o que é bloqueio criativo

Se você trabalha com a criatividade (direta ou indiretamente), de uma coisa você pode ter certeza: cedo ou tarde você vai ter um bloqueio criativo. E pior, muitos nem sabem pelo que estão passando quando isso acontece. Então, no post de hoje eu vou te explicar o que é bloqueio criativo. E também como você pode sair definitivamente dele.

O que é bloqueio criativo?

Começando então por: “o que é bloqueio criativo?”. E bom, bloqueio criativo é aquele momento onde você simplesmente não consegue “criar” ou dar continuidade em algo que você começou.

Seja uma arte, seja um artigo, música ou projeto pessoal. Sendo muito comum em escritores. Tanto que o termo em inglês para bloqueio criativo é Writer’s block (ou bloqueio do escritor em português).

E nesse sentido, quando um bloqueio desse tipo acontece, por mais que você se esforce, busque inspirações ou tente criar algo novo, simplesmente não vem nem uma ideia.

E infelizmente é um mau que pode acontecer com qualquer um que trabalhe com a criatividade (direta ou indiretamente). Afinal, todos trabalhamos com a criatividade, mesmo que pouco.

Ou seja, mesmo que você não seja um artista, ainda sim você pode sofrer com esse tipo de bloqueio. Principalmente se já estiver sobrecarregado, estressado ou frustrado (como pessoa ou profissional). Além disso, o simples fato de tentar realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo pode te levar a um bloqueio desse tipo.

Inclusive, estudos realizados pela Escola de Negócios de Harvard mostraram que realizar multitarefas reduz em 40% a produtividade e ainda aumenta o stress em 10%. E isso é um “prato cheio” não só para o bloqueio criativo, mas outros problemas, como:

Principais causas do bloqueio criativo.

Alguns fatores específicos influenciam muito para que você tenha um bloqueio criativo. E o mais comum desses fatores é o perfeccionismo. Uma vez que ele te faz ficar “estagnado” pelo simples fato de algo que você está fazendo não estar “perfeito”.

E bom, preciso te contar um segredo sobre o perfeccionismo. Ele é inalcançável. Isto é, por mais que você modifique ou melhore aquilo que você está fazendo, não vai ficar perfeito. Simples assim.

Inclusive, deixo aqui o desafio, pegue algo que você fez a 6 meses atrás e achou “perfeito” e olhe novamente. Tenho certeza que você vai achar “imperfeições” ali que você simplesmente não conseguiu ver 6 meses atrás.

Então, pare de tentar alcançar a perfeição e simplesmente foque em FINALIZAR as coisas que você começou. E além do perfeccionismo, existem outros fatores que podem te levar facilmente a ter um bloqueio criativo. Alguns deles são:

  • Sucesso passado;
  • Medo das criticas;
  • Falta de motivação;
  • Paradoxo da escolha;

Inclusive, já tem um post aqui no blog onde eu falo melhor desses pontos. Além de listar 12 maneiras de sair definitivamente dele. Recomendo muito que você dê uma lida depois.

Posts relacionados:

Como sair do bloqueio criativo?

E a primeira coisa que você precisa entender é se você realmente está com bloqueio criativo. E como você já viu o que é bloqueio criativo, fica mais fácil de identificar esse problema.

Contudo, para sair dele, você vai precisar encontrar uma “válvula de escape”. Isto é, algo que você possa fazer enquanto está com bloqueio. Até porque, não adianta se forçar a produzir algo nesse “estado”.

E ao se forçar a produzir algo, é bem provável que você acabe procrastinando. O que é ainda pior. Isso porque, você não terá feito nada de produtivo e ainda vai continuar com bloqueio criativo.

Maneiras de sair do bloqueio criativo

Então, para evitar que isso aconteça, você precisa encontrar uma maneira de sair do bloqueio criativo. E nesse sentido, existem várias formas de sair dele. As mais comuns e recomendadas são:

  1. Ler;
  2. praticar exercícios;
  3. Mudar seu local de trabalho;
  4. Desligar as distrações digitais;
  5. Escultar musicas (estimulantes ou que aumentem o foco/concentração).

E ao fazer isso, você direciona suas energias para algo mais produtivo naquele momento. Que entre outras coisas, vai te estimular a continuar criando ou produzindo (independente do que você faça).

Mas, é importante dizer que não existe formula mágica quanto a isso. Ou seja, você precisa testar e ver o que funciona melhor para você. E é algo muito, mas muito pessoal. Afinal, o que funciona bem para mim pode não funcionar tão bem para você (e vice-versa).

Inclusive, pode ser que nenhuma delas funcione bem para você. E se isso acontecer, não se preocupe, você só precisa continuar testando novas “válvulas de escape”. E para te ajudar, já tem um post aqui no blog onde falo sobre mais 7 maneiras de sair do bloqueio criativo (além das que já foram citadas).

Mas atenção, cuidado com as “válvulas” que são delicadas e ou prejudiciais. Isto é, “válvulas” que ao invés de ajudar, te prejudicam (física ou mentalmente). Isso porque você pode acabar adquirindo problemas maiores do que o bloqueio em si.

Conclusão

Por fim, mas não menos importante, vou deixar uma sugestão de leitura. Que é a leitura do livro “Roube como um artista”, do Austin Kleon. E esse é um dos livros que todo artista deveriam ler, sem exceção.

Isso porque ele fala sobre diversos temas que estão ligados a criatividade e o processo criativo em si. Sendo basicamente um “guia” para quem trabalha com criatividade ou quer ser mais criativo.

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *