Começando então pelo primeiro papel, o de nível “iniciante”. E para o nível iniciante, o melhor papel é o Aquarela XL, da Canson. É um papel com um excelente custo-benefício, principalmente para quem está iniciando na aquarela.

Qual papel escolher para aquarela
Papel Canson Aquarela XL – Foto: Reprodução

Informações do papel:

  • Cor: Branco
  • Textura: Levemente texturizado
  • Tamanho: A5, A4.
  • Gramatura: 300 g/m²
  • Quantidade de folhas: 30

Melhor Preço

 

Nível Intermediário

E como papel de nível intermediário, o melhor papel é o Expression, da Hahnemühle. É um papel livre de acido, com uma leve textura e 100% feito com algodão. O que garante não só uma boa absorção mas também uma extrema longevidade.

Qual papel usar para aquarela
Papel para Aquarela Hahnemühle Expression – Foto: Reprodução

Informações do papel:

  • Cor: Branco
  • Textura: Levemente texturizado
  • Tamanho: A4, A3.
  • Gramatura: 300 g/m²
  • Quantidade de folhas: 20

Melhor Preço

 

 

Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que não adianta ter o melhor papel para aquarela se a tinta for de nível escolar. Então, recomendo muito que você invista também em uma tinta de qualidade para aquarela. E nesse sentido, uma excelente opção de tinta para aquarela é a linha Cotman, da Winsor & Newton:

Tinta para aquarela
Tinta para Aquarela Cotman (Winsor & Newton) – Foto: Reprodução

Melhor Preço

 

Leia também:

 

Tags: |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *