O Maior Vício dos Artistas

No post de hoje vou falar de um tema um pouco complexo, que é o MAIOR vício dos desenhistas atualmente. E pior, é um vício que não escolhe um tipo específico de artista, podendo ser um desenhista, pintor, músico, ator etc.

Mas antes de mais nada, gostaria de esclarecer que o vício que estou me referindo não está relacionado a nenhum tipo de substância. Mas sim o vício em Materiais (artísticos, de produção, audiovisual etc). E pra piorar a maioria dos artistas acaba não se dando conta que tem esse vício.

Pode parecer exagero, mas infelizmente não é. E caso você seja um artista, basta dar uma boa olhada na quantidade de materiais que você possui. Você realmente utiliza TODOS eles? Tenho certeza que não, afinal, me vi nessa mesma situação recentemente ao organizar meus materiais. Onde a grande maioria deles eu usei poucas vezes, e talvez nunca mais usaria. Todavia, isso me fez refletir sobre o que me levou a comprar tantos materiais, e no fim, deixá-los parados. Sendo esse o grande “x” da questão.

O Maior Vício dos Desenhistas: O grande “x” da questão.

Após esse “insight” sobre meus materiais, passei a observar e conversar com alguns artistas que conheço. O que para minha surpresa, mostrou que praticamente todos se encontravam na mesma situação, alguns com um vício compulsivo já. Do tipo que compra 3 caixas de lápis de cor (48 cores) por causa de 1 ou 2 cores específicas. E o mesmo tipo “compulsão” pode ser observado em artistas de outras áreas.

E para se livrar desse “vício” não será algo fácil (digo por experiência própria), mas também não é algo impossível. Pensando nisso, quero compartilhar com você algumas dicas que me ajudaram e tenho certeza que irão te ajudar. Então vamos a elas:

  1. Não se apegue a objetos;
  2. Se livre do que você não usou em 6 meses;
  3. Use os materiais que você já tem (até eles acabarem);
  4. Anote tudo que você precisa comprar (antes de ir comprar);
  5. Compre somente o necessário (e se possível, compre o material avulso);
  6. Experimente App’s e Softwares gratuitos e avalie o custo-benefício em relação aos pagos.

Além das dicas anteriores, deixo uma bônus para os desenhistas que ainda estão no tradicional, experimentarem o desenho digital. Que além de auxiliar muito na sua evolução, poupa muito dinheiro com materiais.

Por fim, mas não menos importante, utilize o conteúdo desse post para analisar a sua “relação” com seus materiais, e se necessário, mudá-la. Mas pode ter certeza de uma coisa, ao mudar essa “relação” com seus materiais, sua perspectiva em outras áreas da sua vida também mudará. Afinal, como todo vício, esse também irá te prejudicar a médio e longo prazo, principalmente ao seu “bolso”.

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *