Como Fazer Degradê com Lápis de Cor

No post de hoje, quero falar sobre uma das técnicas mais importantes de pintura com lápis de cor, o degradê. E caso você ainda não conheça, o degradê é uma técnica de pintura utilizada para criar transições. Fazendo com que sua pintura seja muito mais valorizada. Principalmente quando são transições entre cores diferentes. Além disso, o degradê é uma técnica que funciona com diferentes materiais artísticos. Ou seja, funciona com lápis de cor, lápis graduado, tintas e também no digital. Então, vamos ao passo a passo de como fazer degradê com lápis de cor.

Importante: esse conteúdo também está disponível em vídeo, confira:

E a primeira coisa de que você vai precisar para fazer um degradê com lápis de cor é uma caixa de lápis de cor e uma folha para desenho. Lembrando que já tem um post aqui no blog onde eu falo do melhor papel para desenho e outro só sobre materiais de desenho. Beleza?

Depois de separar os materiais, faça alguns retângulos na folha, assim como esses:

Exemplo de retângulos para praticar o degradê

Usaremos esses retângulos para praticar o degradê. Lembrando que não precisa ser muito grande. O importante mesmo é que você entenda a técnica de como fazer o degradê. Assim, o tamanho da área em que você for fazer o degradê não fará muita diferença.

Como Fazer Degradê com Lápis de Cor (Usando Uma Única Cor)

Feito isso, vamos para a primeira maneira de se fazer um degradê. Que é o degradê com um único lápis de cor. Nesse tipo de degradê, o grande segredo é o controle da pressão ao segurar o lápis. Mas calma que eu vou explicar…

E de maneira bem resumida, você consegue ter pressões diferentes segurando o lápis na ponta, no meio e no final. Sendo na ponta o local onde você vai ter mais pressão e no final do lápis, menos pressão. Ou seja, a cor vai ficar mais “forte” segurando na ponta e mais fraca segurando no final.

Então, pra fazer esse tipo de degradê, você pode começar a pintura segurando na ponta do lápis, para ter mais pressão e uma cor mais chapada. E depois, terminar segurando no final, criando assim um degradê bem suave. Mas, caso você tenha um controle maior da pressão no lápis, você pode fazer segurando direto na ponta. Beleza?

como fazer o degradê com lápis de cor
Diferença da pressão (segurando na ponta do lápis e no final)

Como Fazer Degradê com Lápis de Cor (Usando Duas Cores ou Mais)

O segundo tipo de degradê que vamos fazer é o degradê com duas cores. E aqui a coisa começa a ficar um pouco mais difícil. E eu falo isso porque quando você está fazendo um degradê com duas cores, você precisa ter em mente que está criando uma transição entre duas cores que na maioria das vezes é bem distinta.

Ou seja, o ponto onde essas duas cores vão se “encontrar”, precisa necessariamente mesclar as duas cores. Mas calma, que não é nada de outro mundo também. Então, pra fazer esse degradê, comece com uma área mais chapada de cada cor e vá diminuindo a pressão do lápis a medida que vai chegando no meio do retângulo.

E lembra que eu falei que precisa ter uma mescla das duas cores? Então… É aqui que entra o pulo do gato. Ou seja, pra você criar essa mescla, basta você pintar um pedaço da onde termina a outra cor. Da mesma maneira que estou fazendo. E isso vale para quando você vai utilizar duas ou mais cores para criar um degradê.

como fazer degradê com lápis de cor

Só pra exemplificar, vamos para um degradê com mais de duas cores. Pra fazer esse degradê, eu vou criar três pontos chapados com as cores que escolhi. E depois, vou ir diminuindo a pressão até chegar no ponto onde as cores vão se mesclar.

Conclusão

Por fim, vou deixar aqui uma dica muito importante sobre degradê, que é de usar o lápis branco. E ao contrário do que muita gente pensa, o lápis branco é um dos mais importantes. Então, nunca jogue fora esse lápis. Até porque, ele é extremamente útil quando o assunto é mesclar cores. Agora, se você tiver oportunidade de comprar um blender, compre. Porque ele é o melhor material para mesclar cores de um modo geral. Beleza?

Então, até a próxima.

Tags:

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    • Olá Jéssica, tudo bem? Realmente, leva algum tempo para dominar. Mas, com algumas semanas de prática você já estará dominando essa técnica 🙂